sábado, 18 de dezembro de 2010

Quantas calorias tem a sua pizza?

É possível incluir essa delícia no cardápio da semana sem prejudicar a dieta

Chris Bertelli, iG São Paulo


Foto: Getty Images
Molho: pouca quantidade e poucas calorias
Se você acha que a massa é a parte mais calórica da pizza, e por isso sempre que vai ao rodízio despreza as bordas do seu pedaço, está cometendo um erro: o valor das calorias presentes em uma fatia pode até dobrar dependendo do recheio escolhido.

“Não recomendamos misturar mais de dois ingredientes, fica muito calórico”, afirma a nutricionista Victoria Solbiati, da clínica Well Be Nutrição Funcional, em São Paulo.
Só na capital paulista, mundialmente conhecida por ser uma cidade repleta de apreciadores da redonda, são consumidos 43 milhões de pizzas por mês, segundo dados do último levantamento da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi). A variedade também impressiona: são mais de 230 tipos.

Massa

Encarada como a grande vilã, a massa da pizza é feita com farinha de trigo refinada, água, fermento e sal, resultando em uma mistura rica em carboidratos, essenciais para o bom funcionamento do corpo.
“É uma boa fonte de energia, importante para o nosso organismo nas diversas atividades metabólicas”, esclarece Solange Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo.
A massa, em uma fatia de tamanho médio, tem em torno de 130 calorias. O valor, no entanto, pode variar dependendo da espessura escolhida: quanto mais fina, menos calórica. Para deixar a massa mais leve, aposte nas opções com ingredientes diferenciados.
“Já existem muitas pizzarias trocando a farinha normal pela integral, que contém mais fibras, ajudando na digestão e no funcionamento do intestino”, recomenda a nutricionista Victoria Solbiati.

Molho

O molho de tomate em si é bem pouco calórico. Além disso, a quantidade presente em cada fatia não representa um valor considerável.

Recheio

Massa e molho somam 130 calorias. Acrescente mussarela e a mistura sobe para 280. “O problema maior está na cobertura escolhida, que pode ser rica em gordura, como os diversos queijos, a calabresa e o presunto. A grande maioria das pizzas leva mussarela ou parmesão na receita”, diz Solange.
Sabores populares como quatro queijos, calabresa, frango com catupiry e portuguesa são altamente calóricos. Uma fatia de pizza quatro queijos pode variar de 350 a 420 calorias. A de calabresa tem cerca de 370 (sem queijo), e a portuguesa em torno de 450 calorias.

“E, para aumentar as calorias vem o hábito de regá-las com azeite”, alerta Solange.

Alguns ingredientes devem ser evitados, principalmente por quem quer emagrecer. “Provolone, gorgonzola, catupiry, calabresa e bacon são muito gordurosos, é melhor não incluí-los”, recomenda Victoria. Atum, mussarela, marguerita, rúcula (sem tomate seco, melhor trocá-los por tomate cereja) e escarola (esta última sem bacon e sem catupiry) são as melhores alternativas.
“Isso tudo sem falarmos das pizzas doces que viraram moda no nosso país e que também são bem calóricas (mais por causa do açúcar)”, acrescenta Solange.

Com borda ou sem?

 
Borda recheada? Resista ao pensamento do catupiry escorrendo pelos cantinhos da pizza e responda “não” rapidamente. Catupiry ou cheddar acrescentarão 200 calorias, em média, na fatia de pizza que, dependendo do sabor, pode virar uma bomba mais calórica que lanche fast-food.
No caso da borda simples, descartá-la não reduzirá significantemente o valor calórico. "É mais psicológico, pois, se retirar a borda, a pessoa vai comer mais fatias, então não irá reduzir as calorias", afirma a nutricionista Isabel Jereissati. “Melhor escolher uma cobertura com ingredientes mais light”, aconselha Solange.

A pizza ideal

A regra para uma pizza com baixo valor calórico é: massa fina, integral, apenas dois recheios, sem alimentos gordurosos e borda normal. Dentro dessa matemática, as nutricionistas liberam consumir até dois pedaços uma vez por semana.
“O melhor é escolher coberturas que tenham menos queijos e sejam mais saudáveis, trocando algum ingrediente, como escolher o queijo branco (minas) ou ricota em vez de mussarela, acrescentar vegetais como brócolis, rúcula ou agrião”, indica Solange Saavedra. Isabel Jereissati aconselha evitar embutidos (são ricos em gordura saturada e nitritos, substância potencialmente cancerígena) e conservas (ricas em sal).

Lista de calorias de cada pizza*

Escarola – 220 calorias
Atum – 278 calorias
Mussarela – 280 calorias
Calabresa – 370 (sem queijo) / 415 (com queijo)
Catupiry – 406 calorias
Quatro queijos – 420 calorias
Frango com catupiry – 450 calorias
Portuguesa – 450 calorias

*Valor por fatia de 130g

Nenhum comentário:

Postar um comentário