quinta-feira, 8 de abril de 2010

Alegria equilibra a pressão

De acordo com a matéria do site viver bem, estar feliz e encarar as dificuldades diárias de maneira positiva diminui o estresse e ajuda a afastar a hipertensão

Quando o assunto é hipertensão (doença que não provoca sintomas e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial), a maioria dos casos é associada à herança genética, má alimentação (abuso de sal e gordura), consumo excessivo de álcool, fumo e peso extra.

Mas há outros fatores ligados ao estilo de vida que podem alterar o fluxo do sangue nas veias e o ritmo cardíaco. Alguns especialistas admitem, por exemplo, que uma dose generosa de alegria é capaz de melhorar a circulação sangüínea, fazer as energias fluírem, proporcionar bem-estar e contribuir com uma pressão normal.

"Sem dúvida alguma, a felicidade é um estado de espírito que permite que o indivíduo esteja mais alerta de si mesmo, não se apegue a hábitos prejudiciais, não tenha medo das mudanças e tenha a vitalidade à flor da pele", afirma Maria Angela Soci, presidente da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan (SBTCC).

Para os médicos, pessoas bem-humoradas e felizes têm menos chances de adoecer. "Elas vivem mais e mesmo quando estão doentes se recuperam mais rápido", afirma o médico Bráulio Luna Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

O cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, acredita que as pessoas otimistas são menos estressadas e agem de maneira equilibrada frente às pressões profissionais, desilusões e perdas. "A pressão alta está relacionada a uma série de fatores hormonais, que são alterados quando há variações de ordem emocional", ressalta Paulo Olzon Monteiro da Silva, chefe da Disciplina de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A tensão diária libera, por exemplo, catecolaminas em excesso na corrente sangüínea. Estes hormônios provocam o fechamento de algumas artérias, favorecendo a hipertensão. O estresse também pode elevar a pressão arterial em pacientes saudáveis e dificultar o controle em pacientes já medicados.

"Sem dúvida, o estilo de vida acende a carga genética passada aos filhos de hipertensos, por isso é importante que se busque hábitos mais saudáveis", recomenda o cardiologista Antonio Carlos Ruffolo, especialista em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP (Incor).


10 passos para ajudar a combater a hipertensão

1 ) Aprenda a lidar com questões emocionais, como a ansiedade e o estresse.

2 ) Reflita sobre seu modo de vida e procure avaliar seus hábitos de alimentação, horas de trabalho, de sono, lazer e principalmente encontre atividades que lhe ofereçam prazer, dentro do trabalho e com a família.

3 ) Aprenda a "respirar fundo" sempre que se sentir pressionado ou tenso. Quando estiver a ponto de explodir, pare por alguns instantes e respire. O fisiologista Gilson Tanaka, do HCor, ensina: inspire e expire de forma lenta, profunda, expandindo e esvaziando completamente os pulmões, utilizando, para isso, o abdômen e o diafragma (principal músculo envolvido no ato de respirar e que separa o tórax da cavidade abdominal).

4 ) Na hora do aperto, quando a pressão subir mesmo, sente-se calmamente e faça massagens nos pés, para que a energia e a circulação desçam para esta região, diminuindo a pressão no coração.

5 ) Opte por atividades físicas que lhe dêem alegria e prazer.

6 ) Diga adeus à preguiça e ao mau humor.

7 ) Se alguém o estiver pressionando além da conta, seja claro! Diga para que se acalme.

8 ) Seja menos exigente consigo mesmo e não tente mudar o comportamento só para agradar os outros.

9 ) Questione suas prioridades na vida e faça escolhas que protejam sua saúde física e mental.

10 ) Tenha hábitos de vida saudáveis, controle o peso e não fume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário