segunda-feira, 31 de maio de 2010

IV Copa São Paulo de Natação 2010

A Federação Aquática Paulista leva para a cidade de Guaratinguetá a quarta edição da Copa São Paulo para nadadores vinculados que acontecerá nos dias 3 a 5 de junho.
Esse é o maior evento voltado para os nadadores vinculados e ele é considerado um dos principais campeonatos do calendário da FAP – Federação Aquatica Paulista.
Anualmente a Copa São Paulo tem registrado mais de 600 nadadores de todo o Estado de São Paulo e tem como característica revelar novos nomes para a natação paulista.
Nessa nova fase da natação competitiva o São Paulo F.C. irá ser representado pelos atletas,Octavio Fenelon e Fabricio Matias que serão acompanhados do técnico Daniel Ribeiro.
Cerca de 800 atletas de todo o Estado São Paulo estarão presentes a este grande evento da natação. Prestigie!
O Clube estará aberto a população para este evento.

Dia Mundial Sem TABACO

Oi Pessoal,

Não preciso nem falar sobre os malefícios do cigarro mas, posso lembrá-los que hoje, 31 de maio é o dia mundial contra o Tabaco.
Pelo menos hoje, por algumas horas,deixe esse vício de lado e comece a pensar num futuro "menos cinza".
Que tal um futuro azul como o das águas de uma piscina...
Espero que hoje você tome uma atitude Saudável e Inteligente, estou esperando e torcendo por você!!!
Ana Cristina.

sábado, 29 de maio de 2010

Nutrição e a Natação

Todo atleta comete alguns deslizes na alimentação, não deveria ... Porém faz parte da natureza humana.

Como corrigi-los para ganhar mais pique nos treinos ou competições, quais alimenttos certos para ter mais saúde e evitar lesões? Será que existem?

Atitudes simples na hora de encarar um prato rendem mais ganhos na performance do que podemos imaginar.

Alguns esportistas costumam ser bem indisciplinados para comer, mas não pense em passar por cima de algumas regrinhas básicas:

Não pular refeições. Acostume-se a comer várias vezes ao dia, pequenas porções, a digestão dos alimentos será mais rápida e o metabolismo permanecerá constantemente ativo. Tenha sempre em mãos uma barrinha de cereais ou fruta assim seu nível energético não cairá facilmente.

Não exagere. Não é porque você pratica atividade física que pode se esbaldar. Atletas também engordam. Basta ingerir mais do que gasta.

Procure comer pelo menos duas horas antes de treinar. Se o treino for leve, esse pode ser menor. Se estiver muitas horas sem comer ingira uma maçã ou fruta desidratada 30 min. antes do treino.

Depois de um treino forte ingira alimentos ricos em carboidratos e proteína nos 30 min. subsequentes ao treino. Assim auxilia no processo de regeneração muscular.

Eleja alimentos de baixo indíce glicêmico para favorecer o armazenamento de carboidratos. Açúcares simples fazem a glicemia subir rapidamente, mas logo caem bruscamente fazendo com que sofra queda de energia.
Se o treino for forte hidrate-se antes. Beba ao menos 500 ml de água.

SETE ERROS DOS NADADORES

Exagerar antes do treino. Antes de nadar cosuma apenas alimentos de fácil digestão que não causem desconforto gástrico.

Pouca água. Não é porque o treino é não água que você não de consumir o precioso líquido. Uma desidratação de apenas 2% já é capaz de prejudicar seu rendimento. Fique atento pois a sensação de sede já é sintoma de que a água está faltando no seu corpo.

Lentilhas ou couve-flor antes da prova. Esse tipo de alimento podem provocar gases e provocar desconforto.

Excesso de Gordura. Consumo de lipídios antes de nadar intensamente prejudica o desempenho pois a quebra da molécula é muito demorada e gera muitos substratos.

Pouco carboidrato antes de nadar. Se você nada forte sua necessidade de carboidrato é bem maior, pois eles são utilizados durante o esforço físico e garantem os estoques de glicogênio para atividades aeróbias.

Reposição inadequada. Exercícios intensos reduzem a fome, mas a alimentação pós treino é fundamental para repor os estoques de glicogênio hepático e muscular, deve ser feita na primeira hora após o fim da atividade. Dê preferência aos carboidratos de alto índice glicêmico, de rápida absorvção, juntamente com alguma proteína.

Focar só nas proteínas. Para treinos mais longos e intensos recomenda-se o consumo de 600g de carboidratos até 24 horas após atividade, não se preocupe só com a proteína pois você precisa de energia imediata.

Acima de tudo cuide de sua saúde!

Preste atenção nos sinais que seu corpo envia...
Coma bem (alimentação equilibrada)...
Nade bem e principalmente ...
Descanse BEM.

Fonte: Internet

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Nade como um profissional.Você pode até ganhar medalhas, mas com certeza ganhará saúde, fôlego e um corpo definido.

Você já deve ter ouvido falar que natação é o exercício mais completo que existe.
E tem razão de ser, principalmente se você focar no nado livre.

"Ele proporciona um treino cardiovascular formidável e também trabalha a maioria dos músculos", afirma o nadador Thiago Pereira, ganhador de seis medalhas de ouro no Pan do Rio.

A atividade aumenta a força e fortalece a musculatura, além de estraçalhar calorias.

Ok, ninguém quer que você se transforme em um Thiago da noite para o dia, até porque talvez você não tenha 1,86 metro de altura - na água, o comprimento significa velocidade - nem pretende percorrer distâncias absurdas no braço.

"Em épocas de treinamento intenso, o atleta nada, em média, 60 quilômetros semanais", conta Fernando Vanzella, treinador de Thiago no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.


Mesmo assim, a natação pode fazer um bem danado para o seu corpo. Por isso, preparamos um dossiê que vai deixar seus oponentes a ver navios. Ele funciona para iniciantes que não querem fazer feio e também para quem já domina as braçadas e deseja ganhar velocidade.


Quer todos esses benefícios com o nado livre?


1 FIQUE FIRME.


A água é muito mais densa que o ar.

"Assim, é importante fazer o corpo deslizar por um tubo imaginário dentro da piscina", sugere Álvaro Taba, treinador do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Imagine um eixo central que vai do topo da cabeça ao lado oposto da piscina.

A cada braçada, gire o corpo ao longo desse eixo, estendendo o braço-guia à frente o máximo que conseguir. Continue com os músculos lombares e abdominais contraídos conforme avança - assim você mantém o impulso de braços e pernas e impede que o tronco afunde como a pança de um velho marinheiro.

2 SOLTE O BRAÇO.


Você já teve a sensação de nadar, nadar e não sair do lugar? Isso quer dizer que sua braçada não está sendo executada corretamente - e você está fazendo força em vão. Para acertar, transforme sua mão e seu antebraço em uma verdadeira pá, e puxe.

"Estudos biomecânicos mostram que teremos maior eficiência se mantivermos o braço e o antebraço retos e fizermos um movimento de escavação", ensina Taba.


Conserve as mãos em formato de pá. Você deve impulsionar seu braço pela água em um ângulo vertical, e não deixar o tronco baixar mais que o resto do corpo.

3 GIRE O CORPO COM FORÇA.


"Cada braçada começa com o braço-guia já submerso e, o mesmo lado do seu corpo (o mais baixo), quase afundando.

O outro lado (o alto) deve ser elevado, sendo que o braço que acabou de fazer o movimento deverá estar pronto para retornar à água.

O impulso ocorre quando você abaixa o lado alto do corpo", orienta o técnico olímpico Terry Laughlin, treinador de Michael Phelps e presidente do grupo de estudos sobre natação Total Immersion, de Nova York, nos EUA.

Movimente o braço desse lado para a frente, ao longo do eixo central, o que obrigatoriamente faz girar os quadris e o tronco. "Enquanto isso, o braço do lado baixo se torna o propulsor submerso que, em conjunto com o giro do tronco, produz aceleração", avisa Vanzella.

4 MANTENHA A CABEÇA BAIXA.


Cabeça erguida faz o corpo afundar como um Titanic. "Costumo olhar direto para o fundo da piscina", conta o nadador americano Michael Phelps, que já ganhou 14 medalhas de ouro em Olimpíadas.

"Assim você reduz o atrito com a água e mantém o tronco erguido, reduzindo as lesões no pescoço e na lombar", explica Vanzella.

5 ENCONTRE SEU CAMINHO.


Dê poucas braçadas. O objetivo é ter um DPS alto, sigla para distância por braçada em inglês. "Nadadores de elite podem cruzar uma piscina de 25 metros em cinco braçadas", revela Álvaro Taba. Tente manter o número de braçadas baixo e deixe as pernas alinhadas ao eixo. Quando começar a perder velocidade, dê a próxima braçada.

6 ARRASTE OS PÉS.


"Se você sabe chutar bem, vai nadar bem", assegura Phelps. O truque está em transformar os pés em barbatanas.


Eis de novo o efeito alavanca: pernas esticadas, cortando a água, mas com os pés sempre flexíveis. Isso fará com que eles batam na descida de cada pernada, proporcionando energia e ajudando o seu corpo a girar ao longo do eixo central. Se seus pés não têm muita flexibilidade, compre um pé-de-pato.

7 NÃO PERCA O FÔLEGO.


Respirar toda vez que a cabeça se aproxima da superfície é uma ótima receita para engolir água. Conte a respiração. Solte o ar com vigor (todo, não só 90%) antes de respirar forte e rápido quando estiver no lado alto.

Os principiantes precisam respirar a cada braçada, mas, conforme a resistência aumenta, tente respirar em lados alternados, a cada três braçadas. Isso reduz a tensão em pescoço e ombros.

"A natação é um treino cardiovascular formidável e também trabalha a maioria dos músculos" Thiago Pereira

SUBMERSO EM SAÚDE

Os benefícios da natação começam assim que você cai na água:

1 MINUTO

Alivie as articulações
Dentro d`água, suas articulações sofrem menos pressão. "Por diminuir o peso do corpo, a água reduz o risco de qualquer lesão", diz Mike Peyrebrune, treinador do esporte na Universidade Loughborough, na Inglaterra.

5 MINUTOS

Salve o coração
Segundo estudo realizado pelo fisiologista do esporte Turíbio Leite de Barros, consultor da MH, a natação é, ao lado do remo, o melhor exercício para queimar calorias. E esse gasto pode reduzir em 62% o risco de morrer por doenças cardíacas.

22 MINUTOS
Sue a cerveja

22 minutos de nado livre queimam o equivalente a uma lata de cerveja e a modalidade emprega 44 músculos. "É o estilo que os nadadores conseguem executar por mais tempo e com mais intensidade", explica o treinador de natação Fernando Vanzella.

30 MINUTOS
Vença a bike

De acordo com o periódico americano Compendium of Physical Activities, meia hora de natação vigorosa é quase como pedalar 11 quilômetros numa velocidade de 22 km/h. Mas pedalar traz quase tanto benefício quanto nadar. E a mesma diversão.

45 MINUTOS
Adote a borboleta

45 minutos desse estilo queimam até 600 calorias, equivalente a um pedaço de lasanha. Ele tambémé excelente para ombros, costas e tríceps. "Se achar difícil, nade peito com uma prancha de isopor no meio das pernas", explica o treinador americano Terry Laughlin.

60 MINUTOS
Queime o fast food

Uma hora de nado estilo costas queima 500 calorias - praticamente um Big Mac. Se o objetivo é enxugar banha, cair na piscina é mais eficaz que levantar peso, que consome apenas de 270 a 450 calorias.

1 SEMANA
Afaste o derrame

Se você está preocupado com isso, é melhor tomar algumas medidas. Três sessões semanais de uma hora de natação reduzem seu risco de derrame cerebral. Um estudo feito com 47 721 finlandeses descobriu que três horas semanais de exercícios vigorosos como a natação reduzem os riscos de derrame em 26%.

2 SEMANAS
Derrube a depressão

Nadar afasta a doença. Talvez o benefício venha do efeito calmante da imersão, ou simplesmente da abundância de garotas em trajes de banho, ou mesmo do caldo naquele moleque chato. Masé líquido e certo: o exercício relaxa de verdade. Estudos da Universidade da Cidade de Nova York, nos EUA, descobriram que nadadores eram significativamente menos tensos, depressivos, zangados, confusos e ansiosos do que não-nadadores.

10 SEMANAS
Respire fundo

De acordo com um estudo publicado no periódico americano Journal of Applied Physiology, depois de nadar uma hora por dia, três vezes por semana, durante 70 dias, os voluntários aumentaram em 11% seu VO2 (capacidade do pulmão de processar oxigênio).

15 SEMANAS
Controle o colesterol

Uma pesquisa da Universidade de Harvard (EUA) sugere que, ao aumentar o nível de HDL (colesterol bom) com exercícios complexos como a natação, é possível reduzir o risco de ataque do coração em 30%. Mais: o esporte também pode controlar o LDL (colesterol ruim).

26 SEMANAS
Faça as mulheres felizes

Segundo Fernando Vanzella, o peitoral definido e o formato em V das costas começam aparecer consideravelmente após seis a 12 meses de natação. A boa notícia: numa pesquisa com leitoras da revista Nova , 30% delas elegeram o peitoral como o músculo preferido.

E FINALMENTE...
Demore para morrer

Um estudo da Universidade Harvard, com 17 mil homens, descobriu que aqueles que queimaram 2 mil calorias por semana se exercitando- equivalente a três ou quatro sessões de natação - vivem, em média, dois anos a mais do que aqueles que não mergulharam nessa.

... e fique jovem para sempre

Em um estudo da Universidade de Indiana, nos EUA, testes de pressão, função pulmonar, massa muscular e exames de sangue em um grupo de nadadores com mais de 50 anos descobriu que o corpo deles funcionava em níveis normalmente observados em pessoas muito mais jovens. As funções ) siológicas geralmente entram em declínio numa taxa de 0,5-1% ao ano depois dos 35 anos, mas, ao analisar marcadores biológicos e comparar os resultados com a população, os pesquisadores concluíram que nadando uma distância de três a cinco quilômetros, de três a cinco vezes por semana, a maioria dos mortais vive mais de 70 anos.

Pessoal, precisa mais alguma coisa prá você vir correndo nadar?
Ana Cristina.
Fonte:Internet

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Os sete mandamentos da velocidade

1. Treine rápido para ser rápido
Treine da maneira que você quer competir e incluia sempre o desenvolvimento de sua velocidade nos treinamentos, independente do ciclo de treinamento.



2. Quando mais rápido você deseja nadar, mais relaxado você deve estar
A única diferença de nadar devagar e nadar rápido é a velocidade.


Velocidade não tem nada a ver com cerrar seus dentes, tensionar seus músculos ou gritar antes da prova, e sim com relaxamento.

3. Apenas velocidade é velocidade

90% de seu melhor não é rápido.
95% de seu melhor não é rápido.
Apenas 100% de seu melhor é rápido.

Você não vai nadar mais rápido fazendo seus treinamentos de velocidade apenas próximo à sua velocidade máxima.


Você só ficará mais rápido treinando mais rápido do que você jamais treinou antes.

4. Pense rápido para nadar rápido

Se prepare mentalmente para os treinos de velocidade pensando em velocidade.

Concentre-se em palavras que têm a ver com velocidade para você, tais como "explosão", "potência", etc.

5. Pratique velocidade de ponta a ponta

Os nadadores mais rápidos do mundo normalmente alcançam a velocidade máxima antes de seus oponentes.
Em outras palavras, a aceleração tem importância fundamental.
Eles também têm grandes velocidades no final da prova e com isso nadam mais rápido que a concorrência nos últimos metros.

Se você está treinando velocidade, trabalhe desde a saída até a chegada – velocidade máxima na saída e na chegada.

6. Concentre-se na qualidade, e não na quantidade

O obletivo dos treinos de velocidade é desenvolver velocidade.

Aumentar o número de repetições para alcançar um aumento de volume em detrimento à qualidade (velocidade) vai apenas desenvolver a habilidade de nadar devagar com mais freqüência.

7. Desenvolva sua habilidade, mantenha a técnica e seja honesto no treinamento de velocidade
Nadar rápido não significa desprezar esses itens.

Não queime a saída, faça as viradas e chegadas corretamente.


Uma forma simples e segura de fazer com que seu atleta melhore sua performance, a dica é do australiano Bill Sweetenham, diretor nacional da natação britânica e responsável por uma verdadeira revolução nestes 3 anos e meio de trabalho por lá.

Fórmulas simples para fazer seu atleta nadar mais rápido

Aumentar o volume
Aumentar o trabalho técnico na busca da perfeição dos nados
Aumentar o trabalho de técnica de ritmo
Aumentar os estímulos (trocar alguns dos fatores em seu programa buscando melhoria de alguma forma)
Ficar mais forte (este fator é menos importante do que a eficiência propriamente dita)
Eficiência está sempre a frente da performance de treinamento
Melhore uma técnica de cada vez

Fonte:Internet

A Escala do Sucesso

CHANCES DE SUCESSO
por Alexandre Pussieldi

CHANCE ATITUDE

100% EU FIZ!
90% EU VOU FAZER!
80% EU POSSO!
70% EU PENSO QUE POSSO!
60% TALVEZ EU POSSA!
50% EU ACHO QUE POSSO!
40% EU QUERO FAZER!
30% EU DESEJO PODER FAZER!
20% EU NÃO SEI COMO FAZER!
10% EU NÃO CONSIGO FAZER!
0% EU NÃO VOU FAZER!


Bom passoal, a gente deve começar pelo "eu posso" e com certeza, chagaremos no "eu fiz"
Pensem nisso no seu próximo mergulho!!!
Ana Cristina.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Erros na respiração do crawl

ERROS MAIS COMUNS NA RESPIRAÇÃO DO NADO CRAWL

Respirar em demasia.
Não respirar o suficiente.
Segurar a respiração.
Respirar de forma profunda.
Exalar de forma forçada.
Exalar de forma completa, ficando com o tanque vazio.
Exalar muito tarde.
Mover a cabeça em demasia para respirar.
Inspirar e exalar com a face fora d’água.
Respirar antes da virada.
Respirar durante a virada.
Respirar após a virada.


Como se vê, respiração e os erros são bastante comuns e diversos. São erros que afetam a técnica da respiração, a técnica do nadador, a parte fisiológica do atleta. Pelo menos 50% dos nadadores possuem algum problema com a respiração.

Fonte:Best swimming

segunda-feira, 24 de maio de 2010

MEDICINA PREVENTIVA ORTOMOLECULAR NUTROLOGIA

APRENDA MAIS ESSA!

Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno.

O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é glicose.

A fruta e principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95 % de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.

O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes.

Devem-se comer frutas sempre com o estomago vazio. Por quê? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estomago: são digeridas no intestino delgado.

As frutas passam rapidamente pelo estomago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estomago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.

Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada. Devem-se comer frutas sempre com o estomago vazio.

A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora.
Você não deve beber suco delata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida.

Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrífuga.

Você pode ingerir o suco extraído na centrífuga como se fosse à fruta, com o estomago vazio. E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.

O Dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração.

Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.

Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse em sua mente sobre frutas.
Como se deve começar o dia?
O que se deve comer no café da manhã?

Você acha que é uma boa idéia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos (principalmente café e o pão branco com manteiga), que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não.

O que você quer é alguma coisa que seja fácil de digerir, frutas que o corpo pode usar de imediato, e que ajuda a limpar o corpo.

Quando levantar-se, e durante o dia, o quanto for confortavelmente possível coma só frutas frescas e sucos feitos na hora.

Mantenha esse esquema até pelo menos o meio-dia, diariamente.

Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade de ele limpar-se.

Se você começar a se afastar dos outros “lixos” com que costuma encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará.
Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo.

Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas.
Deveríamos adotar este hábito!

Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão.
Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.

Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.

Fonte: Internet.

domingo, 23 de maio de 2010

Festival de Natação no Jaraguá Clube Campestre.

Nesse sábado, 22 de maio, atletas da Equipe Principal do São Paulo Futebol Clube(com o técnico Daniel) e do Aqua Teen(com a professora Ana), participaram do II Festival de Natação do Jaraguá Clube Campestre.
Num ambiente festivo e descontraído a garotada nadou muito,batendo seus recordes pessoais e conseguindo ótimas colocações.
Destaque para Octavio Fenelon da Equipe Principal que subiu ao lugar mais alto do pódium 2 vezes.
Parabéns a todos e, continuem assim!

" A alegria está na luta, na tentativa, no esforço envolvido e não na vitória própriamente dita".
(Mahatma Gandhi)
Ana Cristina

sexta-feira, 21 de maio de 2010

ONDE OBTER:

Veja que interessante... A partir de uma certa idade , não importa qual seja ela , todos nós apresentamos vários destes
esses sintomas .

(Principalmente o último).


Dificuldade em perder peso

Retenção de líquidos

O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
ONDE OBTER: água de côco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes,acelga, coentro e os suplementos.


O QUE ESTÁ FALTANDO : potássio e magnésio
ONDE OBTER : banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.


CÃIMBRA, DOR DE CABEÇA

COMPULSÃO POR DOCES

O QUE ESTÁ FALTANDO : cromo.
ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre,cenoura +suplementos..

DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL

O QUE ESTÁ FALTANDO : lactobacilos vivos
ONDE OBTER: coalhada, iogurte, missô, yakult e similares.

Falta de Memória

O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol.
ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)

O QUE ESTÁ FALTANDO : iodo.
ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS


O QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno.
ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos

COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS

O QUE ESTÁ FALTANDO: Ômega 3 e 6.
ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite

FRAQUEZA , INDISPOSIÇÃO, MAL HUMOR

O QUE ESTÁ FALTANDO : vitaminas A, C, e E além de ferro.
ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

DESÂNIMO , APATIA , TRISTEZA , RAIVA , INSATISFAÇÃO

O QUE ESTÁ FALTANDO :DINHEIRO meu amigo (a) DINHEIRO

ONDE OBTER: Quando eu descobrir, informarei.

Um bom final de semana!
Ana Cristina.

O relógio do corpo, Existe hora para Nadar?

A ciência ajuda a entender por que alguns horários são melhores que outros para se exercitar

O relógio do corpo

Muitos praticantes de atividade física melhoram sensivelmente quando alteram seu horário de malhação.
O horário do dia em que se pratica a atividade física pode ser decisivo tanto para o desempenho como para os objetivos de quem prática.
Os profissionais da área — médicos, fisiologistas, preparadores, técnicos — estão cada vez mais atentos às particularidades dessa questão e já não hesitam em recorrer à cronobiologia para orientar pupilos e clientes.

A ciência, que data de meados dos anos 1960, mas que ganhou fôlego nos anos 1990, examina como os seres vivos se adaptam aos períodos de presença e ausência de luz, o chamado relógio biológico.


É esse relógio, situado em um dos núcleos do hipotálamo, no cérebro, e que funciona para ade quar a função desempenhada de acordo com a hora do dia e da noite, que determina, entre outros, as flutuações de hormônios, as variações de temperatura do corpo e o próprio sono.

QUE PREGUIÇA...
O exemplo mais clássico desse mecanismo é o soninho que toma conta de todos depois do almoço.

Guiado pelo relógio biológico, o organismo deixa de produzir hormônios responsáveis pelo estado de alerta para centrar fogo na produção de substâncias que participam do processo de digestão.

Nesse instante, o corpo baixa a temperatura e envia mais sangue para o aparelho digestivo, fazendo com que, se por um lado sintamos sono, por outro nos deixa mobilizados para o que é importante naquele momento, ou seja, digerir os alimentos.

Alguns Nadadores não tem muita opção quanto o horário para nadar, sendo após o almoço a melhor saída é uma refeição mais leve antes da prática e alimentar-se mais após a atividade.
Segundo Renato Romani, professor de medicina do esporte do Cemafe, Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte, ligado à Unifesp, Universidade Federal de São Paulo, dois são os fatores que determinam qual o melhor horário para fazer exercício.

Os ambientais como a temperatura, luz ea humidade do ar, e os internos
omo a temperatura,que estão ligados a processoso fisiológicos entre eles por exemplo, a produção de hormônios.

Entre 5 horas e 8 horas da manhã, a luz do sol é fraca, e o corpo a absorve melhor.
A temperatura é mais amena e, para quem mora em centros urbanos, a poluição é muito menor do que em outros horários do dia.

Entretanto, nas primeiras horas do dia ocorre um aumento na produção do cortisol, o chamado hormônio do estresse.

A substância ajuda a ficar em estado de alerta, ou seja, ajuda a "ligar os motores", mas a liberação dele no corpo provoca uma pequena elevação da pressão arterial.

Por isso nadadores que caem cedo na àgua sentem a sensaçâo de despertar inicial muito mais intensa, não apenas pela termorregulação (diferença da temperatura corporal e o meio), mais pelos hormônios produzidos pela manhã.

Essa situação pode não ser aconselhável aos hipertensos, mas não chega a ser impeditiva. O ideal é consultar um médico, segundo Romani.

Apesar de ressaltar que o melhor momento do dia para se exercitar é uma questão individual, que também depende da disponibilidade de agenda de quem faz esporte , o pesquisador faz res trições à prática de atividade física à noite.

Tanto a adrenalina, liberada durante o esforço, quanto a endorfina, produzida depois dele, são hormônios que podem atrapalhar o sono.

Segundo o cardiologista José Kawazoe Lazzoli, até o momento não existem comprovações científicas que mostrem que um período do dia seja melhor do que outro quando o assunto é atividade física.

Houve uma época em que se divulgou que, como o maior número de enfartos ocorria entre as 6 e 9 da manhã, este horário seria desaconselhável para malhar.

Mas, na realidade, não existe um aumento na incidência de enfartos relacionados a exercícios físicos, portanto a hora é irrelevante .

O médico acredita que o mais importante - e que deve ser levado em consideração - no momento de escolher um espaço na agenda para atividade física, seja a rotina de trabalho e estudo e, claro, o gosto pessoal. Afinal, cada pessoa conhece seu relógio biológico como ninguém.

Influência do Horário
Para algumas pessoas, fazer exercícios à noite pode tirar o sono , especialmente quando a atividade física é intensa.

Nadar forte, com tiros intensos e velozes, por exemplo, aumentam consideravelmente os níveis de adrenalina no sangue, deixando a pessoa desperta por muitas horas e sem conseguir dormir.

Mesmo que o objetivo seja perder peso, o horário não interfere.

O que realmente conta é fazer um contínuo trabalho aeróbio (nadar contínuamente com intensidade moderada) aliado a exercícios com peso (musculação, flexões de braços, pilates), que aumentam massa muscular e o metabolismo basal, fazendo com que o corpo continue a gastar energia mesmo depois de finalizado o exercício.
A importância de se alimentar antes do exercício físico é o ponto crucial.

Fazer uma atividade física com o estômago vazio pode causar hipoglicemia.

Além disso, como o corpo não tem combustível adequado , mesmo que a pessoa não passe mal, seu rendimento não será o mesmo.

Há quem consiga acordar cedo e ainda ter disposição para nadar independente a temperatura da água.

Outros preferem reservar um tempinho pouco antes do almoço, à tarde (ótimo para quem tem flexibilidade de horário) ou à noite.


Quem gosta de agito, costuma optar pela manhã ou noite, aproveitando assim para fazer um programa social, conversar com amigos e conhecer pessoas.

Essa escolha depende do ritmo individual, por isso é importante prestar atenção na maneira que seu corpo reage .


Antes de decidir-se por um período do dia, pense nos seus compromissos e disponibilidade e experimente diversos horários, até encontrar o que mais tem a ver com o seu dia-a-dia.

A maioria dos nadadores treinam em duas sessões diárias diferenciadas, uma pela manhã outra final da tarde, de acordo com objetivo de cada um, normalmente adaptam-se ao que os clubes podem oferecer, se você pode optar por um horário no qual sinta-se melhor não perca tempo.

Aproveite!

E bons Treinos!

Fonte:
José Kawazoe Lazzoli, cardiologista, especialista em medicina do esporte. Presidente eleito da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Renato Romani, professor de medicina do esporte do Cemafe, Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte, Unifesp, Universidade Federal de São Paulo.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Recuperação: aprontando-se para o próximo treino

O período crítico

As horas e os dias depois de um grande treino são críticas para garantir o desempenho máximo do praticante de atividade física. Treinamentos de corrida geralmente têm intervalos de um dia, ou menos, exigindo um esforço maior dos atletas. Independentemente do esporte, todas as estratégias de recuperação devem englobar uma série de fatores.

Alongamento e massagem

Acredita-se que o alongamento é importante para prevenir a dor muscular tardia nas 24-72 horas após a atividade. O objetivo do alongamento após o exercício não é aumentar a flexibilidade, e sim ajudar a recuperação de músculos e tendões. Quando realizado adequadamente, o alongamento também pode reduzir as lesões.

Dicas para o alongamento:

· Faça o alongamento devagar e gentilmente;

· Alongue-se até o ponto em que sente o músculo, mas não até o ponto de sentir dor;

· Inspire antes do alongamento e expire durante o mesmo;

· Mantenha o músculo alongado por 20-30 segundos.

A massagem tem benefícios fisiológicos e psicológicos. Essa é outra maneira efetiva de aumentar o fluxo sangüíneo para os músculos e depurar os derivados metabólicos. Isso também oferece ganhos temporários na flexibilidade. Psicologicamente, as massagens fazem com que as pessoas sintam-se melhor, menos cansadas e mais relaxadas

Alimentação

Essa é uma área que é geralmente esquecida no pós-treino, mas para que haja recuperação adequada você precisa de líquidos e eletrólitos para repor o que perdeu através do suor, carboidratos para energia e proteína para reparar as reservas dos músculos.

Alimentos fontes de carboidratos

Para ingerir 50g de carboidratos facilmente absorvidos, consuma:

·650-800 mL de bebidas esportivas

·01 fatia de sanduíche com geléia ou mel

·3 pedaços médios de frutas

·3 barras de cereais



Para obter 50 g de carboidratos e o mínimo de 10g de proteína, consuma:

·250-350 mL de vitamina de frutas

·2 unidades de 200g de iogurte

·1 tigela de cereais matinais e leite

Há algumas evidências que sugerem que a inclusão de um pouco de proteína poderia auxiliar a reparar as fibras musculares.

Hidratação

Beba líquidos de acordo com um plano e não de acordo com a sede, já que isso não é um bom indicador da desidratação. Por exemplo, programe um alarme para disparar a cada 15 minutos, durante uma hora após a corrida, para garantir que os corredores estejam consumindo líquido o suficiente para repor as perdas pelo suor. Os atletas devem repor cerca de 150% do que perderam.

Estudos científicos mostraram que as bebidas esportivas, com 6 - 8% de carboidratos são as melhores opções por causa da absorção rápida.

O álcool deve ser evitado, mas caso seja consumido, deve ser feito apenas depois da reposição dos líquidos perdidos pelo corpo, pois aumenta a desidratação, interfere com a recuperação de glicogênio e retarda o reparo muscular.

Sono

O sono é vital para a recuperação. Quando dorme, seu corpo se reabastece e se repara sozinho. Atletas deveriam dormir 7-9 horas a maioria das noites e deveriam procurar levantar sempre no mesmo horário todos os dias para regular o biorritmo. Um sono mais prolongando não deveria ser mais longo que uma hora além das horas normalmente dormidas.

Fonte:Gatorade Sports Science Institute - www.gssi.com.br

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O perigo que chega em silêncio: como prevenir?

Elas chegam de mansinho, sem fazer alarde. Aos poucos, vão-se instalando, comprometendo órgãos, debilitando a saúde. Hipertensão, diabetes, arteriosclerose, osteoporose e outras doenças silenciosas podem fazer um verdadeiro estrago no organismo antes de manifestar seus primeiros sintomas.
A informação é arma importante no combate a essas inimigas de uma vida longa e saudável.
Os médicos são unânimes em afirmar que o homem moderno vive de uma forma muito aquém do que exige sua natureza. Corremos contra o relógio, sem tempo para nada, às vezes nem para comer direito. Não praticamos exercícios físicos, nos alimentamos mal, vivemos continuamente em estado de estresse e ansiedade, e, além de tudo, ainda damos pouca importância para a linguagem do corpo.

