sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como usar o gelo nas lesões músculo-esqueléticas

A crioterapia (terapia do gelo ou utilização do gelo nas lesões) é muito utilizada nas afecções traumáticas, principalmente nas lesões músculo-esqueléticas. Ela pode ser chamada de uma modalidade terapêutica, já que é muito utilizada nas reabilitações e na MEDICINA ESPORTIVA.

A “terapia com gelo” tem como objetivo reduzir a dor, o espasmo muscular, fluxo sanguíneo local e regional, diminuir o metabolismo, causar uma hipóxia secundária, diminuir o processo inflamatório, reduzir edema, entre outros. A utilização do gelo nas lesões é muito antiga, dizem que antes de Cristo, o gelo já era utilizado para “analgesia”.

Mas o que significa crioterapia? Literalmente significa “terapia com frio”, isto é, aplicação terapêutica de qualquer substância do corpo, que remova o calor corporal para diminuir a temperatura dos tecidos. Sendo assim, todas as técnicas que se utiliza frio como massagem com gelo, crioalongamento, colocação de gelo nas lesões traumáticas e atraumáticas, são chamadas de crioterapia.
Se o gelo for utilizado de forma incorreta, sem conhecimento de seus fenômenos neuro-fisiológicos, musculares e vasculares, poderá ter conseqüências indesejáveis em seu tratamento.

» Utilização do calor e do frio


Utilização do calor:

· Alivia a dor
· Aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos
· Diminui a rigidez das articulações
· Melhora o espasmo muscular
· Melhora a circulação

A aplicação do calor promove alteração das propriedades físicas dos tecidos que compõem os tendões, cápsulas articulares e cicatrizes, melhorando suas respostas ao alongamento. Pode ser usado para um relaxamento muscular, por exemplo, em tensões, rigidez muscular.
Contra-indicação: Não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.

Utilização do gelo “crioterapia”:

· Diminui o espasmo muscular
· Alivia a dor
· Nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares,
etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias
· A quantidade de aplicação depende da lesão e o grau da mesma

Obs.: Há vários tipos de distúrbios onde o calor e o frio produzem efeitos semelhantes. O espasmo muscular que acompanha a hérnia de disco, lombalgias, cervicalgias, e problemas articulares podem ser reduzida por esses dois processos, tanto com calor quanto com o gelo.

Por: Dr Osmar de oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário