sábado, 1 de junho de 2013

Manter as mãos abertas enquanto nada, pode garantir a você um tempo melhor





Fonte: Reprodução/PhotoXpress

Nadar com os dedos fechados, formando uma espécie de remo, é uma das regras básicas da natação. No entanto, cientistas da Duke University, na Carolina do Norte, chegaram à conclusão de que este não é o melhor método para ganhar velocidade dentro da água.
Manter os dedos abertos, como um garfo, permite criar uma corrente de água entre os dedos, permitindo que o nadador exerça mais força sobre a superfície e, consequentemente, nade mais rápido.

A matemática do nado

“É contrassenso o fato de que você deveria remar com um garfo e não com um remo”, disse Adrian Bejan, professor de engenharia mecânica da Universidade. Contudo, a física se encarrega da explicação.
Quando um objeto sólido passa por um líquido, a camada do líquido que tem contato com o objeto “gruda”, sendo levada junto com o objeto. Isso acontece quando a mão do nadador fica em forma de remo.
Técnica consiste em nadar com os dedos semiabertos. Fonte: Reprodução/GoSwim

Porém, quando se nada com os dedos levemente abertos, cada dedo ganha sua camada de água, criando uma espécie de luva invisível. Assim, é possível que o nadador tenha um desempenho melhor dentro da água, movendo-se com mais facilidade.

Teste você mesmo

Segundo Bejan, a abertura ideal dos dedos é de 0,2 a 0,4 vez o diâmetro do dedo. Com isso, o professor garante que a força exercida pelo nadador pode ser até 53% maior do que a produzida com os dedos fechados.
  • Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário