sábado, 13 de agosto de 2011

Quanto mais rápido você vai... mais relaxado você deve estar!

Quanto mais rápido você vai... mais relaxado você deve estar!

Por Alex Pussieldi
Publicado no site Best Swimming

Artigo do australiano Wayne Goldsmith no Swimming in Australia, Edição de Julho/Agosto de 2003

Natação é um esporte simples, saltar de um lado e sair do outro antes que qualquer de seus adversários. Na mais primitiva análise é um jogo de velocidade. Velocidade é o elemento mais crucial do esporte. É fundamental. O nadador que nadar mais rápido ganha a prova.
Mas isso é realmente simples? Nós sabemos que das análises biomecânicas de campeões em competições que nem sempre o mais rápido nadador vence. Muitas vezes o nadador mais veloz (que tem a velocidade mais alta) perde a prova por conta de sua dificuldade em saídas, viradas, chegadas e até mesmo técnica. Nós sabemos que muitas vezes o nadador mais rápido não vence por conta de seu controle psicológico para a prova.
Assim, depois de misturar técnica, treinamento, trabalho psicológico, flexibilidade, atitude e outros elementos do esporte caímos em uma questão: Quanto veloz você pode ir? Ou ainda o que é velocidade em natação?
Tecnicamente seria fácil responder é a velocidade que seu corpo se move através da água. Se você pedir a um jovem nadador que nade o mais rápido possível, ele vai movimentar os braços e pernas de forma bastante intensa, com muito esforço mas nada de velocidade. Eles se contraem todo, se batem, chegam a lutar contra a água, seguram a respiração, tudo com muito esforço mas nenhuma velocidade. Aí que chegamos a diferença entre esforço e velocidade. Grandes nadadores por conta disso, conseguem realmente trabalhar em velocidade real e com baixo nível de esforço.
Quando a sul-africana Penny Heins quebrou o recorde mundial dos 100 e 200 peito anos atrás, ela comentou: “Quando eu toquei a parede pensei que tinha feito algo em torno de 2:30 e me senti super fácil para a marca.”.
O australiano Michael Klim comenta sobre sua prova no Mundial onde bateu o recorde mundial dos 100 borboleta: “A prova por si só aconteceu. Foi exatamente como o Gennadi (Touretski seu treinador) havia dito, sem forçar nada”.
E realmente é assim. Ou seja, quando os nadadores sentem realmente a velocidade pura e real, eles se sentem quase que sem fazendo esforço.
Uma opinião bem interessante é do ex-campeão olímpico Carl Lewis que resume isso com: “Quanto mais rápido você for, mais leve e relaxado irás se sentir”.


A questão é como você vai relaxar se está tentando ir mais rápido?

  1. Longo, fácil, com estratégia e parciais, isso tudo irá desenvolver o senso de ritmo. Ao desenvolver o senso de ritmo e este passar a ser confortável, isso ajudará a você a criar a sensação de nadar relaxado. Quando a sua braçada, pernada e respiração estiverem coordenadas em ritmo, totalmente relaxados, você poderá pensar a tentar fazer isso de forma mais rápida. Aprender a nadar relaxado lento antes de tentar ir rápido é crucial.
  2. Técnicas de nado e educativos tem sido desenvolvidos para diminuir a resistência do seu corpo na água. A idéia é desenvolver qualidade com menor esforço.
  3. Trabalhar em MDS (Maximum Distance per Stroke) ou DPS (Distance per Stroke) é a prioridade. Os melhores nadadores do mundo conseguem manter seus estilos longos em alta velocidade, mesmo quando cansados ou em alta pressão. Isso tudo começa em aprender a utilizar menos braçadas no treinamento. No seu aquecimento, tente contar suas braçadas na primeira volta e daí passe a tentar fazer uma braçada a menos nas voltas seguintes, isso é só o começo...
  4. Tente o chamado Mini-Max treinamento. Mínimo número de braçadas com máxima velocidade. Tal técnica tem dado grandes resultados ao treinador Bill Sweetenham (que está na Inglaterra). Conte seus ciclos nos primeiros 50 metros e some com o tempo que realizar. Este total deve ser baixado, tanto no número de ciclos como na qualidade do seu tempo.
  5. Trabalhe sempre em manter os seus ciclos longos e fortes no treinamento. A cada série pergunte-se a si mesmo: “Será que posso fazer isso com menos braçadas?”.
  6. Desenvolva velocidade real em treinamento. Não espere pela competição para nadar rápido. Treine veloz para competir ainda melhor.
  7. A cada virada em treinamento é uma virada em competição. Cada saída em treinamento é uma saída de competição. Cada chegada deve ser executada com precisão e potência. Treine como você gostaria de competir.
  8. Educativos devem ser executados com precisão e 100% de concentração. Pense na sua técnica o tempo todo.
  9. Desafie a você mesmo para nadar mais rápido quando estiver cansado. Em treinamento, desafie você mesmo para fazer um tiro ao final do treino para tempo. Em competições, desafie a você mesmo nadando rápido nas eliminatórias e mais rápido ainda nas finais.
  10. Aprenda a conviver com a pressão. Saiba que em situações de tensão, seu corpo estará ficando pronto para fazer algo brilhante. Aprenda a curtir esta pressão!
Parte do processo de entendimento da diferença entre esforço e velocidade virá no polimento. É exatamente nesta época que os nadadores começam a se sentir “mais leves”, fáceis e nadarem em cima da água.     

Este sentimento vem com um pequeno esforço indicando que o nadador está preparado para a performance. E se o seu treinador na hora de explicar a série lhe pedir algo em torno de MÁXIMO ESFORÇO, sua resposta deve ser:
“Eu vou fazer isso com a velocidade máxima, mas vou estar relaxado e leve, com mínimo número de ciclos de braçadas, boa técnica e nadando perfeito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário