domingo, 11 de setembro de 2011

Segredo das pessoas que nunca ficam doentes - 8 hábitos para ser mais saudável



É comum recebermos queixas de pessoas dizendo que mal saem de uma gripe e logo estão gripadas novamente. Mas também vemos aquelas que raramente ficam doentes e estão sempre saudáveis e bem dispostas.

É possível ter mais saúde adotando bons hábitos. Vamos conhecer 8 hábitos que adaptados ao nosso dia a dia nos trarão uma vida mais saudável.

1. Se estresse menos

Estudos mostram que o estresse prejudica o sistema imunológico e a saúde do coração. Assim pessoas mais estressadas sofrem mais com infecções, gripes e resfriados e risco de infarto e hipertensão arterial.

Além de exercício físico e meditação comer bem é uma essencial para aliviar o estresse. Inclua em seu cardápio sementes de girassol e de gergelim, ricas em vitaminas do complexo B e zinco que são nutrientes que usamos em maior quantidade durante crises de estresse.

As frutas vermelhas, como uva, cranberry, amora e romã são fontes de antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico normalmente debilitado em pessoas estressadas.

O abacate, rico em minerais e boas gorduras ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Use em saladas ou amassado com um fio de mel.

2. Use Chlorella

A Chlorella é uma alga verde usada como complemento alimentar. É uma boa fonte de vitaminas e minerais antioxidantes que combatem os danos causados por radicais livres, previnem o envelhecimento e alguns tipos de câncer. Também fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças.

A chlorela por causa da clorofila também ajuda o fígado no trabalho de detox e eliminação de toxinas.

3. Coma menos

Pesquisas sugerem que quem come menos vive mais. Estudos em humanos mostraram que uma redução na ingestão calórica de 25% resultou em menor risco de doenças cardiovasculares, diabetes e Alzheimer.

Se achar que comer menos é dificil comece limitando a ingestão de açúcar e alimentos refinados e aumente o consumo de frutas, verduras e legumes – de preferencia orgânicos.


4. Mantenha contato com seus amigos

Estudo feito em 2009 mostrou que pessoas que tem poucos amigos ou que não mantém contato com eles estão mais propensos a sofrer de doença cardíaca, depressão e ansiedade.

Se reúna com os amigos pelo menos uma vez na semana, converse e compartilhe as preocupações, além de melhorar sua saúde será divertido.

5. Facilite o trabalho do seu fígado

Estamos expostos a muitas toxinas, alimentares e ambientais. Essas toxinas se acumulam em nosso organismo e atrapalham seu bom funcionamento nos predispondo a doenças.

Sua saúde e disposição podem melhorar se você diminuir a exposição e a quantidade de toxinas no seu organismo.

Diminua o consumo de produtos de origem animal e industrializados, álcool, cafeína e inclua no cardápio mais frutas, legumes e verduras orgânicas.

Vegetais como couve, brócolis e couve flor facilitam o trabalho do fígado na eliminação dessas toxinas. Algumas gotas de própolis no suco também podem ajudar.

6. Tire um cochilo

A privação do sono tem o mesmo efeito no seu corpo que o estresse. Assim como stress, a perda de sono tem um efeito degenerativo sobre a sua saúde e está ligado ao comprometimento da função imunológica.

Se possível tire um cochilo de 20 minutos após as refeições, senão se prepare para uma boa noite de sono: tome um chá de camomila e coloque algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro.

Um ambiente escuro, silencioso e em temperatura agradável ajudam!

7. Inclua o alho no cardápio

Estudos têm demonstrado que o alho pode agir como um poderoso antioxidante e antibiótico. Ajuda a reduzir a duração e o numero de resfriados que você terá. Tem ainda efeito antifúngico.

Deve ser usado cru ou na forma de óleo de alho.

8. Tenha uma dieta alcalina

A dieta típica baseada em alimentos ricos em açúcar, refinados, industrializados e de origem animal faz com que o ph de nosso sangue fique mais ácido. Esse quadro de acidose pode causar fadiga, problemas de estômago e dificuldade de concentração, males muito comuns atualmente.

Inclua na dieta frutas, verduras e legumes frescos e crus. Azeite de oliva extra virgem e amêndoas também são alimentos alcalinizantes.

Adaptado de “The Secrets of People Who Never Get Sick” de Gene Stone

POR: MUNDO VERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário