domingo, 3 de julho de 2011

Desinfetando frutas e vegetais



Frutas e hortaliças são saudáveis e devem fazer parte de nossa alimentação diária. O problema é que muitas vezes elas vem contaminadas por bactérias e ovos ou larvas de vermes. Lavá-las somente com água não resolve a questão.

Uma maneira simples e rápida é o uso de vinagre branco e água oxigenada a 10 volumes. Você precisa também de dois recipientes com bico spray ou borrifador.

Para limpar seus vegetais e frutas borrife com o vinagre, em seguida com a água oxigenada. Pode também ser feito na ordem inversa, primeiro a água oxigenada seguida pelo vinagre, o resultado é o mesmo. Depois é só enxaguar e consumir sem medo. Não há necessidade de esperar nem um minuto, o processo de desinfecção é imediato e eficiente.

Esta fórmula serve também para desinfetar tábuas de corte, pias, balcões e geladeiras.
O borrifo de vinagre (ácido acético) e água oxigenada (peróxido de hidrogênio) é efetivo contra Salmonela, Shigella e E.Coli, bactérias responsáveis pela maior parte das contaminações alimentares, podendo levar a quadros de cólica abdominal intensa, febre, diarréia e até desidratação. A Salmonela é mais comum em carne de frango crua e ovos, a E.Coli deriva de contaminação dos alimentos por fezes (os coliformes fecais), e a Shigella também é transmitida por contaminação fecal.

Sempre que cortar carne ou frango crus em tábua de corte é importante proceder à desinfecção da mesma. Simples e rápido. Aproveite e borrife também a sua pia.

Para economizar procure comprar a água oxigenada em recipientes de 1 litro, vendidos em farmácias especializadas em material médico. O vinagre branco deve ser o mais barato do supermercado, pois é mais ácido e mais efetivo para o este propósito. É uma forma barata e eficaz de se proteger contra bactérias e outros agentes patogênicos.

Autor(a): Dra. Tamara Mazaracki

Por: Busca Saúde
*O conteúdo(textos e imagens) publicados no Busca Saúde são de exclusiva responsabilidade do seu autor, identificado sempre abaixo do artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário