quarta-feira, 25 de abril de 2012

Hóquei subaquático: mergulhe nesse esporte

LivrEsportes - Campinas/SP


O hóquei subaquático foi inventado em 1954 pelo britânico Alan Blake, sendo originalmente chamado “octopush” (nome pelo qual ainda é conhecido no Reino Unido), isto porque antes era jogado por oito jogadores em cada equipe e agora se joga com seis jogadores dentro da piscina. O objetivo de Alan era de entreter os mergulhadores na altura do inverno.

Em campo, ou melhor, na piscina, as equipes podem ter mais do que dez jogadores. As características do hóquei tradicional são iguais tirando que o jogo é feito debaixo da água. O disco que é feito de chumbo e revestido com plástico, que pesa cerca de 1,5 kg  e fica no meio campo para iniciar a partida, uma baliza em cada ponta e um objetivo, marcar gol.

Antes de dada a partida os jogadores devem estar juntos com seu bastão especial (stick) com a mão na parede, depois podem nadar livremente pela piscina. Sempre que é marcado um gol, regressam à posição inicial. Os jogadores podem girar o disco bem mais de 3m e que sai do fundo o suficiente para passar por cima de outro jogador.

Qualquer um que saiba nadar e possa prender a respiração por pelo menos trinta segundos pode participar. O jogo é disputado todo no fundo da piscina e sem ajuda de cilindro com ar comprimido. É jogado somente com uma máscara de mergulho e snokel, nadadeiras, touca de pólo aquático e um bastão especial (stick). O diferencial é o fôlego que o jogador tem que manter sob a água para disputar e conduzir a malha

Assim, este nosso esporte pratica-se numa piscina de 25 x 15, com 1,8 a 3 metros de profundidade (medidas aproximadas). O stick nunca sai do fundo da piscina e não pode ter mais de 350 mm. O jogo divide-se em duas partes de 10 minutos (15 nos campeonatos mundiais), havendo mudança de campo depois do intervalo.


A ideia é manter a posse do disco e despistar seus adversários usando habilidade, velocidade, manobrabilidade e mantenha respirar. De acordo com Confederação mundial de atividades subaquáticas o hóquei subaquático é um esporte para todas as idades, formas e tamanhos. É um esporte que não causa lesões de correr, parar de repente ou em sua execução, pois você não pode cair.

É um esporte que continua a crescer e que mantém os jogadores interessados. Cada jogo é diferente, cada jogador tem que superar seu oponente, em movimento na água, controlando a necessidade inata de respirar. Trabalho em equipe e de antecipação é essencial principalmente a comunicação, que vem antes e depois dos jogos.

Regras básicas do hóquei subaquático
  • Um jogador não pode interferir o adversário com a mão livre.
  • O disco não deve descansar sobre a luva
  • O disco só pode ser tocado com o bastão;
  • Cada time possui seis jogadores, mas pode se jogar com menos; ou mais.
  • O disco é colocado no meio da piscina e os dois times vão divididos para as duas laterais da piscina e devem nadar até o disco para tomar posse dele;
  • Você tem que colocar o disco dentro da baliza (canaleta) para marcar o ponto.
  • Qualquer violação das regras é julgada por dois árbitros de água que da o sinal para sair da água e soa a campainha para parar o jogo.

Hoje o hóquei subaquático é praticado em quase todos os países da Europa com destaque para o Reino Unido, França, Holanda que são as maiores potências, a nível Mundial temos países como África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, Estados Unidos da América e Canadá. No Brasil o esporte ainda é obscuro, mas com praticantes dessa modalidade em escolas com piscina

Nenhum comentário:

Postar um comentário