domingo, 17 de abril de 2016

Você sabe como respirar corretamente em cada estilo?


Quem já caiu na água para treinar sabe que os mínimos detalhes de aperfeiçoamento de nado contam muito na hora de evoluir o estilo.
 Técnica de braçada sincronizada com a pernada, aprimorar os fundamentos, melhorar o rolamento do corpo e quadril e a finalização de braçada são alguns dos exemplos que todos os nadadores devem se concentrar durante um treino. Mas existe outro fator que poucos sabem que existe uma técnica correta quando se trata de eficiência de nado: a respiração.

Respirar corretamente garante uma melhor posição na água. O aprendizado abrange duas etapas principais: a inspiração e expiração. A inspiração deve ser muito rápida para afetar o menos possível a posição horizontal e o equilíbrio da natação. Para que a inspiração seja eficaz, é preciso já ter expulso profundamente todo o ar contido nos pulmões. A expiração é por conseguinte mais prolongada e profunda que a inspiração.

 Por último, a expiração deve ser obrigatoriamente coordenada com os movimentos dos braços e das pernas para assegurar a estabilidade da natação.

Confira a particularidade de cada estilo:

Peito 
A inspiração deve ter início assim que os braços terminam a sua fase de tração. A cabeça eleva-se e o nadador olha diretamente para a frente. Deve ser feita através da boca e ser curta para que a cabeça possa retomar a sua posição mais o mais rapidamente possível. Deve ocorrer a cada movimento de peito. A expiração deve ser feita simultaneamente através da boca e do nariz, assim que a cabeça mergulhar na água.

Borboleta 
A expiração, tal como no peito, começa após voltar a mergulhar a cabeça na água. É longa e contínua, devendo utilizar-se simultaneamente a boca e o nariz. A inspiração é frontal e tem de ser rápida e eficaz. O queixo não deve sair da água para evitar ao máximo perturbações no equilíbrio da natação e na posição horizontal.

Esta inspiração ocorre no início da fase de regresso aéreo dos braços. A cabeça deve ser recolocada no prolongamento do corpo, antes de os braços voltarem completamente à posição de frontal.

Costas 
A respiração de costas é mais fácil de controlar porque não requer um movimento específico da cabeça e não desestabiliza o equilíbrio da natação. Contudo, é necessário respeitar determinadas regras simples para oxigenar corretamente os músculos na fase de esforço. A fase de expiração deve ter uma duração equivalente à fase de inspiração. Para não entrar em hiperventilação, é preferível que cada uma dure duas passagens de braços. A expiração deve sempre ser total, para que a inspiração que se segue seja mais eficaz e proporcione o máximo de oxigênio ao organismo.

Crawl 
A respiração em crawl é mais difícil de controlar porque implica a rotação da cabeça alternadamente à direita e à esquerda, o que perturba o equilíbrio da natação. A inspiração do ar deve ser muito rápida e ocorrer no final da impulsão do braço. A cabeça deve em seguida ser posicionada no prolongamento do corpo mais o mais rapidamente possível. Não é necessário retirar todo o rosto da água, apenas o suficiente para colocar a boca à superfície e poder inspirar. Também neste caso a expiração é longa, contínua e completa, devendo ter início assim que a cabeça retoma a sua posição dentro de água.

 Por:Talitha Adde

Nenhum comentário:

Postar um comentário