Uma inusitada descoberta foi feita por pesquisadores italianos: a bactéria salmonela é uma aliada na luta contra o câncer. Como para se alastrarem os tumores precisam iludir o sistema imunológico, o estudo mostrou que a salmonela desperta as defesas do organismo, tornando-o capaz de reconhecer e destruir as células cancerosas. A salmonela é normalmente associada a casos de intoxicação alimentar decorrentes da ingestão de carne e ovos contaminados.
A pesquisa teve sucesso no combate a tumores “in vitro” – em células humanas e de camundongos – e “in vivo” – em cobaias. Nos testes, os cientistas utilizaram uma linhagem enfraquecida, incapaz de causar a doença. Trabalhos anteriores mostraram que a salmonela infecta preferencialmente células tumorais. Publicado na Science Translational Medicine, o artigo descreve como os pesquisadores aproveitaram isso para acordar o sistema imunológico.
No início do câncer, as defesas do organismo costumam reconhecer e eliminar as células defeituosas. Com o tempo, o tumor sabota os mecanismos de comunicação celular que denunciariam a anomalia. O câncer, então, se espalha sem ser incomodado pelo sistema de defesa do corpo.
Normalmente, o tumor inibe a produção de uma proteína nas células cancerosas: a Cx43. Ela é responsável por apresentar ao sistema imunológico sinais de que algo vai mal – os chamados antígenos tumorais. Os cientistas descobriram que a infecção pela salmonela restabelece os níveis normais de Cx43. O sistema de defesa percebe então que a salmonela é o menor dos problemas: o câncer se torna prioridade. Células T CD8 são enviadas ao local para matar as células cancerosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário