sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

10 atitudes para driblar o stress

FONTE: Revista Gambare! - Onlinepublicidade
por Redação Gambare

Em um ranking realizado pela Associação Internacional de Tratamento do Estresse (ISMA), o Japão é o país líder no quesito "exaustão física e emocional", que mede o nível de cansaço do trabalhador.

A atividade profissional em fábricas, por sua vez, é uma das mais estressantes do arquipélago. São jornadas que chegam a superar doze horas, em ambientes barulhentos, com tarefas repetitivas. Nessa situação, saber lidar com o estresse no trabalho é questão de sobrevivência.

Diariamente, o trabalhador tem de se preocupar, por horas seguidas, em alcançar metas de produtividade ou manter-se alerta para não sofrer acidentes. É aí que mora o perigo. Em situações normais, o estresse funciona como uma defesa para lidar com o perigo, mas se o estado permanece por muito tempo, pode prejudicar o organismo e comprometer a qualidade de vida.

Alguns sintomas comuns da tensão prolongada são dores de cabeça, insônia, problemas digestivos e cansaço. Já que parar as máquinas e eliminar totalmente as situações de tensão do trabalho é impossível, criar mecanismos para lidar com o estresse é essencial. Para isso, é necessário certa dose de autoconhecimento, saber exatamente até que ponto pode seguir no trabalho sem se prejudicar.

Se você se encontra em um estado permanente de irritação, é preciso detectar a origem do conflito, que talvez esteja em sua própria maneira de encarar o trabalho. Aprender a ver o lado positivo da sua ocupação e traçar objetivos profissionais é um bom começo. A seguir, sugerimos algumas dicas que podem ser aplicadas no dia-a-dia e ajudar na importante missão de unir bemestar e
trabalho.

1 Vizualizar sempre o bem
Uma das características de uma pessoa estressada é a negatividade. Em vez de enxergar o objetivo, a pessoa mantém sempre a atenção fixa no obstáculo que não consegue resolver. De acordo com Magali Rowan, especialista em Feng Shui (arte milenar oriental de harmonização de ambientes), uma maneira de contornar essa situação no trabalho é mudar o foco de visão, tendo imagens positivas à frente dos olhos. Tenha consigo, ou mentalize, uma fotografia que lhe remeta à felicidade ou tranqüilidade, como uma cachoeira, um pôrdo-sol ou até o retrato de sua família no Brasil. Quando estiver muito estressado, essa imagem pode lhe ajudar a liberar a tensão e encontrar soluções.

2 Identificar seus limites
Grande parte dos estressados tem problemas por causas internas. Além da culpa, das regras rígidas e da frustração, existe a falta de autoconhecimento, que leva as pessoas a assumirem mais responsabilidades que podem suportar. Um exemplo disso é o excesso de zangyous. Alguns, mesmo quando se encontram no limite físico e mental, não sabem dizer "não" às horas extras e acabam desrespeitando o próprio corpo. Em uma jornada de 12 horas, sua performance não será a mesma durante o dia inteiro. Nas últimas horas, você estará cansado, portanto organize seu dia de trabalho tendo isso em consideração. Classifique as atividades em prioridades e evite fazer mais de uma coisa por vez. Aprenda a dividi-las com colegas de linha. Se não consegue realizar uma tarefa com segurança, comunique seus superiores.

3 Relaxar
Não importa se você trabalha sentado ou em pé, seu corpo acaba se cansando. Por isso, é importante se mexer, o que inclui tanto esticar os braços e as pernas como fazer pequenas caminhadas durante o expediente. Além de ativar a circulação, o movimento relaxa o cérebro e contribui para diversificar os pensamentos.

1) Comece espreguiçandose suavemente. Alongue os braços acima da cabeça, inspirando profundamente e baixando-os devagar, soltando o ar. Esse movimento simples tira a tensão dos músculos das costas e dos ombros.
2) Massageie suavemente o couro cabeludo no alto da cabeça, dos lados e na base do crânio, como se estivesse lavando os cabelos. Desça as mãos para os ombros e aperte-os suavemente.
3) Inspire e expire, elevando os ombros em direção às orelhas. Na seqüência, faça alguns movimentos com a cabeça, inclinando-a em direção aos ombros, para a frente e para trás, fazendo movimentos de rotação. Não se descuide da respiração inspire e expire a cada gesto.

4 Estar em conexão com o mundo externo
Durante o kyukei, ligue para um familiar ou para aquele amigo alto-astral com quem você não fala há um bom tempo. Ler uma poesia, uma passagem de seu livro predileto ou uma revista também ajuda, pois estimula a imaginação - o que é fundamental quando se procura uma solução.

5 Reconhecer o valor que as coisas têm
É bom lembrar que existe um mundo lá fora, cujas leis não são alteradas por suas metas de produção. É a ordem do universo. Uma forma de reverenciá-lo é agradecer. Diga obrigado pela oportunidade de estar trabalhando, produzindo, aprendendo coisas novas e mostrando seu valor. Ofereça, sinceramente, seu agradecimento às pessoas que lhe trazem dificuldades, porque, como dizem os
antigos chineses, "nossos piores inimigos são nossos melhores amigos". São os opositores que nos fazem enxergar os defeitos e evoluir.

6 Cuidar da alimentação
Com o pretexto da falta de tempo, muitos brasileiros se descuidam da alimentação. Isso, no entanto, pode ser um dos fatores que favorecem a irritabilidade. O mecanismo do estresse tem uma reação física que intensifica a descarga de adrenalina, aumentando os níveis de glicose no sangue - o que pode ser regularizado com alimentos ricos em fibras, como saladas e cereais, os "purificadores" do organismo. Outra coisa importante é intercalar as atividades diárias com copos de água e lanchinhos nutritivos, como barras de chocolate, para repor as energias sugadas pelo estresse.

7 Aprender a se relacionar
O ambiente profissional é um dos apectos importantes da sua vida e, portanto, um dos lugares onde você se relaciona e convive com pessoas. Trate os outros com cortesia e respeito, mesmo que não goste de todos. Não se descuide dos pensamentos alheios, mas tome cuidado para não se envolver em redes de intriga e idéias negativas. Na prática, quer dizer não usar a desmotivação dos que
trabalham ao seu lado como desculpa para seus próprios fracassos e frustrações. Daí para adquirir a "angústia de ir trabalhar" é um passo.

8 Estimular os sentidos
Enquanto a visão e audição são sentidos muito explorados, o olfato permanece esquecido em nossa cultura. Isso colabora para o desgaste físico e mental, segundo a aromaterapia, que estuda os benefícios terapêuticos das essências extraídas da natureza. De acordo com a aromaterapeuta Karina Araújo, carregar um aromatizador com óleo apropriado é uma atitude simples e eficaz. Três minutos de ação são o suficiente para aliviar a tensão. Confira como eles devem ser utilizados:

1) Para focar as energias e aliviar o estresse, use óleos feitos de alecrim, que provocam clareza mental.
2) Para favorecer a concentração, procure os de capim-limão, que estimulam os processos mentais e o trabalho criativo.
3) Para relaxar após momentos de tensão, o mais indicado é o de lavanda.
4) Para estimular o trabalho cerebral e diminuir a ansiedade, escolha os de menta.

9 Redescobrir a motivação
Quando o assunto for trabalho ou vida pessoal, é ilusão achar que estaremos motivados o tempo todo. Porém, é o que devemos buscar. Encare a atividade que parece enfadonha como um desafio a ser superado, e seu prazer virá de adquirir essa nova habilidade. Visualize o objetivo final de sua ida ao Japão: abrir um negócio, comprar uma casa no Brasil, garantir uma aposentadoria tranqüila. Tendo um propósito e um significado para aquilo que realiza, qualquer atividade torna-se menos estressante.

10 Fazer concessões a si mesmo
O objetivo da ida da maioria dos brasileiros ao Japão é juntar dinheiro. Isso não significa, porém, que você deve viver uma vida de restrição, sem prazeres. De forma equilibrada e calculada, é possível presentearse com pequenos passeios e coisas de que gosta. Saia com amigos para andar de bicicleta nos dias de folga. As atividades físicas levam à produção de substâncias relaxantes, como a endorfina. Se não houver lazer algum, a vida, dentro ou fora do ambiente profissional, pode tornar-se um peso.

E, se apesar de tudo isso você ainda não descobriu uma solução, venha nadar conosco no SPFC, entre diáriamente no blog nadadoresinstantaneos.blogspot.com e com certeza sua vida irá ser mais FELIZ!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário