A hidroginástica é uma atividade física composta por exercícios aeróbios e de resistência muscular localizada, que teve seu início no Brasil na década de 80, mais precisamente na região sudeste. Atualmente, possui espaço garantido nas academias e clubes do país inteiro.
Podendo ser praticada por diversas faixas etárias e diferentes tipos físicos, a hidroginástica teve no público da “terceira idade” ou “melhor idade” seus principais adeptos, pois além da busca da saúde, acabaram encontrando um ambiente sociável e inclusivo, proporcionando a melhora na qualidade de vida em diversos âmbitos.
Gestantes, obesos, pessoas com problemas articulares, entre outros, são muito bem vindos à prática da hidroginástica, uma vez que, no meio líquido ocorre a diminuição do peso hidrostático do indivíduo, reduzindo assim o impacto articular, como conseqüência reduz o risco de uma lesão na articulação.
Para quem acha que hidroginástica é apenas para pessoas que desejam um exercício fácil e sem esforço, engana-se! Uma vez que, o trabalho baseia-se no aproveitamento da resistência da água como uma sobrecarga, então, fatores como velocidade de execução do movimento e superfície de contato com a água, podem tornar o exercício muito mais puxado, dá até para suar! Daí a necessidade de se hidratar durante a aula.
A prática da hidroginástica é extremamente prazerosa para o indivíduo que se identifica com a água, além de proporcionar uma massagem corporal à medida que são executados os movimentos, unindo assim o útil ao agradável. Os benefícios são inúmeros, quando praticada com regularidade, e os resultados aparecerão, tenha certeza!
Então, vista seu maiô ou sunga e aproveite tudo que ela pode te oferecer!
Boa aula!
Por: Sandra Khatcheri- EsporteX
Nenhum comentário:
Postar um comentário