sábado, 22 de dezembro de 2018

O QUE É Psicomotricidade

Hoje vamos explicar o que é Psicomotricidade e porque é tão importante que os profissionais de Educação Física conheçam e saibam aplicar o seu conceito nos programas que ele desenvolve.

A psicomotricidade é uma ciência reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
É importante nos conscientizarmos de que a Psicomotricidade não é um método, mas uma ciência aplicável a qualquer método de trabalho que tenha como “instrumento” o corpo humano.
Se tentarmos compreender a origem do significado da palavra Psicomotricidade, podemos encontrar muitas explicações na sua composição.
Psico remete a intelectual (cognitivo), emocional (afetivo) e mental (neurológico); motricidade remete a movimentos, atos, ações ou gestos. Ao associarmos esses dois termos, teremos composta a palavra que nomeia a ciência que foi fruto de estudo de vários autores. 

Veja a posição de alguns autores sobre o que é psicomotricidade:

Ajuriaguerra

É a realização do pensamento por meio de um ato motor preciso, econômico e harmonioso.

Le Bouch

É responsável pela formação de base indispensável a toda criança, quer seja normal ou com problemas. Responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional, levando-se em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e se equilibrar por meio do intercâmbio com o ambiente humano.

Wallon

Propicia o estudo da função tônica, da musculatura e sua relação com o emocional

Piaget

Essa ciência trata da relação entre o homem, seu corpo, o meio físico e sociocultural no qual convive.
O Professor, Vitor da Fonseca, costuma afirmar que “é pela motricidade e pela visão que a criança descobre o mundo dos objetos, das pessoas e o seu próprio mundo. Descobre “tudo” descobrindo-se”.
Não podemos deixar de mencionar que na motricidade, existe um aspecto que deve ser destacado, que é o prazer de se movimentar, agir e sentir.
A descoberta do “poder agir” associada a do “poder sentir” trará uma nova dimensão ao prazer primitivo do movimento.
Isso se processa por meio de leis do desenvolvimento psicomotor, muito bem documentadas por Vitor da Fonseca:
A) Do simples para o complexo
b) Do geral para o específico
c) Da região cefálica para a caudal
d) Do próximo para o distal.

Por: Marcelo Lopes 

**** É tão importante, que tenho usado todo seu conceito em minhas aulas de Natação, e estou colhendo ótimos resultados.

#pensandoforadacaixinha

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