quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Está comprovado: a atividade física é eficiente para retardar o envelhecimento!

E é indicada para todas as idades!

Há um grupo de pessoas que, apesar da idade, sempre apresentam uma figura esplêndida, gozam de boa saúde e têm muita vitalidade. Pode parecer incrível, mas todo mundo tem a fórmula para retardar os nefastos efeitos do tão temível envelhecimento e alcançar uma ótima condição de saúde.

Muitas das doenças degenerativas que aparecem após os 50 anos (artrite, hipertensão arterial, distúrbios cardiovasculares, osteoporose, etc.) são o resultado de um estilo de vida inadequado e podem ser evitadas seguindo-se certos hábitos saudáveis. Por outro lado, a ansiedade, a depressão, o aborrecimento e outras perturbações emocionais crônicas potencializam as possibilidades de ocorrerem doenças graves que deterioram a saúde, acelerando o envelhecimento.

Em contrapartida, a herança familiar, uma alimentação equilibrada, hábitos higiênicos e atividade física são fatores que incidem diretamente na melhoria da saúde. Da mesma maneira, a habilidade de controlar e conhecer as emoções constituem um fator essencial para se enfrentar as situações do dia-a-dia com uma atitude positiva. O otimismo fortalece as defesas, protege o organismo de doenças, intensifica nossos sentidos e nos mantêm jovens.

Está demonstrado que um adulto ativo e dinâmico encontra sempre um sentido para a vida, enquanto que um sedentário reclama de seus sofrimentos.

Os especialistas em bem-estar físico e mental salientam que um baixo nível de satisfação pessoal gera desequilíbrios, e advertem que as defesas de um indivíduo deprimido são muito baixas, criando um campo propício para determinadas doenças.

Por Marcelo Castro




Nenhum comentário:

Postar um comentário