sexta-feira, 6 de maio de 2011

Previna-se dos problemas respiratórios no inverno


O outono já chegou e, com a proximidade do inverno, a tendência é que as temperaturas caiam cada vez mais. Nessa época, a rápida mudança climática traz à tona os problemas respiratórios, tão comuns para grande parte da população.

De acordo com Carlos Stirpulov, pneumologista e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a maior incidência de doenças respiratórias no inverno acontece porque as pessoas tendem a se aglomerar, permanecem em ambientes fechados e pouco ventilados, fazendo com que os vírus respiratórios circulem de forma mais livre.

“Locais fechados, roupas de lã e cobertores guardados durante muito tempo podem piorar rinites, bronquites e sinusites, principalmente em idosos e crianças, que tem a saúde mais frágil”, alerta Stirpulov.

Nessa época, a tendência também é consumir menos água, causando desidratação. A indicação é o consumo freqüente de água, sucos e chás para que problemas como esse não venham a acontecer.
“Faz parte da prevenção hidratar-se durante os períodos frios, fazer uma atividade física rotineira em ambientes ventilados, e evitar locais que costumam concentrar poluição, como as grandes avenidas. Manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações também são dicas importantes. Nos dias mais secos, é importante colocar uma toalha molhada dentro do quarto ou uma bacia com água para umidificar o ambiente”, aconselha o médico.

Para aqueles que já apresentam problemas respiratórios, o ideal é procurar um pneumologista e iniciar um tratamento preventivo antes do inverno chegar.

Por:
ESPECIAL – DIRETO DA REDAÇÃO HELPLINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário