quinta-feira, 12 de outubro de 2017

O que acontece com o nosso corpo enquanto nadamos?

Você sente isso todos os dias em que mergulha para um treino: o seu coração acelera, seus músculos se contraem e seus pulmões apertam. Felizmente, este sentimento não dura por muito tempo: poucos minutos depois, você já ultrapassou aquele choque térmico inicial e começou uma atividade que, para você, é tão comum quanto caminhar. Mas você sabe exatamente o que acontece com o seu corpo enquanto você nada?

A partir do momento em que você coloca a touca para nadar e se posiciona em frente à baliza, as suas células já estão enviando para o cérebro a mensagem de que você vai praticar exercícios. Isso faz com que todo o seu corpo e mente se preparem para uma atividade física.

No primeiro estágio do treino acontece o aquecimento (preparação para o corpo entrar em ação e movimentar-se), onde os músculos tem uma maior ativação dos impulsos nervosos e o fluxo sanguíneo aumenta, o coração tem elevação em sua frequência cardíaca e a pele fica em torno de 37° C.
Já no segundo estágio é a prática da corrida, onde o seu corpo nesse momento encontra-se em ritmo acelerado. A partir de 20 ou 30 minutos o cérebro libera adrenalina e endorfina no sangue provocando a sensação de bem-estar.

O cérebro antes e depois de nadar

O cérebro antes e depois de nadar

Em seguida, ocorre a dilatação das pupilas e o aumento da frequência cardíaca, que envia mais sangue e oxigênio para o corpo, além da velocidade circulatória dando maior entrada de oxigênio nos tecidos e aumentando levemente a pressão arterial e a intensidade da inspiração e expiração.

Por fim, depois do treino, o corpo entra no terceiro estágio, o desaquecimento. Nele acontece a redução da frequência cardíaca, da temperatura corporal e a diminuição da intensidade de inspiração e expiração.

Por Talitha Adde

Nenhum comentário:

Postar um comentário