sábado, 22 de dezembro de 2018

Como a Natação Pode Melhorar o Desempenho Escolar

COMO A NATAÇÃO PODE MELHORAR O DESEMPENHO ESCOLAR

Você sabia que a natação pode melhorar o desempenho escolar das crianças?

Vários estudos apontam que a Natação e a prática esportiva colaboram e muito para a melhora do desempenho escolar. Segundo, pesquisadores da Universidade de Illinois crianças e adolescentes que praticam esportes tem uma performance escolar 20% superior à de alunos sedentários.
 Hoje vamos abordar especialmente a natação e mostrar como ela contribui para um melhor desempenho escolar. Confira abaixo 7 motivos pelos quais a natação pode melhorar o desempenho escolar:

1 – Foco e rapidez na tomada de decisões

Estas duas características empreendedoras são desenvolvidas durante as aulas de natação, através da realização de exercícios, onde necessitam da máxima atenção (como por exemplo a coordenação de braços, pernas e respiração) e atividades aquáticas realizadas ao longo da aula, onde a criança precisa tomar decisões rápidas.

2 – Disciplina

Segundo (Piletti,1995) a prática da natação contribui para o desenvolvimento da disciplina ao estabelecer uma rotina e pode ser um eficiente exercício no desenvolvimento da coordenação motora. Isso porque a atividade é caracterizada por movimentos simétricos.

3 – Raciocínio

Foram constatadas melhora em várias áreas de alfabetismo e habilidade de raciocínio matemático o que nos leva a entender, que crianças que nadam podem estar melhor preparadas para se adaptarem a escola.

4 – Trabalho em equipe

Apesar de ser uma modalidade individual, durante as aulas as crianças aprendem a respeitar o tempo de cada colega e o seu espaço. As brincadeiras realizadas na piscina, os jogos cooperativos e os exercícios de revezamento propiciam um espírito de coletividade e respeito.

5 – Melhora das habilidades motoras visuais

Segundo a Griffith University as crianças que nadam apresentam uma melhor habilidade motora visual (exemplo: cortar papel, colorir dentro de linhas determinadas) comparada a crianças que não nadam.

6 – Controle respiratório

A respiração é um dos primeiros passos para que o praticante de natação possa começar a se desenvolver no esporte. A partir do momento que a criança tem o controle respiratório bem definido, o seu desempenho na piscina irá melhorar e a atividade torna-se cada vez mais prazerosa. Esse controle respiratório faz com que a criança tenha uma melhor consciência do sistema respiratório, o que auxilia em momentos de estresse ou euforia dentro da escola ou no seu dia a dia.

7 – Noção espacial

A natação por ser um dos poucos esportes praticados com o corpo na posição vertical (deitado), possibilita a criança um novo olhar e uma melhora da sua noção espacial, contribuindo significativamente para o aprendizado da geometria e outras matérias que utilizam destes princípios.
Portanto, ao chegarmos no final deste texto, fica claro como o esporte está intimamente ligado as áreas de Saúde e Educação. Então, vamos procurar incentivar as nossas crianças a praticar esportes e levar uma mais saudável e com melhor desempenho acadêmico.

Por: Marcelo Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário