quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A Braçada do Nado de Costas

Nado costas é um dos estilos que pode ser utilizado em competições desportivas de . Caracteriza-se pela posição do nadador de costas para o fundo da , batida rápida de pernas e braçadas alternadas.

A braçada do se inicia quando a mão entra na água (fase da puxada), com o braço totalmente estendido, com a palma da mão voltada para trás e com a mão entrando na do prolongamento do ombro. É muito comum que o entre com a mão mais para dentro ou mais para fora desta linha, isto faz com que ao se aplicar a força na água, o quadril se movimente de forma errada, deixando o nado sinuoso, ao invés de rolamento teremos o quadril "dançando" de um lado para outro.
Nado de Costas
Quando a mão entra na água, deve-se afundá-la um pouco para se dar início à fase de propulsão do nado. Neste momento, o cotovelo se flexiona ligeiramente, colocando a palma da mão na posição de agarre.

Este movimento do cotovelo é muito natural portanto, em níveis iniciais de e em atletas jovens, não há a necessidade de se ou cobrar a "alavanca" pois, com o decorrer do , este movimento sai naturalmente. Caso isso não aconteça, cabe uma ligeira .

No costas, encontramos o mesmo do , um movimento de puxada, de repente se torna um movimento de empurrada e, neste momento há uma grande perda na potência, fato que deve ser minimizado com o .

Quando o cotovelo chega ao ponto máximo de flexão (90º), começa o movimento de empurrada que deve ser o mais forte e acelerado possível, terminando com a mão junto à coxa.
Novamente aqui, temos outro ponto de grande erro dos nadadores, que terminam a empurrada com a mão muito afastada da coxa, diminuindo a força da braçada no nado costas. É importante que os nadadores finalizem a mão junto à coxa, com o dedo mínimo voltado para cima, pronto para iniciar a fase de recuperação do nado.

Fonte: Esportes e Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário