sábado, 25 de dezembro de 2010

Aproveitar o período de festas de forma intensa é possível, mas exige cuidados

Não se reprima

 

Chris Bertelli e Junior Milério, iG São Paulo

Foto: Getty Images
Faça as opções de forma consciente e tome cuidado para não se arrepender depois
Véspera de Natal, mesa posta, ceia repleta de carnes, frutas e inúmeras sobremesas diferentes. Sem contar quantas calorias tem cada prato preparado com carinho por avós, tias e mãe, a designer Zélia Torrezan, 26 anos, esquece a moderação que rege suas refeições durante todo o ano. “Não resisto ao sonho que minha avó prepara para a ceia de Natal”, relata.

Render-se às receitas típicas desta época não necessariamente vai prejudicar um ano inteiro de dieta. “Não é entre o Natal e o ano-novo que se ganha peso, mas sim durante o ano”, afirma o psicólogo Marco Antonio De Tommaso.
De olho nos doces preparados pela tia, a estudante de Farmácia Renata Toledo, 25 anos, reserva o mês de janeiro para compensar a gulodice do período. “Como de tudo, mas só em aniversários e nas festas de final de ano”, afirma. Fazer concessões nesse período pode ser a chave para manter a dieta durante todo o ano. Equilibrar a alimentação do dia a dia com a de comemorações permite abocanhar um belo doce sem se arrepender depois.
“Consumindo tudo em quantidades moderadas é possível curtir todos os eventos do final de 2010 sem culpa e sem medo da balança”, afirma o diretor-clínico do hospital viValle.

Beber, cair e levantar

Mas nem só de comida são feitas as celebrações de final de ano. E é aí, no que enche o copo de cada um, que mora o perigo. “As atitudes precisam ser muito bem avaliadas. O álcool anula a censura mental, então é preciso cuidado, as conseqüências devem ser bem pensadas”, aconselha o psicólogo Alexandre Bez.
É comum que as pessoas percam a medida e acabem exagerando no consumo de bebidas alcoólicas. O próprio psicólogo passou por uma situação delicada com uma paciente na véspera de Natal. “Ela bebeu muito, chegou mal em casa e quebrou tudo. Tivemos que chamar a ambulância e o estado era tão grave, que eu e o psiquiatra dela resolvemos interná-la”, relata.
Para ele, é possível curtir Natal e ano-novo, deliciando-se com comidas e bebidas, com a presença de amigos e parentes sem, no entanto, precisar chegar ao limite. “Pode fazer tudo o que queira, desde que não vá prejudicar ninguém ou se prejudicar”, aconselha.
Vale ressaltar que grávidas, menores de 18 anos, pacientes com hipertensão ou diabetes ou que estão fazendo uso de alguma medicação não devem ingerir bebidas nem mesmo em pequenas quantidades, alerta a Organização Mundial de Saúde.

Você vem sempre aqui?

Nas comemorações, em geral, as pessoas estão mais próximas, mais felizes e mais abertas. Principalmente no ano-novo, em que a tradição pede uma celebração mais informal e a presença de amigos é mais numerosa, a dica é controlar os ânimos. Transar sem preservativo, por exemplo, deve estar fora de cogitação. “É preciso avaliar as conseqüências. Não vale a pena trocar uns minutos de prazer por anos de problemas”, pontua Alexandre Bez.
Para o psicólogo, é possível aproveitar as festas sem contar calorias ou podar suas atitudes o tempo inteiro. “Quer beber um pouco a mais, beba, mas não dirija. Quer se dar ao luxo de viajar, aproveite. Faça as coisas sem pecado, sem culpa, mas dentro dos seus limites e condições físicas emocionais e financeiras”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário