quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Como cumprir as promessas de ano novo?

Fim de ano é um momento em que as pessoas aproveitam para fazer planos e traçar metas para o ano seguinte. Emagrecer, gastar menos dinheiro, ter mais tempo para a família, trabalhar menos, trabalhar mais, investir na carreira ou conseguir um emprego melhor. Esses são alguns dos exemplos mais comuns das promessas feitas.

O grande problema é que poucos realmente cumprem aquilo que pretendiam na hora da virada. Muitas vezes isso acontece porque elas simplesmente são esquecidas ou então porque não sabem por onde começar a agir.

Definir metas para nossas vidas é algo muito importante, pois é por meio delas que conseguimos ter um sentido para nossas ações e alcançarmos nossos objetivos. Esse é o primeiro passo para termos aquilo que desejamos, mas é preciso saber como agir posteriormente. Pense quais foram seus planos para 2010 e quais deles realmente pretende realizar. A partir de então, sugiro algumas formas para que alcance o seu objetivo final:

1. Especifique suas metas
O primeiro passo para a concretização de seus planos é definir aonde quer chegar neste ano. Faça uma lista com os seus sonhos e tenha pensamentos estratégicos quanto à real possibilidade de realização. Exclua os itens que considera irrelevantes ou inviáveis e procure deixar apenas três deles. Pois lembre-se: quanto maior a quantidade de metas a alcançar, menor o foco e a possibilidade de concretização.

2. Priorize seus desejos
Após definir o que vai buscar para si em 2010, analise o que precisa realizar primeiro e numere em ordem prioritária para orientar-se sobre qual será o sentido dos seus esforços. É importante definir um prazo para a realização de suas metas para cumpri-las na data especificada. A partir de então, concentre-se naquilo que considerou um primeiro plano para sua vida e vá atrás de seus objetivos.

3. Faça o seu planejamento
Após definidas e priorizadas as metas, desenvolva-as respondendo às seguintes perguntas: De que recursos disponho para realizá-las? E o que preciso fazer para chegar até o fim? Isso é importante para traçar seus planos com objetividade e definir com maior assertividade as suas ações para tirá-las do papel.

Planejar-se é a maneira mais adequada para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Se você quer mudar a sua vida, não deixe para amanhã, escreva em um papel para que memorize as suas metas e comece hoje a fazer a diferença para realizar os seus maiores sonhos.

Christian Barbosa IG S.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário