domingo, 28 de março de 2010

Como evitar lesões indesejadas

Caminhar, praticar esportes e, principalmente, se matricular em academias de ginástica são as atividades mais procuradas por quem quer manter a forma e perder peso. Entretanto, sem cuidados específicos especialmente com os ossos, articulações e ligamentos, muitas vezes os planos de uma vida mais saudável se transformam em dores e lesões nos joelhos, ombros e coluna, em consequência da sobrecarga de exercícios e da falta de uma orientação adequada.

Segundo observa o Dr. Rene Abdalla, ortopedista e coordenador do Instituto do Joelho do HCor – Hospital do Coração, “a ânsia de ter um corpo saudável a qualquer custo, e em um período de tempo reduzido, prejudica e muito a saúde. No HCor são atendidos aproximadamente 20 pacientes por semana com queixa de lesões causadas por exercícios mal praticados”.

O médico explica que entre essas lesões, as mais comuns são tendinite patelar e de Aquiles, inflamações articulares, estiramentos musculares e dores nas costas devido a postura errada. Para prevenir esses problemas, o Dr. Rene indica que, antes de iniciar qualquer atividade física, é importante procurar um médico ou profissional com experiência em traumas do esporte, para obter orientação sobre o exercício adequado para cada tipo físico.

É também aconselhável ampliar a carga e a frequência dos exercícios de forma gradativa. “O corpo não está acostumado com exercícios bruscos, pois é uma grande mudança, sem um período adequado para readaptação. Por isso o esportista deve ficar atento com a série de exercícios praticados na academia e procurar uma que melhor se ajuste a suas necessidades, de forma que não agrida o sistema músculo-esquelético”, enfatiza o Dr. Abdalla.

Outros cuidados importantes são alongar os músculos antes de iniciar os exercícios, calçar tênis adequado – especialmente quando for correr – e dar preferência a roupas feitas com tecidos que permitam uma transpiração mais leve (dry-fit). Ainda segundo o ortopedista, ao primeiro sinal de dor os exercícios devem ser interrompidos. Se a dor persistir mesmo em repouso, deve ser procurado o médico. Apenas um especialista fará a avaliação adequada e indicará o tratamento específico.

Fonte: website do HCOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário