segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

5 dicas para a primeira prova na piscina



Sua primeira prova na piscina já está marcada, mas você ainda sente dúvidas ou receios de como encará-la da melhor maneira possível? Fique tranquilo, pois isso acontece com muitos iniciantes. Para não atrapalhar a sua técnica, a largada e a respiração durante a prova, você precisa manter a calma e seguir algumas dicas para dar o seu melhor e concluir a prova. Te indicamos cinco delas:

1 – Treine com regularidade
O ponto de partida para um bom desempenho na hora da prova é tornar o treinamento algo prioritário em sua rotina. Treinar com regularidade, ou seja, pelo menos três vezes na semana, é essencial para te ajudar a extrair todos os benefícios do esporte, além de te fazer ir mais além na hora da prova.
Desta forma, tente organizar a sua agenda e coloque a natação como prioridade para os seus dias. Não pense, primeiramente, em quebrar recordes ou marcas pessoais, mas, sim, em manter a regularidade nos treinos. Além disso, concentre-se apenas em nadar de forma adequada e, principalmente, em se divertir com a atividade. Esqueça os outros compromissos enquanto estiver dentro da água.

2 – Faça acompanhamento nutricional
Saber qual a alimentação correta você deve seguir, antes e depois da prova, é fundamental para ter bons resultados. Por isso, fazer um acompanhamento nutricional irá te ajudar a comer corretamente, permitindo uma boa adaptação à água e uma recuperação mais rápida.
O ideal é que, antes de nadar, você consuma apenas alimentos de fácil digestão que não causem desconforto gástrico. Neste caso, os carboidratos devem compor de 55 a 65% da dieta: frutas, vegetais, pães, cereais, arroz, quinua, massas, milho, batata, aipim, inhame, já que o exercício prolongado reduz os níveis de glicogênio muscular.
Vale lembrar que não é porque o treino é na água que você não deve consumir o precioso líquido. Uma desidratação de apenas 2% já é capaz de prejudicar seu rendimento. Uma dica para antes da prova é: um suco de fruta ou uma fruta + sanduíche com queijo magro, ou pelo menos ingerir uma fruta ou barra de cereal.

3 – Descanse
Se você está seguindo corretamente a planilha de treinamento ou nada com regularidade, não dispense o descanso merecido. O ideal é que você faça uma sessão de massagem desportiva e, ao chegar em casa, após seu banho, uma sessão de aproximadamente 15 minutos de exercícios de alongamento.

4 – Acostume-se com os seus óculos
Apesar de parecer uma simples dica, acostumar-se com os seus óculos de natação antes da prova é primordial, pois a visão submersa ficará melhor para que você nade ainda melhor. Porém, leva alguns dias para que consiga se acostumar com o acessório. Então, durante os treinos, fixe-o bem aos seus olhos e use, na competição, o mesmo que usou para treinar. Verifique se ele está bem fixado ao seu rosto e de maneira confortável.

5 – Faça exercícios complementares à natação
Como a natação acaba exigindo de todos os grupos musculares, como pernas, coxas, pés, costas e braços, e fortalecê-los acaba fazendo diferença no desempenho. Nesse caso, a melhor opção para exercitar o corpo e complementar a natação é fazer treinamento funcional. Além de garantir força, o exercício dá resistência e agilidade para o nadador tanto de piscina, quanto de travessia.
Além de realizar exercícios complementares, não se esqueça de caprichar no alongamento. Como você estará em um meio (líquido), começar empolgado ou sem alongamento pode prejudicar a sua prova logo no começo. Independente de quantos metros você nada, o ideal é realizar um alongamento de, no mínimo, 10 minutos.

Fonte: Mariana Onis

Nenhum comentário:

Postar um comentário