Muito se fala em desenvolvimento motor na natação.
Até mesmo muitos pais chegam às escolas, clubes ou academias sempre com a ideia de colocar os seus filhos na natação para melhorar o desenvolvimento motor. Mas fica uma pergunta no ar, será que os pais sabem exatamente o que podem esperar da resposta motora de seus filhos dentro d’água? Será que os pais estão alinhados com o tempo de desenvolvimento de seus filhos dentro d’água? Ou melhor, será que nós professores estamos prontos para alinhar as expectativas dos pais em relação a evolução das crianças?Então, precisamos em primeiro lugar definir o que é desenvolvimento motor. Segundo, Manoel e Cols, 1981 – “ o desenvolvimento motor é um processo onde encontramos um progresso de movimentos simples para habilidades altamente complexas, sendo que as mudanças são continuas, com certa ordem e coerência, permitindo identificar uma sequência.
Portanto, desenvolvimento motor é um processo contínuo, que acontece ao longo da vida, embora o enfoque maior seja na infância. Sua sequência é a mesma para todas as pessoas, ocorrendo apenas variações quanto a velocidade e ao ritmo. Importante destacar que o desenvolvimento motor não é um processo isolado, depende de condições estimuladoras, emocionais e ambientais.
Cabe aos professores e Pais separarem bem o que é Maturação e o que é Aprendizagem, para que possamos saber o que esperar da criança em cada fase, evitando assim comparações desnecessárias.
Vamos destacar abaixo, as características de cada faixa etária, na natação, quanto ao desenvolvimento motor.
3 anos
Surgem os primeiros movimentos de uma coordenação motora mais fina, com pernas de crawl e costas um pouco mais caracterizados. Os movimentos de braços já servem não somente como apoio, mas também como uma maneira de deslocamento. Nesta idade a criança é capaz de deslocar-se de um ponto até a borda. É imprescindível utilizar a fantasia durante as aulas.4 anos
Acentua-se a coordenação mais fina, portanto os movimentos de perna de crawl e costas ficam mais elaborados aproximando-se do ideal. Nesse momento as pernas começam a auxiliar a sustentação do corpo. Em relação aos braços, ainda há dificuldade principalmente na fase aérea.5 anos
É comum encontrarmos nessa fase de maior coordenação, crianças que ficam estagnadas e crianças que apresentam um desenvolvimento mais tardio. Apresentamos nesse momento o nado crawl já com a respiração lateral às crianças e também o estilo costas com a coordenação de pernas e braços.6 anos
Os movimentos de crawl e costas são os mais elaborados, iniciando a fase de aperfeiçoamento, pode-se também acrescentar os mergulhos. Algumas crianças já realizam a pernada do nado peito. Nada impede de incluirmos movimentos “exploratórios” de ondulação, de modo lúdico nesta idade.Converse, explique e alinhe as expectativas dos pais em relação ao desenvolvimento de seus filhos, desta forma o seu trabalho será mais reconhecido.
Por Marcelo Lopes
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