quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aprenda a lidar com eventuais mal estares durante a corrida




Problemas são mais comuns durante o forte calor do verão

Correr diminui o estresse e melhora a qualidade de vida. Mas com o calor do verão, o corpo pode manifestar alguns sinais de mal estar. Na época quente, a atividade física exige mais do corpo e é preciso ficar atento aos avisos emitidos pelo organismo.



No verão a perda excessiva de potássio pode levar a arritmias cardíacas e provocar vasodilatação excessiva. A vasodilatação pode causar hipotensão, pressa baixa, seguida de desmaios. O recomendável é hidratar-se antes e durante a atividade física para compensar a perda de água pelo suor. É fundamental também se alimentar 1 hora antes do exercício.



Após a prática, o que se sugere é consumir uma fonte de carboidrato associado a uma fonte de proteína. E esse alimento pode ser pão integral com queijo branco, arroz com frango grelhado e iogurte com aveia.



Saiba identificar os alertas do corpo quando o calor excessivo o prejudica durante a atividade física:



Cãibras por calor – Elas se manifestam através de espasmos no abdome, nos braços, nas panturrilhas ou nos tendões. É preciso parar de correr e massagear a área afetada.



Exaustão por calor – O suor excessivo provoca dor de cabeça, tontura e náusea. Buscar abrigo na sombra e consumir bebidas isotônicas ajudam a refrescar o corpo.



Hipertemia – Os sintomas são respiração acelerada, confusão, desmaios e cessação do suor. É importante parar de treinar na hora e refrescar a pele com água.



Por Carolina Abranches

Nenhum comentário:

Postar um comentário