segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A anemia nos desportistas


A anemia é provavelmente a patologia hematológica mais frequente, tanto na população em geral como entre desportistas, estima-se que cerca de 30% da população mundial sofre deste síndrome. Mesmo que pareças saudável, os treinos intensos e a alimentação mais rigorosa podem criar pequenas deficiências ano nível do ferro, e mais tarde ou mais cedo podes sentir as consequências, por isso previne-te e faz análises anualmente.

Os sintomas de uma anemia são vagos e frequentemente pouco específicos o que pode dificultar o diagnóstico. Pode manifestar-se por sintomas muito generalistas como cansaço e diminuição do desejo sexual, ou com alterações cardiovasculares e cardio-respiratórias (dispneia, palpitações, falta de ar, hipotensão ortostática, sopro funcional), sintomas neurológicos (cefaleias, vertigens, sonolência, irritabilidade).

Na exploração física podem encontrar-se sinais como a palidez da face, da conjuntiva ocular, unhas e cabelos frágeis.

A fadiga, as dores de cabeça e as quebras de tensão quando te pões de pé são o suficiente para ficares alerta, se deixares a situação arrastar-se pode evoluir até um quadro mais grave.
Na mulher, o primeiro sintoma de que algo se passa é a amenorreia, ou seja, ausência de menstruação. É muito frequente nas atletas de fundo e pode mesmo ser um dos vértices da tríada da mulher desportista – amenorreia, osteoporose e doenças do comportamento alimentar.

Fonte: Revista Sport Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário