sábado, 3 de outubro de 2015

OS 12 MANDAMENTOS DA NATAÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS

OS 12 MANDAMENTOS DA NATAÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS

1 - SEJA AUTO-SUFICIENTE
Você deve estar preparado para lidar com surpresas e ser auto-suficiente (ou não depender de outras pessoas para salvá-lo caso alguma coisa aconteça). É importante sentir-se confortável na natação em águas abertas, para que seja possível curtir a atividade.
 
2 - MANTENHA A COMPOSTURA
Em águas abertas, normalmente não temos nada em que nos apoiar. Antes de encarar essa atividade, portanto, responda às seguintes perguntas: - Você se sentiria confortável ao nadar longas distâncias sem nenhum apoio? - Você conseguiria flutuar enquanto tosse porque engoliu água? - Você conseguiria nadar com cãibras? - Você conseguiria nadar embaixo da água por alguns segundos sem sentir claustrofobia?
 
Pense bem sobre estas questões, pois as respostas são muito importantes. É imprescindível que o nadador evite o pânico em situações adversas. O maior desafio ao nadar em águas abertas é manter a compostura, não importa o que aconteça.
 
3 - NADE SEMPRE ACOMPANHADO
Mesmo que você tenha tentado se preparar para qualquer problema, é possível que algo inesperado aconteça e que você precise de ajuda. Essa não é a hora de estar sozinho. Avise os salva-vidas que acompanham o local sobre seus planos antes de cair na água. Se não houver nenhum salva-vidas por perto, nade com alguém.
 
4 - ESTEJA SEMPRE VISÍVEL
Isso ajudará as pessoas a lhe acharem caso você precise de ajuda. Toucas, Maiôs e sungas coloridas servem exatamente para esse fim.
 
5 - APRIMORE A NAVEGAÇÃO
Você é capaz de nadar na mesma direção quando não existe uma linha no fundo que lhe sirva de guia? A maior parte dos técnicos aconselha a lidar com esse dilema treinando sua capacidade de navegação em uma piscina. Tente levantar a cabeça e olhar para o fim da raia. Levante a cabeça em momentos diferentes durante o nado e sinta o que é mais confortável. Conseguindo fazer isso, você já terá solucionado a mais importante parte da navegação em águas abertas.
 
6 - EVITE TUMULTOS
Em águas abertas, sempre existem muitos competidores ao seu redor. Você se sentiria confortável nadando no meio de 400 braços e pernas? Caso a confusão de nadadores seja muito grande durante algum momento da prova, mova-se para a parte de fora do curso. Essa estratégia pode ser especialmente útil na hora de fazer uma curva, quando todos os competidores chegam o mais perto possível da bóia. Se você estiver na parte de dentro da curva, acabará tendo de lutar com uma multidão.
 
7 - ENCONTRE SEU ESPAÇO
Imagine uma multidão de nadadores ou triatletas alinhados, só esperando o início da prova. Ao ser dada a largada, todos passam da vertical para a horizontal e ficam assim uns sobre os outros. Resultado: pernadas e cotoveladas são inevitáveis. Para escapar desse inconveniente, o jeito é planejar uma rota de fuga antes do início da prova. Comece na parte de trás, onde ninguém mais brigará por seu espaço na água. O problema é que algumas pessoas ficam cansadas depois do sprint inicial e você terá que navegar entre elas. Outra opção é começar de um lado ou de outro. Caso sua estratégia seja se misturar com outros nadadores, prepare-se para lutar um pouco para manter seu espaço. Uma pernada maior e mais forte é um método de garantir mais espaço - ela desencoraja outros competidores que estejam perto de você. Outro truque é manter sua braçada um pouco mais larga e segurar seu antebraço perto da vertical. Assim, você utiliza o antebraço para manter outros nadadores distantes do seu corpo.
 
8 - APRENDA A LIDAR COM ONDAS
As ondas fazem você ir para cima e para baixo. Se você mantiver seus dedos acima do nível da água, uma onda inesperada pode lhe atingir, fazendo sua mão entrar na água abaixo do ombro. Isso não é o ideal. Para manter um estilo correto, é preciso ter a recuperação de sua mão bem mais alta quando estiver nadando em águas abertas. Quanto menos tempo sua mão passar na superfície da água, menos ela será afetada pelas ondas. Outra providência a ser tomada é aprender a respiração bilateral. As ondas geralmente se deslocam na mesma direção. Imagine se elas estiverem chegando pelo seu lado direito e você só puder respirar pela direita!
 
9 - SUPERE A ARREBENTAÇÃO
Para alguns nadadores, passar do ponto de arrebentação é bastante divertido. Para outros é o mais absoluto terror. Se você está no segundo grupo, melhor pensar duas vezes antes de nadar no mar. Observe por alguns minutos o tamanho das ondas e onde elas estão quebrando. Quanto mais longe da arrebentação, mais fácil fica a natação. Portanto, o truque é chegar além da arrebentação o mais rápido possível. Quando você passar da arrebentação ou estiver nadando de volta para a praia, lembre-se de que não se deve lutar contra a água. Ela vai ganhar sempre! Não tenha medo de deixar a água o levar por algum tempo. Afinal o mar é bem mais forte do que você.
 
10 - ENFRENTE A CORRENTEZA
Não existe técnica especial para enfrentar correntes. Nadar contra uma corrente fraca pode significar atraso substancial no cumprimento de seu percurso (e você não chegará a lugar algum nadando contra uma correnteza forte). Por outro lado, você percorrerá a distância muito mais rápido se puder nadar a favor da corrente. No caso de uma correnteza contínua, como em um rio, é preciso mirar acima do seu objetivo. Um pouco do esforço será direcionado par chegar ao fim da prova, enquanto outra parte dele será destinada a lutar contra a corrente.
 
11 - PROTEJA-SE DA ÁGUA FRIA
Ao nadar em água fria, sua reação natural será não respirar quando a face estiver dentro d’água. Portanto, force a exalação enquanto sua face ainda estiver dentro d’água. Com esse procedimento, você poderá entrar em ritmo de nado mais rapidamente. Caso sua resistência à água fria seja muito baixa, use um wetsuit e 2 ou 3 toucas de silicone. Faça o que for necessário para evitar a hipotermia.
 
12 - DIVIRTA-SE ENQUANTO NADA
Uma das melhores maneiras de sentir-se confortável na água é divertir-se. Que tal pegar uns bons jacarés enquanto nada? Ou subir nas ondas e ver a praia lá de cima? Brincadeiras como essas podem até parecer infantis, mas são capazes de ajudá-lo a se familiarizar com a água e sentir-se parte dela. 
 
Boa Travessia!


Fonte: Assessocor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário