É comum recebermos queixas de pessoas dizendo que mal saem de uma gripe e logo estão gripadas novamente. Mas também vemos aquelas que raramente ficam doentes e estão sempre saudáveis e bem dispostas.
É possível ter mais saúde adotando bons hábitos. Vamos conhecer 8 hábitos que adaptados ao nosso dia a dia nos trarão uma vida mais saudável.
1. Se estresse menos
Estudos mostram que o estresse prejudica o sistema imunológico e a saúde do coração. Assim pessoas mais estressadas sofrem mais com infecções, gripes e resfriados e risco de infarto e hipertensão arterial.
Além de exercício físico e meditação comer bem é uma essencial para aliviar o estresse. Inclua em seu cardápio sementes de girassol e de gergelim, ricas em vitaminas do complexo B e zinco que são nutrientes que usamos em maior quantidade durante crises de estresse.
As frutas vermelhas, como uva, cranberry, amora e romã são fontes de antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico normalmente debilitado em pessoas estressadas.
O abacate, rico em minerais e boas gorduras ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Use em saladas ou amassado com um fio de mel.
2. Use Chlorella
A Chlorella é uma alga verde usada como complemento alimentar. É uma boa fonte de vitaminas e minerais antioxidantes que combatem os danos causados por radicais livres, previnem o envelhecimento e alguns tipos de câncer. Também fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças.
A chlorela por causa da clorofila também ajuda o fígado no trabalho de detox e eliminação de toxinas.
3. Coma menos
Pesquisas sugerem que quem come menos vive mais. Estudos em humanos mostraram que uma redução na ingestão calórica de 25% resultou em menor risco de doenças cardiovasculares, diabetes e Alzheimer.
Se achar que comer menos é dificil comece limitando a ingestão de açúcar e alimentos refinados e aumente o consumo de frutas, verduras e legumes – de preferencia orgânicos.
4. Mantenha contato com seus amigos
Estudo feito em 2009 mostrou que pessoas que tem poucos amigos ou que não mantém contato com eles estão mais propensos a sofrer de doença cardíaca, depressão e ansiedade.
Se reúna com os amigos pelo menos uma vez na semana, converse e compartilhe as preocupações, além de melhorar sua saúde será divertido.
5. Facilite o trabalho do seu fígado
Estamos expostos a muitas toxinas, alimentares e ambientais. Essas toxinas se acumulam em nosso organismo e atrapalham seu bom funcionamento nos predispondo a doenças.
Sua saúde e disposição podem melhorar se você diminuir a exposição e a quantidade de toxinas no seu organismo.
Diminua o consumo de produtos de origem animal e industrializados, álcool, cafeína e inclua no cardápio mais frutas, legumes e verduras orgânicas.
Vegetais como couve, brócolis e couve flor facilitam o trabalho do fígado na eliminação dessas toxinas. Algumas gotas de própolis no suco também podem ajudar.
6. Tire um cochilo
A privação do sono tem o mesmo efeito no seu corpo que o estresse. Assim como stress, a perda de sono tem um efeito degenerativo sobre a sua saúde e está ligado ao comprometimento da função imunológica.
Se possível tire um cochilo de 20 minutos após as refeições, senão se prepare para uma boa noite de sono: tome um chá de camomila e coloque algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro.
Um ambiente escuro, silencioso e em temperatura agradável ajudam!
7. Inclua o alho no cardápio
Estudos têm demonstrado que o alho pode agir como um poderoso antioxidante e antibiótico. Ajuda a reduzir a duração e o numero de resfriados que você terá. Tem ainda efeito antifúngico.
Deve ser usado cru ou na forma de óleo de alho.
8. Tenha uma dieta alcalina
A dieta típica baseada em alimentos ricos em açúcar, refinados, industrializados e de origem animal faz com que o ph de nosso sangue fique mais ácido. Esse quadro de acidose pode causar fadiga, problemas de estômago e dificuldade de concentração, males muito comuns atualmente.
Inclua na dieta frutas, verduras e legumes frescos e crus. Azeite de oliva extra virgem e amêndoas também são alimentos alcalinizantes.
Adaptado de “The Secrets of People Who Never Get Sick” de Gene Stone
POR: MUNDO VERDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário