sábado, 27 de janeiro de 2018

Como escolher seu Palmar

      O palmar é um material de treino indispensável para quem quer aumentar o nível de força dos membros superiores, desenvolver técnica de braçada e a sensibilidade das mãos.

PALMAR

O palmar ideal para nadar é o que acompanha o formato da mão. Existem muitos palmares que mais parecem chinelos de dedo e que não são indicados para quem realmente quer ter ganho de força e técnica. Por isso prefira os arredondados (foto) e com furos para não tirar muito a sensibilidade das mãos.
          Quanto ao tamanho  é interessante ter dois, um grande e um pequeno. O grande deve ser no máximo 2 cm maior do que a ponta de seu dedo médio para trabalhar sem risco de lesão. Um palmar muito grande pode sobrecarregar as articulações dos ombros, cotovelos, pulsos e até mesmo a cervical. Por outro lado um palmar menor do que seus dedos não trará muita sobrecarga nos trabalhos de braço, mas pode ser usado em educativos e treinos técnicos.

         O palmar é um ótimo material para treinar sensibilidade. O fato de estar com as mãos parcialmente cobertas faz com que ao tirar o palmar a sensibilidade aumente e fique mais fácil de pegar água e manter a técnica correta.

          Na foto é possível ver que o palmar indicado tem apenas uma tira onde será preso o dedo médio.  Com somente o dedo médio preso, cada vez que sua braçada sair do traçado onde consegue se apoiar, o palmar vai “rodar” na mão, podendo até sair, e você perceberá seu efeito. Por isso se seu palmar tem estas tiras no pulso tire!! Vai ser difícil no começo mas você não vai se arrepender. A tira do dedo médio tem que ser centralizada na horizontal e a uns 2/3 da altura do palmar (como na foto). É importante ressaltar que o palmar deve ficar encostado na mão e não preso. Segurar o palmar com os dedos é errado, não vai trazer melhorias técnicas e ainda pode desenvolver tendinite da musculatura flexora dos dedos.
Existem Palmares que prendem também o pulso, mas aos poucos estão sendo substituídos para uma melhor eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário