segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cromo, o mineral que ajuda a emagrecer



Ações do cromo no organismo, na perda de peso e na redução da gordura
 abdominal

O cromo ajuda a reduzir o desejo exacerbado por doces e atua no controle do apetite. É um mineral essencial, ou seja, não é feito pelo corpo e deve ser obtido através dos alimentos. O cromo é um mineral traço, a sua presença no organismo é quantificada em microgramas – pequenas quantidades são suficientes para o funcionamento do corpo. Ele é essencial para o metabolismo da insulina, um hormônio que regula o nível de açúcar no sangue. O cromo tem papel importante em como se comporta o carboidrato ingerido, se vai ser gasto como fonte de energia ou armazenado sob a forma de gordura, principalmente na região abdominal. Em relação às gorduras, ele está envolvido no seu melhor aproveitamento (ou gasto) como fonte de energia pelo corpo, reduzindo o seu acúmulo, e na síntese de ácidos graxos e colesterol, que são vitais para o cérebro e produção hormonal.

Desejo louco por doces
A deficiência de cromo leva a uma redução na tolerância à glicose, o que aumenta o desejo por alimentos doces. Isto significa que, apesar de se ingerir carboidrato suficiente, os receptores localizados nas nossas células perdem a capacidade de entender a mensagem certa – “já entrou glicose suficiente”. A mensagem errada – “falta de glicose” – faz o corpo desejar mais e mais carboidrato (doces, pães, massa, sempre eles…) para sinalizar aos receptores que a cota de carboidrato está correta. Este excesso de ingestão de carboidratos leva ao aumento de peso e ao acúmulo de gordura localizada.

Pesquisas
Há inúmeras pesquisas realizadas em hospitais, universidades e centros de estudo, publicadas em revistas especializadas (como Diabetes Care, American Heart Journal, American Journal of Clinical Nutrition, Metabolism, Obesity e muitas outras), sobre a ação positiva do cromo não só no processo de perda de peso, mas também no ganho de massa muscular, na redução da glicemia e da resistência insulínica, no controle do diabetes tipo 2, na redução dos níveis de colesterol.

Múltiplos benefícios

Como citado acima, o cromo ajuda a reduzir o nível de colesterol, reduz variações de humor (tipo TPM) e depressão (estudo publicado pela revista científica Diabetes Technology & Therapeutics em 2008), melhora a fadiga, aumenta a capacidade do corpo de sintetizar massa muscular, ajuda no tratamento do diabetes tipo 2 reduzindo a necessidade de medicamentos. E dá uma forcinha na celulite, pois ajuda a reduzir também a gordura acumulada nas coxas e glúteos.

Como saber se falta cromo no organismo

O cromo é eliminado pelo suor, logo quem tem uma sudorese excessiva pode vir a sofrer de deficiência de cromo. O consumo excessivo de carboidratos simples (doces, balas, bombons, pão branco, batata, massa) reduz a cota de cromo disponível. Uma dieta pobre nos alimentos que contem cromo contribui para reduzir o seu teor no corpo.

É importante dosar o cromo no exame de sangue para poder avaliar se existe deficiência, e a dose exata necessária em cada caso, quando se vai suplementar, pois se houver deficiência deve haver um suporte extra, via cápsulas. Se o nível de cromo está normal ou só um pouco reduzido, uma dieta caprichada resolve.

O excesso provoca efeitos colaterais?

Sim, se o cromo for usado na forma de suplementos, de forma abusiva e por longos períodos. Doses excessivas podem causar efeitos colaterais, tais como: cansaço, reações cutâneas tipo urticária, perda de apetite, tendência a hematomas, náusea, dor de cabeça, tontura, alterações urinárias, sangramento nasal. Por isso nada de se automedicar. O acompanhamento médico é essencial.

Alimentos ricos em cromo

A melhor fonte é o levedo de cerveja, que pode ser acrescentado no suco matinal. Outras fontes: carne, fígado, ovos, frango, ostras, grãos integrais, feijões, germe de trigo, queijo, manteiga, maçã, banana, passas, melado, brócolis, espinafre, pimentão verde, pimenta do reino.

Emagrecendo com cromo

A resistência insulínica é uma realidade prevalente em pessoas acima do peso. Quando se normaliza o cromo (e diversos outros fatores que contribuem para o sobrepeso ou obesidade, como minerais, vitaminas, hormônios, neurotransmissores, maus hábitos alimentares, desidratação crônica, constipação intestinal, sintomas compulsivos, sedentarismo, excesso de ingestão de álcool, etc.), a perda de peso ocorre de forma harmônica e constante. Este é o papel do tratamento ortomolecular, buscar o equilíbrio do organismo, usando o cromo e tudo que está envolvido no processo daquele paciente em particular – a nossa bioquímica é única.

Não se pode creditar tudo só ao cromo – a obesidade é uma síndrome polivalente, com diversas alterações orgânicas. Não existe um mineral mágico, assim como não existe uma pílula mágica, nem uma receita de bolo em que o mesmo tratamento vai resolver a vida de todos. Certamente o cromo é um mineral diretamente envolvido com o processo de regulação do peso, mas ele não está sozinho.

Autor(a): Dra. Tamara Mazaracki
Por: Busca Saúde

*O conteúdo(textos e imagens) publicados no Busca Saúde são de exclusiva responsabilidade do seu autor, identificado sempre abaixo do artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário