terça-feira, 24 de novembro de 2009

Preguiça

Preguiça faz mal à saúde


Praticar atividades físicas não é apenas uma questão de vaidade ou prazer, mas também de saúde. Está provado que ser ativo reduz o risco de infarto, derrame cerebral e diabetes, além de fortalecer músculos e articulações. Para completar, o exercício físico aumenta a produção de serotonina e outras substâncias que influenciam no funcionamento do cérebro, proporcionando a sensação de bem-estar e fornecendo estímulo para enfrentar com mais disposição as atividades do dia-a-dia.

A atividade física não precisa ser intensa para promover a saúde. Cada indivíduo adulto deve fazer 30 minutos ou mais de exercícios, de intensidade moderada, na maioria ou, preferencialmente, em todos os dias da semana. Isso já é o suficiente para reduzir em até 40% a incidência de doenças crônicas.

Além de fazer exercícios, você pode tornar sua vida mais ativa simplesmente usando escadas em vez de elevadores, saltando um ponto antes do local onde pretende ir, estacionando o carro longe do local de trabalho, dando preferência a ir a pé quando o percurso for pequeno, levando o cachorro para passear etc. No início, pode parecer difícil, mas as recompensas aparecerão logo!



Luísa Ribeiro de Meirelles

Coordenadora da educação física e reabilitação cardíaca do Total Care AMIL e da UERJ, mestre em educação física pela UERJ e doutoranda em educação física pela UERJ.

www.amil.com.br