sábado, 5 de março de 2011

Cigarro e bebida agem como traiçoeiros da boa forma

“Dobradinha” diminui capacidade respiratória, prejudica órgãos importantes e engorda
Camila Neumam, do R7
Getty ImagesGetty Images
 

Se você prometeu parar de fumar, maneirar na bebida e começar uma atividade física ainda em 2011, vale seguir essa ordem para conseguir bons resultados. O tabagismo, aliado ao hábito de beber, mesmo que de vez em quando, tem potencial para destruir horas e horas de malhação, de acordo com especialistas.
Segundo o pneumologista Walter Fuentes, do Hospital Leforte, em São Paulo, o tabagismo, por si só, compromete a capacidade respiratória, função essencial para quem precisa se exercitar.

Por que o cigarro atrapalha?

Isso acontece porque o cigarro causa inflamação nos brônquios, que provocam formação de muco nos pulmões, dando origem à bronquite. Essa inflamação leva à perda da capacidade pulmonar, comprometendo o desempenho na hora de praticar o exercício.

Para Fuentes, atividade física e tabagismo são atividades incompatíveis.


- Pode levar tempo para ter tosse, chiado, pois depende da idade e da atividade. Mas depois de um tempo a pessoa que faz atividade física acaba desenvolvendo um cansaço um pouco maior, mesmo que não tenha falta de ar.
A própria fumaça do cigarro é maléfica à respiração, já que incomoda e irrita o nariz e a laringe do fumante, completa Fuentes.
O tabagismo causa ainda a contração dos vasos sanguíneos, diminuindo a irrigação de sangue, e aumenta o risco de doenças do coração, como infarto.

- O cigarro causa alteração nos vasos, que têm irrigação própria, um dos riscos de doença coronariana. Dependendo da idade, demora até que haja
dano, mas, se eventualmente fizer uma checagem, é possível ver alterações mesmo em uma pessoa saudável.

Álcool também é vilão

O uso do álcool junto ao cigarro tende a piorar ainda mais o desempenho durante a prática, porque impede de vir à tona os benefícios trazidos pela atividade física, afirma o fisiologista Paulo Roberto Correia, do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Naturalmente o corpo fica mais saudável ao fazer exercícios, pois tende a melhorar a função dos rins, do pulmão e do coração. Mas para que isso, de fato, aconteça, o organismo depende da integridade desses órgãos.
-Nesta situação o organismo está brigando para se desintoxicar. Mas quando a pessoa bebe, ela não consegue ter um bom desempenho e, quando fuma, faz com que não renda tanto.
Um exemplo é a corrida, uma das atividades mais prejudicadas. Segundo Correia, ela depende de muita energia e muito fôlego, funções sabotadas pela “dobradinha”, já que o álcool tende a danificar o fígado, considerado o “combustível de glicose do corpo” enquanto o fumo diminui a capacidade respiratória.
- Quando a pessoa fuma, imediatamente ela tem um prejuízo no consumo de oxigênio.

Sabotagem da caloria.

Vale refletir também sobre potencial calórico do álcool. Enquanto você sua litros na esteira para perder 100 calorias, ao beber apenas uma latinha de cerveja você ingere, em média, 150, afirma o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, da Unifesp, e autor do livro Dieta Associada.
- Uma taça de vinho tem umas 70 calorias, o que equivale a uma maçã ou uma barrinha de cereal. Mas uma lata de cerveja tem até 160 calorias, porque apesar de amarga, tem o açúcar da maltose.
O uso frequente da bebida alcoólica ainda tem o agravante de acumular radicais livres no organismo, responsáveis pelo surgimento de rugas.
- Tanto o álcool quanto o cigarro aumentam a oxidação do organismo, que estão envolvidos com o desempenho metabólico da pessoa, podendo atrapalhar o desempenho físico a curto e longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário