domingo, 13 de janeiro de 2013

Saiba como voltar a fazer exercícios físicos após passar por problemas na coluna

Especialista defende que a prática de exercícios é importante para superar o problema


    Saiba como voltar a fazer exercícios físicos após passar por problemas na coluna Daniel Marenco/Agencia RBS
     
    Pilates e a musculação, desde que sugeridos por profissional capacitado, são ótimas opções para volta à ativa Foto: Daniel Marenco / Agencia RBS
     
    Muitas pessoas temem fazer exercícios físicos após passar por algum tipo de problema na coluna. Segundo o fisioterapeuta do Instituto RV, de São Paulo, Rodrigo Garcia, especializado no tratamento dessas enfermidades, ao contrário do que muitos pensam, o exercício ajuda a reabilitar pacientes nessas condições.

    — O fato de o paciente ter uma lesão na coluna não significa que ele não possa praticar esporte. Na maioria das vezes, se o paciente fizer um tratamento bem feito é possível que ele volte ao esporte normalmente, assim como praticava antes da lesão. No consultório, temos pacientes que tinham hérnias extrusas, que são difíceis de tratar, e que hoje jogam futebol — afirma.

    Segundo o especialista, o pilates atrai cada vez mais pacientes em clínicas de fisioterapia. A técnica consiste em tratamento, que estimula o fortalecimento e alongamento do corpo, assim como proporciona uma postura adequada e alinhamento articular através do fortalecimento da musculatura estabilizadora profunda.
    As atividades realizadas pelo pilates são indicadas como extensão do tratamento de reequilíbrio da coluna vertebral, no qual o fisioterapeuta utiliza aparelhos para promover ganho de força muscular, alongamento e resistência da musculatura profunda da coluna, que tem a função de promover a estabilização e a boa postura.

    Outros exercícios também podem ser realizados, mesmo que o paciente tenha passado por uma cirurgia ou por tratamentos intensos, desde que acompanhados por especialistas. Os exercícios vão depender do tipo e tamanho da lesão. No geral, o paciente deve evitar exercícios e esportes que envolvam muitas rotações de tronco, flexão constante da coluna lombar e impacto.
    Para Garcia, a flexibilidade para fazer exercícios varia conforme o tipo de cirurgia que o paciente foi submetido.

    — Se o paciente realizou uma grande intervenção como a artrodese lombar [fixação de 2 ou mais vértebras] ele fica limitado para todas as atividades que envolvem flexão e rotação lombar [esse é um dos poucos casos em que muitas atividades serão contra-indicadas]. No entanto, cirurgias mais simples têm uma limitação menor e devem ser avaliadas caso a caso — completa.

    Desta forma, uma pessoa que se submete ao tratamento conservador de coluna com bom resultado terá um prognóstico melhor no que se refere às limitações pós-cirúrgicas.

    — Geralmente é solicitado ao paciente que faça um acompanhamento com terapias posturais e que trabalhe a musculatura vertebral como no pilates e na musculação. Uma vez que a musculatura estiver equilibrada e o problema mecânico restaurado, o paciente terá poucas contra-indicações com relação à atividade física — explica o fisioterapeuta.
    Em ambos os casos é importante que os pacientes que passaram por um processo cirúrgico tenham em mente que a atividade física deverá ter retorno gradativo, com ausência de dor e com a musculatura estabilizadora da coluna ativada constantemente para prevenir novas lesões.

    Confira algumas dicas de Garcia:

    :: depois de passar por um processo cirúrgico, os exercícios devem ter retorno gradativo;
    :: a ausência de dor, nesses casos, é imprescindível, em qualquer hipótese;
    :: o profissional que acompanha o paciente deve estar atento para que a musculatura estabilizadora da coluna esteja ativada para prevenir novas lesões.
    :: se o paciente realizou uma grande intervenção como a artrodese lombar [fixação de 2 ou mais vértebras] ele fica limitado para todas as atividades que envolvem flexão e rotação lombar;
    :: cirurgias mais simples têm uma limitação menor e devem ser avaliadas caso a caso;
    :: o pilates é um tratamento que estimula o fortalecimento e alongamento do corpo, assim como proporciona uma postura adequada e alinhamento articular através do fortalecimento da musculatura estabilizadora profunda;
    :: a musculação também é uma ótima opção para restabelecer fisicamente o paciente, mas, de qualquer forma, a modalidade que será praticada pelo paciente deve ser escolhida com auxílio profissional.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário