Segundo dados da Organização Mundial da Saude (OMS), 85% das pessoas têm, tiveram ou ainda terão dores nas costas provocadas por algum tipo de problema de coluna.
Nossa espinha dorsal e formada por 33 vértebras, divididas em regiões cervicais, torácicas (ou dorsais), lombares, sacrais e cóccix, osso que se localiza na parte final da coluna.
Atletas são indivíduos também propensos a serem afetados por problemas de coluna, e a incidência de lesões na região lombar é maior, pois a força da gravidade está inserida exatamente com maior sobrecarga nas vértebras lombares. Discopatias, degenerações, protusões, descalcificações, desidratações, inflamações e hérnia de disco são as patologias mais comuns que também podem atingir esportistas e atletas.
Quando ocorre algum problema na coluna, dessas características citadas acima, é hora de parar e se reabilitar. Não há mais como competir ou praticar esportes e conviver com a dor intensa, que poderá se agravar e tornar-se crônica, e, muitas vezes, afetar outras partes do corpo, principalmente quando a lesão atinge a medula espinhal ou região do nervo ciático.
Em contrapartida, existem inúmeros tratamentos (não necessariamente o cirúrgico) e algumas atividades físicas que podem contribuir para o esportista ter uma melhor qualidade de vida, amenizar as dores e até voltar às atividades esportivas e competitivas.
Tratamentos como acupuntura, laserterapia, RPG (Reeducação Postural Global), fisioterapia, massoterapia, hidroterapia, crioterapia (tratamento através do frio/gelo), descompressão, entre outros, já comprovaram eficiência no combate às dores e problemas de coluna.
Atividades físicas como alongamento, ginástica holística, treinamento de flexibilidade, caminhada, Tai Chi Chuan, Pilates, Yoga, musculação e outras, todas devidamente bem orientadas e controladas, também auxiliam nos tratamentos médicos, terapêuticos e propciam melhora da postura, fortalecimento do sistema músculo esquelético, aumento da capacidade aeróbia, alongamento dos músculos, tendões e ligamentos, de modo que possam diminuir a pressão intervertebral e consequentemente diminuição das dores.
É muito importante dar atenção especial para coluna durante toda a vida. Manter uma boa postura, alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e esportivos adequados, ter músculos abdominais, paravertebrais e lombares fortalecidos, para não sobrecarregar a mesma e, sobretudo, não sofrer no futuro com as possíveis patologias da coluna, hoje em dia consideradas quase que inevitáveis, para grande parte da população.
Por Fábio Bernardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário