sábado, 26 de agosto de 2017

Touca de Natação: Danifica o Cabelo? Como Usar? E por quê?


  • como-colocar-touca-de-natacao



Touca de natação é acessório, mas já foi atriz principal de um campeonato importante. Ela tirou e devolveu título de campeão de um brasileiro. E alguns dizem que danifica o cabelo; outros, que protege. Veja aqui como colocar a touca de natação sem estragar os cabelos e também por que usar essa atriz de um pan-americano.

Touca de natação é acessório protetor para cabelos
Touca de natação é acessório protetor para cabelos
Nos XVI Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011, o brasileiro Leonardo de Deus quase perdeu o título de campeão por causa da touca que usava. A peça, que normalmente nem é lembrada pela mídia, acabou se transformando em personagem principal do evento.
O nadador chegou em primeiro lugar com excelente tempo de 1’55″28 no nado borboleta. Por alguns minutos, vibrou na água antevendo o momento de ouvir o Hino Nacional enquanto o pavilhão sobe o mastro. Estava saindo da água quando o placar anunciou sua desclassificação. Motivo: sua touca de natação continha patrocínio inadequado.
Por mais alguns minutos, chorou na borda da piscina vendo suas técnicos argumentarem com os juízes. E, finalmente, a desclassificação foi revista e anulada. O ouro voltou a seu peito.
Como se pode ver, touca de natação tem grande importância. Esquecidas as devidas associações com o caso do nadador brasileiro, tem mesmo. Veja abaixo.

Touca de Natação: Equívoco e Acertos

Equívoco

  • As pessoas em geral e muitos atletas iniciantes imaginam equivocadamente que touca de natação foi feita para que  o cabelo não molhe na piscina. É equívoco normal, mas, na verdade, a utilidade desse acessório não é essa. Veja abaixo
  • Muitos nadadoras e nadadores com longos cabelos têm receio de usar touca porque ela estragaria o cabelo. Em verdade, depende da maneira como a peça é usadatoucasaa

Acertos

  • Proteger do cloro
A touca foi feita especialmente para mulheres preocupadas com seus cabelos. Sua função principal é evitar que produtos químicos da água danifiquem os fios, provocando ressecamento ou extraindo nutrientes.
  • Higiene
Piscina é usada por muitos, em especial as públicas ou de condomínios. Uso de toucas evita que fios de cabelo nadem pela superfície.
  • Comodidade
Nadadores com cabelos longos sabem o quanto é desconfortável tê-los entrando nos olhos, na boca e nos ouvidos. A touca os mantem presos e evita esse incômodo.
  • Fone de Renda
Claro… essa função é para nadadores competidores profissionais. Deixar que determinada marca de empresa apareça na touca de nadadores pode significar milhões de dólares nas contas bancárias dos atletas.

Cuidados

Os materiais de que as toucas são feitas requerem cuidados especiais, além de com higiene. Após uso, lave com água e sabão – sabonete neutro, de preferência. Nunca com produtos agressivos.
Evite dobrar a peça. Apesar de bastante maleável, dobrá-la em bolsa ou sacolas pode causar ranhuras que, com o tempo, acabam criando rasgaduras.

Como Colocar a Touca

Muitas toucas de natação são feitas de silicone ou de látex que colam em cabelos secos. Colocar uma touca de natação sem agarrar ou puxar o cabelo pode ser um desafio, mas as dicas a seguir ajudam a evitar esse desconforto. Estas dicas também previnem que você danifique a touca.

Estique, mas com cuidado

Veja maneira ideal de se colocar a touca
Veja maneira ideal de se colocar a touca
Certifique-se de que o cabelo já esteja acomodado e reunido perto da nuca. Coloque as mãos dentro da touca e estique-a tanto quanto possível. Sobreponha à cabeça, deixe a parte da frente tocar a testa e, então, puxe-a para baixo, cobrindo o resto do cabelo.

Molhe o cabelo

Como o material da touca escorrega com mais facilidade em cabelos molhados, molhe-os na piscina ou chuveiro antes de colocar. Você pode também usar condicionador para proteger ainda mais o cabelo. Sempre molhando ou condicionando os cabelos, você vai protegê-los melhor.

Recrute um amigo

Se sentir dificuldades ao vestir a touca, peça ajuda. Com auxílio de um amigo, estique a touca o suficiente para evitar que seu cabelo prenda; segure a touca na sua testa enquanto seu amigo usa ambas as mãos para esticá-la e colocá-la sobre sua cabeça.

Tente um material diferente

Se você estiver usando toucas de látex e tiver problemas com esse material, tente a de silicone ou até mesmo a de lycra®. São feitas de material mais suave e podem não puxar tanto seu cabelo. A lycra® facilmente detém o cabelo e facilita colocação.

Cuide gentilmente da sua touca

Toucas de natação são delicadas. Pequenos cortes podem se tornar um grande problema. Evite usar as unhas diretamente no material. Faça puxadas leves, apesar de fortes. O mínimo de cuidado ao colocar e ajustar faz a diferença. Após um pouco de prática, você vai descobrir como rápida e cuidadosamente colocar a touca de natação sem puxar seu cabelo.

O mercado dispõe de várias marcas, todas com qualidade absoluta e grande confortabilidade.

Boas Braçadas!

Por:Medinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário