domingo, 20 de março de 2016

5 razões para você se sentir desmotivado durante os treinos



Existe algo mais desanimador do que dar tudo de si nos treinamentos e ter a sensação de que você não está evoluindo dentro da piscina? Afinal, já se passaram 3 meses de treinamento e você ainda está fazendo os mesmos intervalos e errando os mesmos erros na técnica de nado. E parece que quanto mais você treina, mais mole você está dentro da água, mais longe de seus objetivos e, principalmente, mais desmotivado.

Essa fase no treinamento faz, sem dúvidas, qualquer atleta se sentir como um ‘caminhão enterrado na lama’. Mas como em qualquer ‘perrengue’ que a vida oferece, o caminhão em algum momento vai ganhar força e voilà! Seu desempenho volta a ser como antes. O importante é não desanimar.
Pensando nessa fase complicada que faz parte da rotina de treinamentos de todos os nadadores, o site norte-americano Swim Swan listou algumas razões para a desmotivação durante os treinamentos. Melhor começar eliminando o mal pela raiz, não é mesmo?

Você subestima o esforço dentro d’água
Claro, treinar pesado durante três meses inteiros deve ser valorizado. Mas isso significa realmente que você se esforça todos os dias para melhorar na piscina? A maioria das respostas são negativas. Então se concentre nos pequenos detalhes para atingir grandes resultados.

Você está errando na forma como treina
Uma coisa é de senso comum: todos os dias, os treinos são diferentes. No entanto, se concentrar durante o treinamento na melhoraria da técnica e se focar em nadar o mais próximo de sua velocidade de competição pode ser uma boa prática para evoluir.

Você não pensa em melhorar todos os dias 
Às vezes pode parecer difícil, mas em todos os treinos você deve buscar conquistar pequenas vitórias. Você não precisa ‘matar um coelho’ diariamente, e também não deve esperar algumas semanas para ver a um evolução. Mas, conquistar pequenas vitórias no dia a dia (abaixar o tempo de série, se concentrar na técnica etc) pode refletir em bons resultados a longo prazo, ao mesmo tempo que aumenta a motivação e o orgulho durante a árdua jornada de treinamento.

Você gasta mais tempo reclamando do que pensando em uma solução para evoluir
Para alguns nadadores, reclamar e criar desculpas é uma das opções favoritas. Quando não conseguem atingir um intervalo de série, imediatamente tentam negociar um descanso maior. E quando eles não nadam rápido suficientes, tudo é usado como justificativa para o fracasso: o tempo (embora a piscina seja coberta), a noite mal dormida etc. Reclamar é fácil, tomar a iniciativa de agir que não é.

Você desiste rápido
Tudo requer tempo e paciência. E como qualquer coisa de valor, chega um momento durante o treinamento em que tudo parece mais desmotivar do que ajudar o atleta a evoluir. Pare de procurar caminhos fáceis e enfrente o fracasso como se fosse uma vitória. Atingir um objetivo é apenas uma questão de tempo (e persistência), antes de jogar a toalha.

Por: Talitha Adde

Nenhum comentário:

Postar um comentário