quinta-feira, 16 de março de 2017

Dicas de natação no triatlo

Sete dicas úteis para treinos e provas.

1ª - Como nos dois outros desportos, respeite a prescrição feita pelo seu treinador em relação às intensidades e volume dos treinos. Não esqueça o aquecimento!

2ª - As largadas das provas são sempre tumultuadas e stressantes. Tente simula-las, juntando alguns parceiros de treino (4 a 6) numa mesma raia e fazendo algumas repetições de 25 metros.

3ª - Em muitas provas, precisamos sair da água e contornar bóias na areia, para então partir para a segunda volta. Você pode treinar para uma prova com essa característica, fazendo séries longas (ex: 4x600m ou 3x800m) em ritmo de prova e ao invés de fazer o intervalo parado na borda, saia e dê uma volta correndo ao redor da piscina.

4ª - Como é permitido nadar na esteira de outros atletas durante as provas, procure fazer isso também em alguns treinos. Você aprenderá a nadar rápido poupando energia!

5ª - Como numa prova de triatlo as condições (correnteza, mar agitado, tumulto, entre outras…) são muito diferente das que você encontra na piscina, procure treinar valorizando o que você mais precisará ter: força! Então, utilize bastante o palmar e também o pullboy (que simula a flutuação obtida com o uso da roupa de borracha, liberada na maior parte das provas). Não se preocupe tanto com educativos e séries de pernadas, pois estes te ajudarão muito pouco durante a competição.

6ª - Procure nadar olhando para o fundo, pois isso eleva o quadril e melhora sua posição na água. Como no triatlo, não batemos muito as pernas (para evitar o desgaste), essa técnica pode ser eficiente!

7ª - Faça treinos em águas abertas com certa regularidade (se for possível), para treinar sua orientação, pois essa é a realidade das provas! Não adianta nadar bem se você não sabe para onde está indo!!!

Fonte: www.ativo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário