quarta-feira, 23 de março de 2011

Treinamento para Corridas com Subidas

Treinamento para Corridas com Subidas

Treinamento para Corridas com Subidas
 

Subida do Vão Central na Meia Maratona da Ponte, você está preparado? Prepare-se!!!

Há muito tempo venho observando o treinamento de diversos corredores (elite e amadores) e constatei que pouquíssimos corredores treinam subidas durante seu planejamento ou períodos de base. Lembram-se apenas de treinar subida quando se aproxima uma corrida com subidas.

Agora no mês de Abril acontecerá a Meia Maratona da Ponte e durante este evento os atletas terão que percorrer uma subida de 2 km contínuos e nesse caso devo acrescentar que poderá acontecer um forte vento contrário ou a favor. Creio que corredores com um bom trabalho de força, principalmente durante o período de base (período esse feito no início do ciclo de treinamento), terão mais facilidade para vencer esta subida e o vento. Claro, não devemos esquecer que para toda subida existe a descida, parte onde ocorre grande parte das lesões, mas isso ficará para outro artigo.

Tudo bem, agora que já sabemos o que vamos enfrentar, como, quando e porque devo trabalhar subidas no meu treino?

No mundo contemporâneo, muitos corredores, principalmente os amadores, utilizam um recurso que fica muito restrito ao plano financeiro, que é a musculação, mas ainda há algumas controvérsias sobre o que fazer e como fazer (não entrarei nesse mérito). Ainda temos o treinamento funcional, muito utilizado hoje em dia também por pessoas com mais recursos financeiros. Estes dois métodos ajudarão sim nas subidas, mas não substituirão a especificidade do treinamento.

O treinamento de base e específico bem orientado não só o tornará mais forte como também mais resistente.
Devemos começar com subidas menos íngremes e pouco longas, aumentando progressivamente. Pode-se utilizar um método de tempo e freqüência cardíaca durante o período básico não excedendo os 75% da freqüência cardíaca e do endurance durante este período que se trabalha principalmente o treino aeróbico.
Já o trabalho específico deve ser feito no período que antecede a competição alvo, este trabalho é muito utilizado por corredores de elite quando focam em trabalhos de subidas pequenas e rápidas, onde se pode trabalhar com freqüência cardíaca mais alta.

Muitos corredores de elite ainda utilizam os métodos mais práticos como treinos em subidas e exercícios de campo (treinamento resistido antes das sessões de treino) para fortalecer suas pernas. Outros têm preferido fazer a musculação ou treinamento funcional. Não esqueça nunca que os músculos são mais fortes à medida que são mais flexíveis evitando assim o risco de lesões.

Este artigo foi escrito baseado numa periodização utilizada ao longo do ano com macrociclos, mesociclos e microciclos.

Bons treinos!

Por: Rodrigo Pereira- EsporteX

Nenhum comentário:

Postar um comentário