sábado, 2 de março de 2013

Condicionamento Físico Através da Natação


A natação, assim como qualquer outra atividade física, proporciona ao seu praticante níveis diferenciados de condicionamento físico geral. Estou me referindo à melhoria da capacidade cardiorrespiratória, diminuição dos percentuais de gordura, melhoria do nível de colesterol, além de trabalhar todos os músculos e articulações de seu corpo, proporcionando alongamento dinâmico, ou seja, em movimento.

Para termos ganhos relevantes de condicionamento físico seu corpo necessita estar sempre em adaptação ao treinamento proposto. As cargas e intensidades devem ser reajustadas constantemente para que não ocorra estabilização dos ganhos físicos e metabólicos aos treinos. Mas, como posso evoluir em um treino de natação?
Ao falarmos em treino, muitas pessoas se assustam e pensam em várias horas dentro de uma piscina, com treinamentos extenuantes como os realizados pelos atletas profissionais rumo aos Jogos Olímpicos. Acalme-se que não é bem por ai o rumo de nossa conversa.

Podemos trabalhar na natação ganhos de força, potência, velocidade, agilidade, coordenação motora e melhoria da condição fisiológica geral de seu organismo. Ao pensarmos em uma sessão de treino, que nada mais é que uma aula de natação, devemos levar em consideração alguns questionamentos. Dentre eles, o histórico do aluno, se ele já foi nadador, se busca a natação para competição, recreação ou melhoria dos níveis de saúde e se possui lesões que comprometam a execução, risco cardíaco ou problemas respiratórios, por exemplo. Com base nestas informações deve-se realizar um pequeno teste de condicionamento personalizado, que varia de aluno para aluno, objetivando o acompanhamento da evolução dos ganhos aeróbios e de força. 

Portanto, ao pensar em natação, não se veja treinando exaustivamente durante horas em uma piscina, mas sim se divertindo e adquirindo o beneficio por você estipulado. E lembre-se sempre de procurar bons profissionais para ter um atendimento técnico de qualidade e garantir a eficiência dos seus treinos.

Por Fabiano Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário