sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quando a atividade física se torna obrigatório



 

Atividade física: o médico me obrigou! Se você não está nesta situação (que bom!), pode conhecer alguém que está passando por isso (paciência!). A questão é: já que não adianta chorar sobre o leite derramado, o que podemos fazer então?

Só de pensar em mudança já queremos adiar a conversa, por isso, o melhor a fazer é tomar a decisão certa logo!  Decida que VOCÊ é prioridade em sua vida. Suas atitudes ontem fizeram você entrar nessa enrascada. Acredite: você rende muito mais estando com saúde, não será perda de tempo acrescentar alguns minutos de movimento à sua vida!

Depois que você estiver decidido a mudar, escolha um horário que melhor se adapte ao seu dia e encare uma atividade que acredite que irá gostar, afinal de contas, a permanência é que irá trazer bons resultados. Pra sair do sedentarismo mesmo é bom você ir acrescentando atividade física ao seu dia a dia: subir alguns lances de escadas, estacionar mais longe, fazer algumas pausas para uma caminhada e um alongamento ao longo do dia. Logo você estará apto a fazer uma caminhada diária por 30 minutos, e perceberá que seu corpo irá sempre pedir mais! Mais tempo, mais velocidade, mais diversidade (sempre digo o quanto a musculação é importante!) e irá sentir cada vez mais prazer pela atividade.

 Aliás, este é um ponto fundamental para seu sucesso: sentir prazer. Não basta fazer qualquer atividade, de qualquer forma. Quando você realiza uma atividade consciente, fazendo o melhor que você pode, prestando atenção em seus movimentos e controlando sua respiração você acaba tendo maiores benefícios e obtendo resultados melhores, mais rápidos e duradouros
.
E quais são os benefícios? Ah! Você logo irá sentir: mais disposição e resistência (fôlego) para realizar atividades do dia a dia; maior auto-estima; sua imunidade irá melhorar; seu médico poderá reduzir o uso de medicação, pois o exercício reduz os índices de glicose no sangue e diminui a resistência à insulina, também melhora o retorno venoso e diminui a resistência vascular periférica (diminuindo a hipertensão); retarda o envelhecimento e as conseqüências deste, entre outros benefícios que irá depender do tipo, da duração da freqüência e da intensidade do exercício que você fizer
.
 Por isso é importante a orientação de um profissional de Educação Física sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário