sábado, 26 de dezembro de 2009

Cuidado com a compensação alimentar

Muitas vezes os praticantes de atividade física referem fato intrigante e desanimador: não conseguir perder peso. Mesmo após alguns meses de exercício regular e com boa intensidade, o ponteiro da balança insiste em marcar o mesmo peso, ou pior ainda, peso maior do que aquele que apresentava quando iniciou a prática esportiva. A explicação para esse fato baseia-se na teoria dos mecanismos compensatórios. As pessoas que se exercitam e não perdem peso comem mais do que deveriam. Compensa-se, assim, o gasto calórico obtido com a atividade ajustando a quantidade de comida ingerida. Visto que para ocorrer a perda de peso é preciso ingerir menos calorias do que se gasta, o praticante de atividade física deve consumir menos calorias do que o que foi perdido durante a sessão de exercícios.

Mas, então, quais são os fatores que levam as pessoas a consumir mais energia do que gastam na atividade?

Muitos cientistas têm pesquisado sobre o assunto e a conclusão baseia-se em dois pontos importantes. Primeiro, por razões fisiológicas, pois após a queima energética o organismo ativa processos cerebrais e hormonais que levam a ao aumento da fome. Diferente do que ocorre nos exercícios de alta intensidade, em que há uma redução na concentração do hormônio grelina, o responsável pela sensação de fome e também produção dos hormônios que enviam sinal ao cérebro de saciedade. Em segundo lugar, podemos destacar o caráter psicológico. Com o exercício ocorre a liberação da dopamina, hormônio que aciona o sistema cerebral associado à compensação. Sendo assim, é fácil a pessoa pensar que por ter feito atividade física merece se presentear com o alimento desejado (podendo ser desde a barra de chocolate até um sanduíche com batata frita).

Preste atenção na tabela e verifique quantas calorias são perdidas na atividade física e como compensá-las com a alimentação:

Calorias gastas Alimento para compensar

Caminhada (6km/hora) 350 - 1 potinho de iogurte natural com 4 colheres de sopa de granola com aveia

Corrida (10km/hora) 700 - 3 escumadeiras de macarrão alho e óleo com atum

Jogo de Tênis (moderado) - 470 1 fatia de 120g de bolo de festa

Exercícios com peso 350 - 1 sanduíche de pão francês com peito de peru e 1 lata de refrigerante

Bicicleta (20km/hora) 525 - 1 porção de batata palha frita (70g)

Natação crawl (40m/min) - 520 1 queijo quente com 1 copo de limonada

Futebol 550 - 1 sanduíche com 2 hambúrgueres, 3 fatias de pão, 2 fatias de queijo e molho de maionese

Calorias gastas por uma pessoa de 70kg.

Fonte: http: //www.areadetreino.Com.br/?P=1199 23/12/2009
Nutricionista Glauce Lamoglie de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário