Quando a criança de 3 a 6 anos não teve o
 contato com a água anteriormente e inicia a natação ela tem alguns 
receios, tais como: insegurança e pode apresentar também alguma 
ansiedade ou até mesmo desinteresse pela aula e para que o professor 
possa começar a ensiná-la por ela ainda não estar adaptada ao meio 
liquido e não ter confiança no professor, ele deve usar de brincadeiras 
lúdicas para o começo da aprendizagem, consequentemente depois disso ela
 passará a demonstrar confiança no professor e no que está fazendo ou no
 que vai fazer durante a atividade.
A atividade aquática para a criança é uma forma de ajudá-la no processo de desenvolvimento na origem de seu crescimento.
Pais colocam seus filhos para começar a praticar natação, com o intuito de que eles já saiam nadando desde a primeira aula, no entanto, o professor deve propor para os dependentes da criança que não as pressionem, para que elas aprendam o nado. O professor deve fazer com que as aulas sejam para a criança uma atividade alegre, prazerosa e divertida, este estudo vem abordar como está sendo ensinado nas aulas de natação, que metodologia o professor deve utilizar no decorrer das mesmas, e como a criança reage a este procedimento de ensino aprendizagem.
Pais colocam seus filhos para começar a praticar natação, com o intuito de que eles já saiam nadando desde a primeira aula, no entanto, o professor deve propor para os dependentes da criança que não as pressionem, para que elas aprendam o nado. O professor deve fazer com que as aulas sejam para a criança uma atividade alegre, prazerosa e divertida, este estudo vem abordar como está sendo ensinado nas aulas de natação, que metodologia o professor deve utilizar no decorrer das mesmas, e como a criança reage a este procedimento de ensino aprendizagem.
A natação é um meio que o homem 
desenvolveu para se movimentar dentro da água, em algumas regiões do 
mundo as crianças aprendem a andar e a nadar ao mesmo tempo, elas 
começam brincando e com o passar do tempo vão se aperfeiçoando nos 
nados. (JACKSON, 1957).
Hoje é considerada um dos esportes que 
mais trás benefícios a saúde não só das crianças, mas também em todas as
 outras faixas etárias, pois o auxilia na prevenção de doenças 
cardiorrespiratórias, problemas posturais entre outros, entretanto, 
ensinada em um ambiente lúdico a criança com a faixa etária de três seis
 anos principalmente, é estimulada desde o inicio das aulas de natação, 
visto que as atividades realizadas de forma lúdica são mais prazerosas 
para ela sem falar em seus benefícios que são oferecidos como: o 
desenvolvimento da coordenação e ritmo que são conhecidos como 
desenvolvimento motor geral, a criatividade da criança é expandida por 
meio da imaginação, o aspecto cognitivo, afetivo e social se torna mais 
visível, principalmente no aspecto afetivo e social, pois a criança fica
 mais apegada ao professor e consegue fazer amizades rapidamente com 
seus colegas de turma, então diante deste fato a ludicidade é algo que 
torna a prática esportiva divertida onde o simples brincar pode se 
considerar uma vivencia e como dito acima a criança tem um momento de 
afetividade e sociabilização pela interação que será feita com outras 
crianças irá proporcionar diversos sentimentos, além de essas 
brincadeiras estarem atingindo o professor diante as fases de 
aprendizagem dos alunos.
A natação para a idade pré-escolar deve 
ser ministrada recreativamente, por isso que é fundamentada em muitos 
conhecimentos para a criança, nesta fase ela amplia seus aspectos 
sensório-perceptivo e sensório-motores globais, que propicia um 
desenvolvimento integral da mesma.
 “A importância, enfim, da Natação, 
dentro de uma visão lúdica para crianças de três a seis anos, é ser um 
espaço de experimentação, para que a criança vivencie situações de 
qualidades variadas, sensações de alternância de tensão e distensão, 
prazer e desprazer, acompanhados da necessidade de expressividade 
motora. Tudo isso vai fazer com que a criança perceba seu próprio corpo,
 a nível motor e cognitivo. E principalmente afetivo, pois a criança 
esta envolvida corporalmente.” (CORRÊA & MASSAUD, 2004 input Natação
 na Pré- escola, p. 119)
Os jogos nesta fase da vida da criança 
têm uma importância essencial no seu desenvolvimento físico e mental e 
também ajuda a contribuir com a percepção do mundo exterior. Ao 
estabelecer brincadeiras à criança constitui também alguns vínculos 
sociais com seus colegas, ela descobre sua personalidade e prepara para a
 vida adulta.
Ao final dos dois anos a crianças se 
interessa a brincar com recipientes que transfira a água de um lugar 
para outro, o professor pode usar esse interesse para a fase de 
adaptação da mesma nesta idade.A fase da segunda infância que é a fase 
da pré-escola as crianças de três a seis anos se interessam por carros, 
locomotivas, já na fase dos três aos cinco anos os brinquedos de pegar 
são os favoritos, depois que passa esse período, já esta havendo uma 
adaptação de meninos e meninas.
Os jogos lúdicos aplicados ao 
ensinamento da natação infantil podem ser baseados basicamente na 
imaginação, ou jogos onde possam existir regras estabelecidas. 
.
A melhor definição que sem tem sobre o 
que é nadar, é o ato de se deslocar dentro d água com movimentos 
propulsivos de braços e pernas. 
Natação traz diversos benefícios, dentre
 eles podemos citar, desenvolvimento cardiocirculatório, o aumento do 
volume sanguíneo e muscular no organismo, ela servira de terapia para 
portadores de bronquite asmática (através do fortalecimento da 
musculatura responsável pela expiração) e auxilia o desenvolvimento 
harmonioso do físico e da estética.
A natação infantil, envolve desde a ativação das células cerebrais da criança até 
um melhor e mais precoce desenvolvimento de sua psicomotricidade, 
sociabilidade e reforço do sistema cardiovascular morfológico. Cabe ao 
professor respeitar a individualidade de cada aluno, pois cada aluno 
estará em uma forma de desenvolvimento diferente e reagem de maneiras 
distintas aos estímulos aplicados pelo professor.
A procura dos alunos para fazer a 
pratica da natação se da devido à preocupação dos pais para que seus 
filhos se tornem independentes no meio aquático, como por exemplo, em 
piscinas de clubes, mares, rios e outros ambientes que envolvam água. 
Outro fator que se pode citar sobre a procura para a pratica da natação é
 devido a certos problemas de saúde e principalmente sobre os problemas 
respiratórios, onde a procura para o esporte se torna muito importante 
para o auxilio no combate a determinados problemas.
 Desde então o professor de natação tem uma ferramenta de trabalho
 muito útil e muito importante para a utilização do seu trabalho que é a
 ludicidade.
A atividade lúdica é todo e qualquer 
movimento cujo objetivo é produzir um momento prazeroso na sua execução e
 pode também ser definido como o gesto do brincar. Diante dessa 
definição de que a ludicidade é algo que torne a pratica esportiva 
prazerosa onde o simples brincar pode ser essa vivencia, podemos então 
acrescentar que no momento de “Brincar” a criança tem o momento de 
socialização, afetividade e concentração, ou seja, a interação com 
outras crianças vai proporcionar diversos sentimentos, além do fato de 
as brincadeiras estarem atingindo um objetivo do professor diante as 
fases de aprendizagem dos alunos.
Por: Pedagogia ao Pé da Letra



















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