Por incrível que possa parecer, mesmo com todas as provas, travessias e circuitos mais famosos no mundo inteiro recebendo cada vez mais nadadores de todos os níveis e idades, ainda de vez em quando somos surpreendidos pela falta de motivação para treinar.
Isso pode acontecer com qualquer um e quando acontece jogamos a culpa em tudo, em todos ou arranjamos um bela desculpa para nos livrarmos da culpa que na maioria das vezes é nossa e só nossa.
Muito trabalho, filho doente, muitos compromissos, o cônjuge "enche o saco" e vai por aí.
Há nadadores que chegam a ser criativos na elaboração de novas desculpas, sempre colocando a culpa nos outros.
Motivação vem de motivos e por isso é pessoal porque cada um tem os seus.
Para o nadador nada é mais contagiante e motivante do que simplesmente nadar, mas quando ela começa a cair na mesmice pode ser o começo de um desastre.
Ou seja, as mesmas provas levam o nadador a fazer sempre o mesmo plano de treinamento, a mesma planilha e nos lugares de sempre.
Alguns fazem há anos a mesma coisa e nada é mais desmotivante do que isso.
Motivação está interligada com meta e por isso, se queremos sair da desmotivação é preciso antes de tudo rever as metas.
Ou seja, escolher quais as provas que desejamos participar durante o ano e especificamente treinar para cada uma delas passo a passo.
É um erro pensar que o treinamento de natação que fizemos no mês passado serve para o próximo.
Mesmo o nadador sabendo o que quer, diariamente pode ser influenciado tanto de forma negativa como positiva pelo meio externo tais como pessoas ou mesmo acontecimentos inesperados que poderão diminuir ou aumentar a motivação.
De qualquer forma a motivação é algo que acontece em função de uma combinação de fatos que mexe com o nosso interior influenciado pela personalidade, percepção individual ao meio ambiente, interações humanas e as emoções de cada um e de maneira nenhuma é uma receita de bolo que dá certo ou não para todo mundo.
O que é A Síndrome de Burnout? Pode ser o seu caso!!
É um tipo de desmotivação desencadeada por um estresse diferente do comum. Ou seja, uma resposta cronica ao estresse com relação direta a determinadas profissões que lidam com o público, mas pode atingir o nadador.
Burnout vem de: “burn” = queima + out = exterior.
O sujeito se mostra emocionalmente exausto justamente por tanto lidar com as mesmas pessoas, mesmas conversas, mesmas dificuldades, vitórias e derrotas.
Alguns autores diferenciam a Síndrome de Burnout do estresse genérico por estar especificamente relacionado ao relacionamento interpessoal, seja profissional ou não.
O sujeito afetado se apresenta constantemente irritado com tudo e com todos, de “saco cheio” justamente com a classe que mais se relaciona, no caso com os próprios nadadores que ele gosta tanto.
Nesse caso o tratamento mais lógico é se afastar e fazer outras atividades tais como ciclismo, caminhada, musculação com o objetivo de descansar e conhecer outras pessoas.
Em pouco tempo o nadador sente saudades da piscina e até daqueles “papos” que tanto irritava e volta porque essa é a sua “tribo” e não tem jeito de se afastar por muito tempo.
A Natação tem uma energia diferente que no bom sentido vicia:
Emagrecer, aumentar resistência, melhorar seu tempo , participar de alguma grande prova, curtir a água ou simplesmente se refrescar...
Seja qual for sua motivação ela será sempre muito válida e importante para você e todos que estejam ao seu lado ela pode mudar ou evoluir mas ela é única e pessoal...
Aproveite-a!!
Fonte: Tudo Sobre Natação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário