segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

“A vida deveria ser uma celebração contínua, um festival de luzes por todo o ano. Somente então você pode se desenvolver, você pode florir. Transforme pequenas coisas em celebração… Tudo o que você faz deveria expressar a si próprio; deveria ter a sua assinatura. Então a vida se torna uma celebração contínua.”
Osho

Estudo feito na Bélgica mostra que ar poluído das grandes cidades é um dos maiores gatilhos para ataques cardíacos.

Estudo feito na Bélgica mostra que ar poluído das grandes cidades é um dos maiores gatilhos para ataques cardíacos


espirar ar poluído causa mais ataques cardíacos que usar cocaína, segundo revisão de estudos envolvendo 700 mil pessoas, publicada ontem no "Lancet". 

O trabalho, feito pela Hasselt University, na Bélgica, cruzou fatores de risco para infarto e a exposição da população a esses fatores.
É por isso que a poluição ficou em primeiro lugar. Individualmente, aumenta apenas 2,9 vezes o risco de infarto, em comparação com a cocaína (23 vezes).
 Mas, como a população toda é exposta à poluição, e apenas uma fração pequena usa a droga (0,04%), a poluição desencadeia muito mais infartos do que a cocaína.
O estudo também coloca em patamares semelhantes os riscos da poluição e de outros fatores mais conhecidos, como esforço físico e consumo de álcool e de café. 

Para o médico epidemiologista Luiz Alberto Pereira, do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, é esse o mérito do estudo. 

Segundo Pereira, a poluição não é valorizada como fator de risco e ainda há muito ceticismo a seu respeito."O estudo pode fazer com que os clínicos finalmente olhem para a poluição como fator de risco relevante para infarto. Não se pode mais menosprezar um risco de 7%, similar ao do álcool." 

Os gatilhos fazem a doença preexistente piorar ou se manifestar. No caso da poluição, a piora da qualidade do ar pode causar um infarto poucas horas depois da exposição em quem tem hipertensão ou problemas cardiovasculares. 

Mas mesmo pessoas saudáveis podem sofrer dano e ter o risco de infarto aumentado ao longo do tempo, principalmente se morarem em cidades como São Paulo, diz o pneumologista Ubiratan de Paula Santos, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Já aqueles que se protegem com medicamentos para pressão alta e se expõem menos aos riscos sofrem menos os efeitos dos gatilhos.




OUTROS FATORES
 
Ao todo, o trabalho revisou 36 pesquisas. A partir delas, foi feito um ranking de 13 fatores de risco que estimularam infartos uma hora ou dez dias depois do estímulo.
Alguns desses fatores são uso de maconha, emoções positivas e negativas, atividade sexual e refeições pesadas. O fumo passivo não foi incluído no estudo, mas os autores dizem que seus efeitos são similares aos da poluição ao ar livre, e há a evidência de que banir o fumo em lugares públicos reduziu as taxas de infarto em 17%.
O esforço físico, que pode proteger o coração se é feito com regularidade, é o segundo principal fator de risco, para quem é sedentário ou esportista de fim de semana.
Da mesma forma, o álcool, terceiro no ranking dos gatilhos, pode ser um fator de proteção quando consumido em pequenas quantidades. MARIANA VERSOLATO

Fonte: Folha de SP

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Modo de Vida Saudável

 

Esse é o MEU LOIRINHO e, seu MODO de VIDA SAUDÁVEL.
QUAL É O SEU ????

Modo de Vida Saudável

Esse é o Mateus Mazzaferro aluno do curso de natação Acqua Teen do São Paulo Futebol Clube.
Além de um ótimo nadador ele também pratica outros esportes entre eles o tênis.

É isso aí Mateus, mantenha-se saudável sempre!!!

Se você também quér aparecer aqui praticando seu modo de vida saudável, envie sua foto, nome e e-mail e apareça em Nadadores Instantâneos.

Torneio Início - Pinheiros

Olá Pessoal!

Parabéns aos atletas que estiveram representando o SPFC neste fim de semana 19 e 20 de fevereiro, no clube Pinheiros.
Os resultados foram ótimos.

Muitas medalhas e boas colocações deram ao Clube o

3º Lugar no Feminino, 12º Lugar no Masculino e 4º Lugar no Geral.

É isso aí, começamos o Ano muito bem...


Até mais,

Adriana


Eu falei que esse ía ser "O ANO" !!!

PARABÉNS GALERA, até 20/03 no Paineiras.

Ana Cristina.

Diabetes - Quais são os alimentos recomendados?

Este post é apenas informativo, para um cardápio personalizado adaptado de acordo com suas necessidades específicas consulte um Nutricionista!




  • Diariamente consuma verduras, legumes, frutas, leguminosas, cereais, carnes magras, leite e derivados desnatados;
  • Não pule as refeições (café da manhã, almoço e jantar), e faça pequenos lanches nos intervalos dessas refeições;
  • Para substituir o açúcar comum quando necessário opte por adoçantes artificiais, mas não abuse do adoçante artificial;
  • Não abuse de alimentos diet ou light;
  • Evite doces, açúcar, mel, refrigerantes, sucos artificiais com açúcar e bebidas alcoólicas;
  • Nas compras sempre leia o rotúlo dos alimentos verificando se não contem açúcar (sacarose e glicose)
Além dos alimentos recomendados é de extrema importância a atividade física, peso adequado e o controle da glicemia, por isso procure o médico e nutricionista.

 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cada pensamento é uma causa e cada condicionamento é um efeito



"Quando você diz repetidamente aos outros que não é capaz de alguma coisa, sua mente subconsciente aceita isso e providencia para que não consiga alcançar ou realizar. Mude seus pensamentos e mudará seu destino".Joseph Murphy


Certa vez, Caruso, o grande tenor, foi assaltado pelo medo do palco. Contou que sua garganta ficou paralisada pelos espasmos causados pelo medo intenso, o qual lhe contraía os músculos da garganta. O suor começou a correrlhe copiosamentepelo rosto. Estava envergonhado porque em poucos minutos
teria de entrar em cena. No entanto, tremia de medo. E disse: "Vão rir de mim. Não posso cantar." E, então, na presença das outras pessoas que se encontravam nos bastidores, Caruso gritou. "O Pequeno Eu quer estrangular o Grande Eu que há dentro de mim."
E acrescentou para o Pequeno Eu: "Afaste-se, pois o Grande Eu quer cantar por meu intermédio."

O subconsciente de Caruso reagiu, libertando as forças vitais que existiam dentro dele. Quando chegou a hora de entrar em cena, Caruso caminhou para o palco e cantou gloriosa e espetacularmente, eletrizando a assistência.

Quando isso acontece você pode falar, como Caruso, em tom imperativo e com um profundo senso de autoridade, às emoções irracionais geradas nas profundezas da sua mente da seguinte maneira : "Fiquem quietas. Contenham-se, tenho tudo dominado. Devem obedecer-me. Estão sujeitas ao meu comando. Não podem intrometer-se onde não são chamadas."
 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Primeira Etapa do Circuito Paulista de Travessias- Ibiúna

Domingo dia 20 de fevereiro em Ibiuna foi realizada a primeira etapa do circuito paulista de travessias.
O São Paulo Futebol Clube esteve presente como sempre, representado pelos seguintes atletas, cada qual dentro de sua faixa etária:
Categoria 1.000 metros

Silvio Labate-  Tempo  22minutos e 46 segundos
Rogério Pinheiro- 22:58
Alvaro Lana- 23:17
Marcia Suda- 28:33
Antonio Joaquim- 28:56
Celina Rodrigues- 28:58
Marcia Lacerda- 29:34

Categoria 3.000 metros

Bruna Suda- 39:44
Silvio Labate- 42:20
Alexandre Campos- 45:30
Celina Rodrigues- 52:44
Marcia Lacerda- 54:16

E, acompanhando -a Equipe, a técnica Adriana .

Parabéns a todos os participantes em especial a família Suda Rodrigues que está voltando ao torneio.
E, que mais nadadores do SPFC juntem-se a nós nesse divertido e saudável circuito!!!

A próxima etapa será dia 27/03 9h:30 em Bertioga, Canto do Indaiá.
Maiores informações: 11 55754958

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O primeiro dia do resto de nossas vidas

Fim de jogo. Ronaldo, o Fenômeno, parou de jogar Futebol. É o fim da carreira de um dos maiores ídolos do Esporte em todos os tempos. O ícone da era do Marketing Esportivo global, o maior artilheiro de todas as copas do mundo. Um romance épico, recheado de momentos de superação e êxtase, que seria surreal demais para a ficção. Mesmo mal assessorado fora de campo, Ronaldo sempre respondeu em campo às críticas e dúvidas. Ao contrário do que se possa pensar, fez o que fez pelo seu talento único e carisma irresistível, que o transformaram no garoto-propaganda dos sonhos da indústria do Esporte. O tempo parou. A partir de agora, Ronaldo viverá na memória daqueles que tiveram o prazer de vê-lo jogar e das histórias que temos para contar. Eu, por exemplo, nunca vou me esquecer daquele 7 de julho de 1998, em Marselha. No estádio Velodrome - nome que já deveria prever o que aconteceria naquela noite - Ronaldo corria em movimentos circulares, com impressionante velocidade e habilidade. E todo o time da Holanda atrás dele. Algo que a TV jamais conseguiria mostrar. A melhor partida que já vi - e provavelmente verei - alguém jogar. E o que dizer daquele gol arrasa-quarteirão pelo Barcelona ou dos dois marcados na final de 2002? Nada menos que os primeiros (e únicos) gols brasileiros em finais de Copa desde 1970. Mas, este dia, de perda irreparável para quem ama e vive do Esporte, traz um misto de dor e satisfação. Hoje, é o dia da morte do atleta e nascimento do mito. Um mundo sem balança, adversários ou críticos. Para quem pensa que acabou, prepare-se, pois este é apenas o início dos dias de um artilheiro imortal.

Por: Marco Antonio Siqueira

TRABALHO em EQUIPE !!!!

Oi Turma,

Nadadores Instantâneos está se unindo a Via Vital e O Mundo Lúdico das Cores, para levar até você, qualidade de vida, saúde e bem estar, entretenimento e lazer da melhor qualidade.

VIA VITAL é uma consultoria em atividade física, saúde e bem estar- wellness.

Seus profissionais capacitados e registrados no Conselho Regional de Educação Física, oferecem os  serviços na área de Natação, Hidroginástica, Ginástica Localizada, Atividades voltadas para Melhor Idade,  Avaliação Física, Condicionamento Físico, Introdução a Corrida e a Caminhada, Personal  e, muito mais.

Sua proposta:

Elabora e Ministra, de acordo com seus objetivos, aula-treino individualizada.

 Acompanha sua evolução com registros e avaliações.

Orienta sobre cuidados, novidades, nutrição, lazer e bem estar.

 Proporciona maior qualidade de vida através da prática de atividade física orientada por profissionais
formados, promovendo o aumento da resistência física, da força muscula e da flexibilidade, elevação da auto estima, do humor e a redução de peso junto com o nível de stress do organismo!!

O MUNDO LÚDICO DAS CORES é uma consultoria  voltada para Recreação em Festas Infantis.

Conta com uma equipe de monitores formados  e capacitados para divertir seus convidados e, tornar sua festa INESQUECÍVEL !!

Seus pacotes vão desde Maquiagem Artística, Pintura de Unhas, Penteados Diversos,Camarim Fashion, Recreação, Escultura com Balões, Tatuagem de Henna até DJ e Oficina de Artes.

Temos certeza de que nossas parcerias irão agradá-los e contamos com suas sugestões.

VIA VITAL-  anaceamaral@ig.com.br
          fones- 37515674 e 81046401

O MUNDO LÚDICO DAS CORES- monica.leal3@terra.com.br
         fones- 56606871 e 79780505
BLOG: omundoludicodascores.blogspot.com

BOA SEMANA !!!  Ana Cristina.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

TRIATHLON INTERNACIONAL de SANTOS

Reinaldo Colucci e Carla Moreno venceram hoje, de ponta a ponta, a vigésima edição do Triathlon Internacional de Santos.
Com uma performance incrível,  mostraram que já estão afiados para a briga por uma vaga olímpica .
E842EBE1 6A26 4131 B6BB FD132BCE3F330 Reinaldo Colucci e Carla Moreno vencem Triathlon Internacional de Santos

 
Resultados

Masculino

1. Reinaldo Colucci
2. Guilherme Manocchio
3. Chicão Ferreira
4. Marcos Ornellas
5. Santiago Ascenço

Feminino

1. Carla Moreno
2. Vanessa Gianinni
3. Carolina Furriela
4. Fernanda Garcia
5. Ariana Monticeli

Se Ligue, Travessia dos Fortes 2011


 


A Travessia dos Fortes será realizada no dia 03 de abril no Rio de Janeiro. A prova tem o percurso de 3,8km para os atletas da elite (já que o funil fica no mar) e 4km para os amadores já que a chegada é na areia.

Inscrição:

Fiquem atentos pois, as cerca de 2.500 vagas acabam em torno de até 48 horas da abertura da inscrição que é realizada via internet.

O site do evento é www.travessiadosfortes.com.br as inscrições serão abertas no ínicio de março.

 
O percurso consiste em 06 bóias durante o trajeto e uma grande raia colocada durante todo o trajeto. Não é permitido nadar do lado de dentro da raia, ou seja, com a raia beirando o seu ombro direito, se fizer isso será desclassificado da prova.
 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Primeiras Provas do ano. Natação Master SPFC

Pessoal, dessa vez não poderei estar com vocês, mas tenham certeza que estarei torcendo , mesmo distante, por vitórias e superações. Tirem muitas fotos para eu pôr no blog e divirtam-se muito.
Estou muito orgulhosa pela premiação dos TOP 5 e sei que o mesmo acontecerá esse ano.
Domingo na travessia, arrasem...

BOA SORTE , CALMA e CONFIANÇA SEMPRE !!!!

TIA ADRIANA, PARABÉNS MUITAS FELICIDADES
                    OBRIGADA POR TUDO

                                                                       Ana Cristina.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Alimentação X Natação


Nós já sabemos que para qualquer prática de exercício físico uma alimentação saudável, balanceada faz toda a diferença nos efeitos, e na natação não é diferente para obtermos bons resultados tanto para o corpo estético quanto para o desempenho como atleta.

Alguns pontos são cruciais para qualquer momento e manutenção do corpo como: Refeições feitas em intervalos de 3 a 4 horas, atenção as grandes refeições que não devem ser substituídas e precisam ser compostas de nutrientes e equilibradas, quanto aos macronutrientes que são os carboidratos, proteínas e lipídeos, ingestão de água recomendada para o dia, evitar alto consumo de frituras, açúcar entre outros.
A natação apresenta alguns pontos que devemos intensificar para com isso termos eficiência em todo o processo.

A quantidade de carboidratos precisa ser melhor ofertada, alguns estudos indicam até 60% da refeição sendo desse macronutriente pois é ele que fornece energia mais eficiente aos músculos, sendo assim, são essenciais para os praticantes da natação. Na ingestão devem estar presentes: pão, cereais, arroz, massa, pão de forma, frutas e vegetais.

Antes do treino indicamos evitar uma hora antes o consumo de gordura e até mesmo proteína, o ideal é comer uma hora antes carboidratos simples como um copo de suco, torradas ou até mesmo uma fatia de doce. Indicamos de 300 a 500 gramas de carboidrato por dia aos praticantes dessa atividade.

A sensação de sede pode ser menos perceptível nos atletas de esportes aquáticos. No entanto, os riscos de desidratação são grandes, se não houver uma reposição hídrica constante. Apesar de muitos atletas só consumirem líquidos quando tem sede, uma dica é deixar sempre uma garrafinha na beira da piscina para aumentar a frequência de consumo. Bebidas esportivas são mais indicadas para a hidratação de um nadador, pois a reidratação acontece de forma mais rápida.


Após o treino o ideal é uma refeição completa onde contenha carboidrato, lipídeo e proteínas para reposição do que foi perdido, lembrando que mesmo após a atividade física nosso organismo continua trabalhando, principalmente músculos. Agora uma dica: um nadador dentro dos 30 minutos do treino precisa ingerir carboidratos, indicamos uma média de 70 gramas, após isso de 2 a 4 horas dali para frente sempre ingerir de carboidrato 75 a 100 gramas. Novamente é bom reforçar que após o treino também há necessidade de reposição de liquido, digamos que 3 copos cheios de água para cada 500gr perdidos, por isso é importante se pesar antes do exercício e após ele. Isso ajudará a repor níveis de energia muscular (glicogênio) antes do próximo evento ou exercício. Caso contrário, poderá levar 24 horas para reabastecer os músculos.

Em casos de competição reforçamos o uso de carboidratos durante a atividade e a reposição de água, o que é muito difícil ao nadador, pois geralmente só toma água quando sente sede. Geralmente por ser um esporte aquático, muitos pensam que não há transpiração excessiva, mas isso é um engano e precisa ser resposto para não prejudicar o desempenho.

A dieta compromete o desempenho aos praticantes de natação. Fazer escolhas sábias na alimentação proporcionam aos músculos o combustível apropriado e permite que você treine mais tempo e em melhores condições.

Fonte: www.nutricionistasdeplantlao.com.br

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Triathlon Internacional de Santos

A primeira grande prova do circuito nacional de Triathlon será no próximo domingo (20/02), o tradicional Triathlon Internacional de Santos. No 20º aniversário da prova, o Internacional ficou só no nome e a disputa será entre alguns dos principais atletas nacionais.

No masculino, o grande favorito é o atleta olímpico e de multi-distâncias, Reinaldo Colucci. O bicampeão (2009-2010), busca o terceiro título consecutivo. Fabio Carvalho, tricampeão do Troféu Brasil de Triathlon (2007 a 2009), e vice-campeão ano passado, quer o seu primeiro título na disputa. Essa será uma das poucas oportunidades de vermos Fabio em provas sem vácuo este no, pois seu foco são as provas da ITU, visando a vaga olímpica em Londres 2012.

DSCF0495 520x347 Os favoritos do Triathlon Internacional de Santos: participe da enquete
Fabio Carvalho e Reinaldo Colucci protagonizaram a disputa no ano passado
Ainda entre os homens, outro campeão do Troféu Brasil estará presente: Santiago Ascenço.

Considerado um dos melhores atletas de provas sem vácuo, Santiago tem uma corrida fortíssima, mas precisa nadar bem para não gastar muita energia buscando os líderes na bike. Da mesma cidade de Santiago, Goiânia, temos o grande nadador Rafael Brandão, que promete puxar o pelotão na água junto com o mineiro Luiz Francisco Ferreira, o Chicão.

De Santos, temos Fred Monteiro e Luizinho Avelino, dois ótimos nadadores e conhecedores das provas de Santos. A grande ausência entre os santistas é o campeão do Troféu Brasil de Triathlon 2010 e triatleta olímpico Paulo Miyashiro, que se recupera de problemas com uma virose.

Outros nomes fortes na prova são Guto Antunes, Felipe Manente, Danilo Pimentel, Carlos Rodrigues, Felipe Guedes, Iuri Josino e o lendário triatleta Marcus Ornellas, um dos maiores nomes de todos os tempos no Triathlon nacional.

Amanhã divulgaremos os nomes da categoria feminina.

Alimentação à base de fibras reduz risco de morte em 22%, diz estudo

Nutriente é encontrado em nozes, legumes, cereais integrais, frutas e vegetais
Do R7
 
Comer bastante fibra ajuda a prevenir contra doenças cardiovasculares, infecciosas e respiratórias, reduzindo, desta forma, o risco total de morte em até 22%. Esses são os resultados preliminares de um estudo feito nos Estados Unidos e que será divulgado na revista da Associação Médica Americana.
 
Pesquisadores americanos do Instituto Nacional do Câncer avaliaram informações sobre 219.123 homens e 168.999 mulheres, que responderam um questionário sobre alimentação no início do acompanhamento, entre 1995 e 1996, e foram reavaliados nove anos depois. Nesse tempo, morreram 20.126 homens e 11.330 mulheres.

As fibras são nutrientes que não são digeridos pelo organismo e que não possuem calorias. Elas são encontradas em nozes, legumes, cereais integrais, farelos, pão integral, frutas e vegetais. De acordo com Yikyung Park, um dos autores do estudo, o consumo diário de fibras pelos participantes do estudo variou entre 13 g a 29 g para os homens, e 11 g a 26 g para as mulheres.

Os resultados mostraram que os que consumiram mais fibras (20% entre todos os voluntários) tiveram um risco de morte 22% menor na comparação com aqueles que comiam menos o nutriente.

Os pesquisadores afirmam que uma série de estudos já vem demonstrando os benefícios das fibras contra doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade. Segundo Park, a fibra auxilia na digestão, reduz o nível de colesterol, melhora os níveis de glicose e da pressão, diminui inflamações, entre outros benefícios.

O recente estudo americano demonstrou ainda que o risco de desenvolver uma doença cardiovascular, infecciosa ou respiratória, entre aqueles que consumiram a maior quantidade de fibras, diminuiu de 24% a 56% nos homens, e de 34% a 59% nas mulheres.

- Uma dieta rica em fibra alimentar pode proporcionar benefícios significativos para a saúde.

A distribuição gatuita de remédios contra hipertensão e diabetes começou nesta segunda 14/02


Começou nesta segunda-feira (14) a distribuição gratuita de remédios contra hipertensão e diabetes. O portador das doenças precisa apenas se dirigir a uma das 221 drogarias baianas conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular, com a receita médica, a carteira de identidade e o CPF.
Antes da medida, anunciada no início de fevereiro, 90% do valor dos medicamentos eram pagos pelo governo e o cidadão arcava com o restante. A medida vai permitir ao governo um melhor controle na distribuição de medicamentos, já que em cada retirada ficará registrado o nome do médico, do vendedor e do beneficiado. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos de todo o país devem ser beneficiados com a medida.

Diabéticos e Hipertensos: Veja lista de 14 remédios que vão ser entregues de graça.

Na lista dos remédios que serão oferecidos estão:

1. Atelanol 25mg;
2. Captopril 25mg;
3. Enalapril 10 mg;
4. Enalapril 20mg;
5. Furosemida 40 mg;
6. Glibenclamida 05mg;
7. Hidroclorotiazida 25mg;
8. Metformina 500 mg;
9. Metformina 850 mg;
10. Metildopa 250 mg;
11. Metildopa 500 mg;
12. Nifedipina 20 mg;
13. Propanolol 40 mg;
14. Verapamil 80 mg.

Cesar Cielo monta grupo de alto nível para treinar

São sete nadadores e técnicos, com planejamento fechado até a Olimpíada do Rio-2016

Denise Mirás, do R7
Paulo Liebert/AEPaulo Liebert/AE
Cesar Cielo anunciou nesta terça-feira a equipe de natação de alto nível, com sete atletas e comissão técnica por enquanto bancada por eles mesmos, com projeto que vai até a Olimpíada do Rio de Janeiro-2016
 
Faz uma semana que Cesar Cielo, campeão olímpico e mundial, está treinando na piscina do COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa), no Ibirapuera, com mais seis nadadores e sob a orientação do técnico Alberto Silva, que deixou o clube Pinheiros depois de 26 anos. É um grupo focado na excelência do esporte, com metas para a Olimpíada de Londres-2012 e planejamento “fechado” até a do Rio de Janeiro-2016.
 
Foi o próprio Cielo quem anunciou o projeto PRO 16 – Projeto Rumo ao Ouro em 2016 na tarde desta terça-feira (15), no próprio COTP ao lado do treinador e seu assistente Felipe Domingues, dos atletas André Schultz, Leonardo de Deus, Nicholas dos Santos, Henrique Rodrigues, Tales Cerdeira e Vinícius Waked, mais Paulo César Marinho, encarregado da área de biomecânica/estatísticas, e o médico Gustavo Magliocca.

O PRO 16 inicialmente será bancado pelos próprios atletas, com parte de salários e patrocínios. A captação de patrocinadores e recursos via lei de incentivo fiscal, além do gerenciamento do projeto está a cargo do Instituto Cesar Cielo, que agora se abrirá do trabalho social para também do esporte de alto nível.
O lançamento do grupo foi feito agora em fevereiro e antes da captação de verba – ou da confirmação de apoio do Ministério do Esporte (“Como o dinheiro vai chegar eu não sei; eu só seu nadar!”, diz Cielo) - pela necessidade de se iniciar o trabalho específico para a Olimpíada-2012, que já é daqui a 18 meses, como lembra o nadador.

Fundamental é o técnico

A peça chave para a decisão de Cielo quanto a treinar em São Paulo foi o técnico Albertinho Silva, com quem trabalha desde que tinha 16 anos – fez 24 em 8 de janeiro.

Depois de um primeiro semestre com resultados abaixo das expectativas – em Auburn, nos Estados Unidos, o técnico australiano Brett Hawke passou a treinador principal da equipe da universidade –, Cielo treinou apenas nove semanas com o técnico brasileiro e foi com a equipe brasileira competir no Mundial em Piscina Curta (de 25 metros) de Dubai, em dezembro. Os resultados foram até melhores do que esperava – explicou o nadador, recordista mundial dos 50 m e dos 100 m livre (20s91 e 46s91) em piscina olímpica (de 50 metros).

- Foi um sucesso, com pouco tempo de treino. O Albertinho me passa confiança. Aqui no Centro Olímpico temos uma piscina coberta e aquecida excelente, que descobri quando gravei o comercial do Avanço. Temos as condições de horários. E em São Paulo estou mais perto da família, dos amigos.

Escolhidos a dedo

Os atletas foram convidados pelo próprio Cielo e o grupo é pequeno, como explica o técnico Albertinho, para que seja possível trabalhar em alto nível, com atenção total para os nadadores, especialmente o campeão olímpico e mundial.

- São nadadores formados, que integram equipes brasileiras, e que foram chamados por índice técnico, pelo comprometimento com o projeto e pela afinidade entre eles.

Na verdade houve “repatriamento” de alguns, segundo Cielo.

- O André estava em Michigan; o Vinícius, no Arizona. Fomos para os Estados Unidos mais ou menos na mesma época, evoluímos lá e queríamos voltar e trabalhar adequadamente aqui.

Por mais profissionalismo

Cada nadador continuará nadando por seus respectivos clubes e comprometido com patrocinadores pessoais, continua Cielo, “apenas treinando juntos”.

- Estou confiante no trabalho que vamos fazer. De qualidade máxima e para mostrar que é possível fazer as coisas no Brasil. É o início de um profissionalismo maior da natação no país. Vamos ser pioneiros nisso. No nosso grupo, cada um tem suas metas: eu vou trabalhar pelo bi olímpico em 2012, quem sabe pelo tri em 2016 [o brasileiro foi campeão olímpico dos 50 m livre em Pequim-2008].

Cielo ainda assinala que deixou os treinos nos Estados Unidos para trabalhar no Brasil “por puro feeling”.
- É preciso buscar o melhor do mundo para você. E para mim, hoje, é o Brasil. Com o Albertinho. Tenho mais segurança.

Cesar Cielo já está à vontade no Centro Olímpico. Até com as crianças que treinam no local, que estão “frenéticas”, segundo o técnico Albertinho.

Motivação para as crianças

É o nadador quem conta como está sendo dividir o tempo da piscina – pública - com a garotada.
- Outro dia um garoto chegou para mim, no fim do treino e disse que até pensou em pedir um autógrafo. Mas sabia que eu estava no meio de uma série. E, depois, que eu estava com uma cara tão cansada... A gente se entende!

Cielo sabe que é uma motivação enorme para as crianças, da mesma forma que foi Gustavo Borges, quando deixou sua casa – em Santa Bárbara d´Oeste para treinar no Pinheiros, em São Paulo, em 2003.

Saiba como a água pode ser sua aliada na perda de peso

 
Além de cumprir uma extensa lista de funções vitais ao organismo, a água desempenha um papel fundamental na manutenção e perda de peso. Segundo a nutricionista da Vitta Exercício e Clínica de Saúde, Denise Pinto, quando combinada a bons hábitos alimentares, a água pode ajudar a aumentar massa muscular e traz sensação de saciedade, evitando que se coma demais.

De acordo com a especialista, aliada à alimentação saudável e à prática de exercício físico, a água consumida adere ao compartimento intracelular do músculo, resultando no aumento da massa muscular.

— Isso faz com que a nossa taxa metabólica basal (quantidade de calorias que o corpo utiliza em repouso para o funcionamento dos órgãos) aumente. Ou seja, vamos queimar mais calorias quando estivermos em repouso — explica Denise.

Segundo ela, confundir sede com fome é muito comum, e a maioria das pessoas opta por comer ao invés de beber um copo de água. Por isso, ela recomenda:

— Sempre que você sentir aquela fome de repente, beba água para ver se não é sede.

Esse hábito promove ainda uma maior sensação de saciedade. Ter uma garrafinha de água por perto, e beber com frequência evita que você busque um doce ou outro alimento calórico.

Preferir a água gelada também é uma forma de queimar calorias. Segundo a nutricionista, o organismo precisa trabalhar mais para que a temperatura corporal seja restabelecida.

— Entretanto, a queima é mínima, em torno de uma caloria por litro de água ingerida. Por isso, devemos tomar bastante água ao longo do dia — orienta Denise.

No entanto, conforme a especialista, existem alguns momentos em que a água pode mais atrapalhar do que ajudar. É o caso das refeições, quando o consumo deve ser moderado.

— Nas refeições, como o almoço e jantar, consumimos alimentos ricos em proteínas, fibras e carboidratos. Quando ingerimos muito líquido junto, o nosso estômago tende a aumentar. Esse aumento faz com que possamos comer cada vez mais, aumentando assim o peso.


PREJUÍZOS DA FALTA DE INGESTÃO DE ÁGUA

:: Dificulta a regulação da temperatura corporal

:: Reduz a lubrificação das articulações

:: Compromete o transporte de vitaminas e minerais para as células

:: Dificulta o trabalho dos rins que filtram as toxinas do nosso organismo

QUAL A QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA DE ÁGUA?

:: Recomenda-se que para cada 1000kcal devemos ingerir um litro de água. Ou seja, se tenho uma dieta de 2000kcal, devo então ingerir 2 litros de água/dia.

Por: Portal da Educação Física

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

6 Poderosos Alimentos Que Deixam Seus Dentes Mais Saudáveis

Seis poderosos alimentos que deixam seus dentes mais saudáveis
Veja como alguns alimentos ajudam a manter os dentes saudáveis e o sorriso branco e brilhante:

1 – Maçã: a fruta é doce, mas não grudenta. Além disso, aumenta o fluxo de saliva, que é a melhor defesa natural contra cáries e doenças da gengiva.

2 – Cenoura: legumes crocantes limpam e estimulam a gengiva, ajudando a eliminar as partícular alimentares. Fora isso, alimentos ricos em fibras têm um efeito de limpeza e estimulam o fluxo de saliva, eliminando as bactérias e mantendo a boca hidratada.

3 – Queijo: um pedaço pequeno de queijo consistente faz bem para os dentes. O alimento tem cálcio e outros minerais, fortalecendo os dentes. Ele também produz saliva, o que neutralia o nível do pH na boca. Isso significa que boca fica menos ácida e, portanto, menos propensa à deterioração dos dentes.

4 – Chocolate amargo: pesquisadores descobriram que extrato de cacau é melhor para a proteção dos dentes do que o flúor. Uma substância chamada teobromina ajuda a enrijecer o esmalte dos dentes, tornando-os menos suscetíveis à deterioração.

5 – Cebola: o alimento contém compostos antibacterianos poderosos para o combate de cárie.

6 – Uva-passa: estudo realizado na University of Illinois, em Chicago, descobriu que uva-passa contém ácido oleanólico, um fitonutriente que inibi o crescimento de bactéras orais, que desencadear cáries e problemas na gengiva.

Fonte: M de Mulher

 

20coisas que seu parceiro de treino não te dirá


20 - Quando estiver correndo na rua, pare de correr no mesmo lugar nos faróis fechados, você parece um idiota.

19 - Existem pelo menos 2 músicas embaraçosas no ipod de todo mundo, portanto pare de dizer que não sabe como elas foram parar na sua playlist. Simplesmente assuma seu amor pelo Supertramp.

18 - Todo mundo fez xixi na piscina em algum momento. Todo mundo. Qualquer um que disser o contrário está mentindo. O mesmo vale para a largada única na natação em águas abertas. Existe uma razão para a água estar morninha naquele momento.

17 - Por favor, limite-se a no máximo 2 dispositivos eletrônicos quando for correr e esconda bem os fios. Fica ridículo aquele monte de fio pendurado saindo de você.

16 - Fora da sua turma de corrida, ninguém se importa se você fez um puta treino de 15k de corrida hoje de manhã. Não tente enfiar esse assunto em todo papo que você tem no seu grupo de trabalho, na escola, nas compras, no banco, no FaceBook...

15 - Nunca use o capacete aero (gota) quando for pedalar em pelotão, a não ser que você queira fazer papel de bobo.

14 - O mesmo vale para combinar a mesma cor dos pés a cabeça e com a sua bike.

13 - Homens peludos de bermuda de ciclismo branca ou transparente deveriam ser aprisionados em gaiolas e enviados para o circo dos horrores da Romênia.

12 - Na piscina, por favor, use maiô ou sunga apropriados, veja se a lycra já não está transparente. Ninguém merece dar de cara com cenas dantescas ao emergir de um tiro de 200m pra morte. É morte certa.

11 - Óculos de natação gigante ou que parece uma máscara de mergulho é assinar atestado de prego. Fica rrrridículo. Compre um óculos normal e, de quebra, melhore sua performance em pelo menos 10seg no tiro de 100m. Sério.

10 - Todo mundo se espanta quando vê suas próprias fotos de corrida online. Você fica assim, com essa cara torta e com essa pança solta quando corre? Sim, fica. Sinto muito.

9 - Não critique a dieta, treino, estilo de vida de ninguém, a não ser que aceite, numa boa, críticas em retorno.

8 - Gabar-se parte 1: se você estiver com atletas que saibam mais do que você, não finja saber tanto quanto (ou pior, mais do que) eles. Simplesmente escute.

7 - Gabar-se parte 2: não existe tempo de expiração para um PR (personal record). Mas a não ser que seja um record mundial, o tempo para se vangloriar de um PR expira em 5 anos.

6 - Gabar-se parte 3: batalhar por um objetivo e chegar lá é OK, mas até alcançá-lo, fique de boca fechada.

5 - Não use os treinos de ciclismo em grupo para disputar a posição de macho alfa, é perigoso e você já está (ou deveria estar) numa escala evolutiva superior a esse tipo de estratagema.

4 - Na natação, se tiver 10 tiros de 100m, por exemplo, não faça os 9 primeiros 30seg acima do seu tempo para poupar energia e bater apenas o último tiro na frente de todo mundo. Macho alfa aquático é tão ou mais patético que o do ciclismo.

3 - Você começou a treinar triathlon esse ano, completou seu primeiro short em abril e em novembro quer fazer um Ironman: grande coisa, nos EUA tem uma freira de 80 anos que também completa um Ironman em 16h59min. Mas sem cãimbras.

2 - Cuidado com os tipos de alongamento que você faz, aonde e na frente de quem você os faz, algumas posições são desagradáveis de serem assistidas, outras queimam o filme para sempre.

1 - Mesmo que seu parceiro de treino seja mais rápido do que você não se diminua nem blasfeme, pode ser, e é bem provável mesmo, que essa pessoa admire algo em você: sua atitude positiva, seu bom humor, sua persistência, seja lá o que for, aceite. Há uma boa razão para a pessoa continuar treinando com você, seu ranzinza.

Triathlon sem mistérios – pequeno glossário para não triatletas


 

Caros leitores, como este blog não é lido exclusivamente por triatletas e suponho que muitos devam ter dificuldades para entender os textos aqui postados, decidi, para dirimir as principais dúvidas, escrever um pequeno glossário com os termos básicos, porém fundamentais, para a compreensão do nosso amado esporte.

Alfa. Tipo de macho da espécie humana com alta incidência no grupo de triatletas. Costumam andar em bando e disputar a liderança dos treinos, causando, muitas vezes, a dissolução dos pelotões (vide). Desaparecem durante as competições.

Alimentação de treino. Lanche que seu filho leva pra escola e que você tem vontade de comer mas não tem mais idade para isso, os triatletas consomem, sem constrangimento, antes durante e depois do treinos: bisnaguinha com geléia, melzinho, todinho, bananinhas, entre outros.

Alvará. Permissão concedida pelo cônjuge do triatleta para participar dos treinos longos de final de semana. Obs.: Às vezes o triatleta, não requisitando o alvará com a devida antecedência, arrisca-se a treinar sem ele. Isso pode ter conseqüências matrimônio-judiciais gravíssimas.

Bento box. Pequena bolsinha que fica presa ao quadro da bike onde pode ser colocada a merenda e outros objetos. Costuma ficar melada com os restos de lanche (tal qual a lancheira de seu filho) e, além disso, adquire um odor característico em função da combinação com o suor depositado durante os treinos.

Bomba. Encontrada em dois modelos: de pé e manual, é um objeto que tem a função de encher as câmeras das bicicletas e que o triatleta sempre se esquece de levar (a de pé) quando o pneu está murcho e nunca está com uma (manual) quando seu pneu fura no meio do treino. Na segunda situação ele pode contar com um cilindro de CO2 (ver).

Buraco. Inimigo número 1 dos triatletas. Frequentemente encontrado na raia da USP, ataca os ciclistas ocasionando furos nos pneus, lesões nas rodas, tombos e, acima de tudo, brigas nos pelotões (ver).

Cadência ou ritmo. Modo de dizer a velocidade demonstrando aos demais que não é um corredor de esteira. Enquanto as pessoas dizem 12 km/h, triatletas e corredores experientes dizem 5 minutos/km.

Caramanhola. Conhecida também por squeeze ou garrafinha é um objeto extremamente perigoso, principalmente quando escapa de seu suporte na bicicleta da frente e cai na pista provocando pânico nos ciclistas e, não raro, acidentes sérios. Pode afetar também ciclistas inexperientes que, durante a complexíssima manobra de retirar e colocar a caramanhola no suporte perdem a direção e tombam.

CO2, cilindro de. Pequeno dispositivo que serve para encher as câmeras dos pneus na falta de uma bomba manual portátil. Devem ser atarraxados à válvula da câmera para enchê-las de uma só vez. Apesar de muito práticos, leves e de não ocuparem espaço, nunca funcionam.

Chuva. Pretexto preferido dos triatletas para continuar dormindo às 3ª e 5ª de madrugada, sem culpa.

Facebook. Rede social em que alguns triatletas postam seus treinos, outros se irritam com os treinos postados pelos primeiros e todos, de um modo ou de outro, mostram para o mundo que o triathlon é a coisa mais importante que existe.

Feirinha. Local organizado antes de competições de triathlon com estandes de venda de equipamentos e roupas de triathlon onde os triatletas compram uma vasta quantidade de inutilidades caras como se estivessem fazendo barganhas.

Fuel belt. Cinto ridículo onde se encaixam garrafinhas para hidratação em treinos de corrida. Serve para que os triatletas demonstrarem que estão fazendo um treino longo.

Garmin. GPS de pulso que tem como finalidade registrar todos os detalhes dos treinos como: distância percorrida, velocidade média, elevação e frequência cardíaca mas que o triatleta esquece de por a bateria para carregar, de ligar na hora certa ou de levar para o treino.

Ironman. Doença que costuma acometer os triatletas após um ou dois anos de treino e que, frequentemente, leva a um estado de loucura. Nenhum tratamento eficaz foi descoberto até hoje a despeito das inúmeras pesquisas realizadas por cientistas havaianos.
Meia de compressão
Meias de compressão. Mistura de meião de futebol com a meia que minha vó usa, e que os triatletas vestem com muito orgulho. A diferença está nas cores e estampas estapafúrdias.

Padoca. Principal razão pela qual os triatletas treinam no sábado. Alguns, inclusive, uns nem treinam, apenas vão ao local para encontrar os demais, tomar café e conversar.

Pelotão. Bando de triatletas que querem ser como as escuderias do Tour de France, mas se comportam como as torcidas organizadas dos times de futebol, sem a organização destas.

Planilha. Motivo de sentimento de culpa e desavenças entre triatleta e seu técnico.

Roda, Zé Rodinha. Habilidade de participar do pelotão sem fazer força. Pessoa especialista nesta habilidade.

Roda Zipp, 404, 808, rodas fechadas Equipamento utilizado por triatletas na vã esperança de melhorar seu desempenho mas que funciona apenas quando as pernas destes já são fortes o suficientes para não precisar deste artifício.
Espartilho moderno

Roupa de borracha – wetsuit. Parente próxima do espartilho, é uma vestimenta que serve para apertar, sufocar e assar a nuca do triatleta durante a natação além de dificultar a transição.

Sapatilha. Calçado utilizado para constranger o triatleta iniciante que, na hora de parar, invariavelmente esquece que esta fica presa ao pedal, não lembra de soltá-la e vai pro chão como um saco de batatas na frente de todos.

Suplementação. Pozinhos, líquidos, géis, cápsulas e comprimidos de cor, gosto e consistência estranhos pelos quais se paga uma nota para, supostamente, melhorar a performance do atleta ou causar um desarranjo gastro intestinal providencial nas provas em que ele sabe que não terá uma boa performance.

Técnico. Pessoa a quem o triatleta ouve mais do que seu pai, sua mãe ou seu cônjuge. O que não quer dizer, entretanto, que o triatleta siga as orientações deste.

Transição. Local que o triatleta não encontra depois de nadar esbaforido ou de pedalar como um louco, onde há uma série de voluntários que não sabem o que fazer, à volta do qual seu filho, seu marido/esposa ou técnico ficam gritando – “vai, vai, você ta bem!” enquanto você nem percebe que saiu pra correr com o capacete na cabeça.

Treino.
 Forma de expressão utilizada pelos triatletas para diferenciar-se de quem faz exercícios ou ginástica.

 Troféu. Objeto de gosto esteticamente duvidoso com o qual os triatletas adoram tirar foto em cima de um pódio.

Natação Master SPFC


Alguns dos nadadores Master do SPFC em um merecido café da manhã, depois de um treinão as 7:00 da matina de um sabadão ensolarado.
Quem não foi perdeu, mas prometemos repetir a dose ...
Que 2011 seja O NOSSO ANO !!!

Ana e Adriana.

domingo, 13 de fevereiro de 2011


Pessoal,

Essa é a nossa companheira da Natação Master do SPFC Marcia Lacerda, desbravando o Vulcão LANIN.
Além de nadadora, ela é uma Aventureira de Mãos e Pés Cheios !!!
Parabéns à ela e à familia que apoia e acompanha !!! 

Algumas comparações entre a piscina e as águas abertas

Na piscina a água está sempre calma, exceto quando tem uma turma nadando borboleta. Em águas abertas, os ventos e a chuva podem provocar ondas e correntezas te levando para qualquer direção.

Dicas de treino: Importante fazer um bom trabalho de força com palmares visando simular uma correnteza contrária.

Dicas para a prova: Verifique antes da prova como estão as correntezas e as suas direções. Em caso de mar agitado procure nadar com o braço um pouco mais elevado e utilize a braçada de orientação (abaixo) mais vezes.



Na piscina é possível ver o fundo e seguir a raia marcada podendo assim, nadar em linha reta o tempo todo. Em águas abertas, a orientação é feita através de bóias que são colocadas ao longo do percurso para que os atletas as sigam como referência. Para isso é preciso mudar um pouco o nado para se orientar (braçada de orientação).
Durante a “puxada” do braço o atleta deve levantar um pouco a cabeça (o suficiente para enxergar) na direção do horizonte e localizar a bóia de referência mais próxima retornando a cabeça para água para terminar o movimento e se posicionar na direção da bóia.
 O ciclo de braçadas de crawl para em seguida realizar a braçada de orientação depende muito de cada atleta. Para os iniciantes é recomendada a braçada de peito ao invés da braçada de orientação por ser mais fácil e cansar menos. Porém, leva um tempo maior para a realização da mesma.

Dicas de treino: Treinar a braçada de orientação na piscina fazendo séries longas e utilizando a braçada de crawl com a braçada de orientação. Posteriormente realizar treinos de braçada de orientação em águas abertas.

Dicas para a prova: além das bóias de referencia procure utilizar outras referências maiores dentro e fora d’água como prédios, montanhas e embarcações paradas. Durante a prova é comum a braçada de orientação ser “desperdiçada” em função de alguma obstrução da visão como ondas, pessoas nadando muito próximo, etc. O importante é manter a calma e realizar a braçada de orientação novamente evitando nadar muito tempo sem referencia.



Na piscina a natação é realizada dentro das raias podendo o atleta nadar sozinho ou em grupo de forma organizada (rodando em algum sentido) de modo que o contato com outros nadadores seja mínimo.
Em águas abertas o contato existe o tempo todo a não ser que você seja o primeiro ou último.

Dica de treino: Nadar em grupo em águas abertas variando a posição em relação ao grupo (frente, atrás e nas laterais) além de utilizar a “esteira” do nadador que vai a frente. A chamada “esteira” é o vácuo da natação onde um atleta nada bem próximo de outro mantendo uma boa velocidade e economizando energia.

Dica para a prova: A largada das provas de travessia e maratonas aquáticas é muito tensa, pois todos os atletas correm em direção ao mar visando a mesma direção. O ideal é se posicionar de acordo com as suas expectativas e os seus tempos pois ao contrários de provas de corrida de rua os atletas mais rápidos abrem caminho sobre outros competidores. Muito importante também manter a calma nos primeiros 200m pois logo em seguida os grupos se formam e tudo fica mais fácil.



Outra diferença entre a piscina e as águas abertas e que afetam muitos atletas são os fatores psicológicos. Na piscina você pode ver o fundo, sabe a profundidade, as raias estão marcadas, você domina completamente o ambiente e se sente seguro, pois o instrutor está do lado de fora para uma eventual emergência, a borda da piscina está logo ali e as raias laterais estão a menos de um metro de você. Em águas abertas tudo muda. A água é escura (a não ser que você tenha o privilégio de nadar uma travessia no Havaí ou no Caribe) e você não enxerga quase nada debaixo d’água. A profundidade varia muito ao longo do percurso, existe o risco de água viva, marés, ondas e a distância da costa.

Dicas de treino: Inicie com treinos curtos em águas abertas para ir se adaptando e aos poucos acrescente volume. Procure nadar em grupo e de preferência com algum salva-vidas por perto em um caiaque portando coletes e todo o equipamento necessário para resgate. Em caso de pânico, procure manter a calma e solicite ajuda.

Dicas para a prova: Somente participe de competições após estar seguro e confiante na distância que quer disputar.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Treino Master - Sabadão de Sol com Café da Manhã !

Na manhã de hoje nos encontramos na piscina aquecida do SPFC.
Lógico que nem todos apareceram,( trabalho, preguiça,soninho, viagem ...)mas foi bom.
Depois, famintos, fomos na padaria Colméia tomar um belo café com direito a suco, bolo, pão de queijo, doce, Café 5 estrelas!!!



Esperamos que a Equipe Master de Natação do São Paulo F. C repita vários cafés da manhã e que esse ano possamos estar cada vez mais unidos para torcermos por nossas vitórias  nas piscinas represas e mares !!


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

TREINE 3 X SEMANA E CORRA BEM

 

Nem todos os corredores dispõem de tempo suficiente para realizar treinos em seis ou sete dias da semana. Entretanto, isto não significa que não se possa alcançar um rendimento satisfatório nas competições esportivas.


Assim, para otimizar o tempo e proporcionar um trabalho de qualidade, o corredor deve priorizar determinados tipos de treinamento que o tornem resistente e veloz para enfrentar as diversas distâncias.

O desafio de tornar a corrida em algo específico às necessidades individuais passa pela divisão do plano de rendimento em etapas. Para o nosso propósito, essas etapas serão:

Desenvolvimento: buscando a melhora do condicionamento do corredor para "treinar melhor";

Aperfeiçoamento: buscando a melhora do rendimento do corredor para "competir melhor";

Restauração: buscando a recuperação do corredor para "descansar melhor"

Com estes três conceitos, podemos elaborar o plano de rendimento esportivo de modo que o corredor venha a obter o seu melhor desempenho nas competições. O plano que vamos apresentar consiste em três dias de treino na semana, o que será suficiente para as pretensões dos corredores mais exigentes e com reduzido tempo para dedicar-se aos treinamentos.
Conforme a nossa proposta, temos três tipos de treinamento para os quais o corredor deverá dispor de tempo para realizar um trabalho de qualidade que atenda aos conceitos expostos. Assim, temos os seguintes treinamentos:

T1 : Visa melhorar a resistência geral do corredor. Caracteriza-se por ser de baixa a moderada intensidade e de volume moderado a alto;

T2: Objetiva a melhora da velocidade e resistência específica do corredor. Caracteriza-se por ser de moderada a alta intensidade e de volume moderado;

T3: Destinado à melhora do ritmo de competição. É de alta intensidade e baixo volume.

Na primeira etapa do plano, o desenvolvimento, com duração de 8 semanas, o corredor deverá utilizar o T1, que é um trabalho predominantemente aeróbico, e o T2, um trabalho misto (aeróbico x anaeróbico).

Exemplo de etapa de desenvolvimento para 10 km e 42 km

Na segunda etapa do plano de rendimento, o aperfeiçoamento, com duração de 4 semanas, o corredor irá utilizar o T2 e o T3, que é predominantemente anaeróbico.

Exemplo de etapa de aperfeiçoamento para 10 km e 42 km

Na semana da competição, o corredor deverá realizar treinos T1, com trotes entre 30-45 min e algumas acelerações entre 100-200m para "soltar" os músculos e manter a "memória" muscular relacionado à velocidade e ritmo de competição, por 2 vezes na semana. O terceiro "treino" será a própria competição.

Já na semana posterior à competição, temos a etapa de restauração, que será caracterizada por 2 treinos tipo T1, com trotes entre 30-45 min e alongamentos. Para os 10 km, uma semana será suficiente; para a maratona, de 2 a 3 semanas de restauração são indicadas como ideal. Após esta fase, o corredor poderá reiniciar o ciclo de treinamento, com um novo plano de rendimento esportivo.

Estas são as especificações da nossa proposta de treinamento para os corredores com pouco tempo destinado à prática da corrida, mas que, mesmo assim, têm pretensões de obter bons resultados nas competições.

Os exemplos aqui expostos podem ser modificados conforme as necessidades de cada caso particular, porém, sempre se seguindo as premissas básicas da proposta, ou seja, o plano de rendimento esportivo e os tipos de treinamento que devem ser aplicados em cada etapa.

A partir daqui, é com você, amigo corredor. Bons treinos e boas provas!