Silenciosamente, algumas doenças se aproveitam do desgaste excessivo a que submetemos nosso organismo para irem se instalando aos poucos, sem apresentar nenhum sintoma que as denuncie.

Se tiverem como aliados fatores como hereditariedade, vícios, agressões ambientais e a despreocupação com a saúde, encontraram caminho livre, avançam e acabam impedindo o bom funcionamento de órgãos que, só depois de fortemente comprometidos, é que dão sinais de que algo não está bem.

Infelizmente, no Brasil, a maior parte das pessoas ainda prefere buscar a cura de doenças já instaladas do que impedi-las de se manifestar. No entanto, adotar uma postura preventiva em relação à saúde pode prolongar e melhorar a qualidade de vida, proporcionando tranqüilidade ao indivíduo e à sua família.

As doenças silenciosas podem ser facilmente diagnosticadas com simples exames de laboratório, os quais costumam ser solicitados pelos médicos logo numa primeira consulta de avaliação geral. Portanto, não espere que elas progridam para só depois tomar uma atitude. Lute por sua saúde!
HIPETENSÃO REQUER CONTROLE CONSTANTE
A força exercida pelo sangue contra as paredes das artérias dá-se o nome de pressão arterial. Quando excessiva, chama-se hipertensão e, a longo prazo, promove danos irreparáveis nas paredes das artérias, provocando o mal funcionamento de diversos órgãos, especialmente rins, cérebro, coração, pulmão e olhos.

Sem idade certa para aparecer, a hipertensão arterial nem sempre apresenta sintomas no início. Uma vez diagnosticada, no entanto, requer tratamento e constante controle.

Mas, cuidado. Não meça sua pressão arterial em qualquer lugar. Procure um médico para isso. Ele saberá avaliar corretamente suas medidas e indicará as ações necessárias.
COMO PREVENIR
"« Alimentar-se com moderação, aumentando o consumo de frutas e vegetais e diminuindo os excessos, principalmente de açúcar, massa, gordura, sal, temperos, carne, álcool e café.
"« Exercícios moderados ajudam, mas evite grandes esforços, como levantar peso sem orientação profissional, com os devidos cuidados.
"« Considere o fumo e o álcool como fatores agravantes da hipertensão.
"« A pressão arterial é muito sensível ao estado emocional. Tensão, ansiedade e nervosismo predispõem à hipertensão ou atrapalham seu controle.

COLESTEROL: MOCINHO E BANDIDO
Há dois tipos de colesterol: o de baixa densidade e o de alta densidade. O primeiro é considerado um inimigo da boa saúde, uma vez que se vai depositando ao longo das artérias, provoca arteriosclerose e aumenta o risco de ataques cardíacos. Origina-se de alimentos como carnes, ovos, leite e derivados.

O colesterol de alta densidade é tido como uma substância protetora, que auxilia a limpeza das artérias eliminando o excesso de material gorduroso. Dois terços do colesterol total encontrado no sangue são produzidos pelo fígado e um terço vem da alimentação.

Alto nível de colesterol no organismo também está associado a fatores genético. Herdamos a tendência de produzi-los em excesso. Daí a importância do controle periódico da dosagem dessa substância no sangue, principalmente após os 45 anos.

Exames de laboratório podem detectar os níveis de colesterol no organismo, e o médico, aliando esses resultados a conhecimentos sobre a idade, sexo e tipo de vida do paciente, indicará dieta e tratamento adequados para a manutenção dessa substância dentro de limites saudáveis.
ALIMENTOS QUE AJUDAM
Na alimentação está o segredo do controle natural dos níveis de colesterol no sangue. Veja como fazer:
"« Evite ingerir excesso de gorduras de origem anila: carne de boi, queijo, ovos, leite, manteiga.
"« A carne branca de frango e a de peixe, no entanto, estão liberadas, pois melhoram a taxa do colesterol protetor.
"« Óleos vegetais crus (de oliva, soja ou milho), quando utilizados moderadamente, não são prejudiciais, ao contrário da gordura de coco.
"« Alimentos que contenham fibras solúveis (aveia, milho, feijão, banana e maça, por ex.) são imprescindíveis na dieta de quem precisa controlar o colesterol, pois aumentam sua eliminação pelo intestino.
"« Cuidado com o açúcar, refinado ou não. Um de seus componentes, a frutose, quando em excesso no organismo, é transformado em colesterol pelo fígado.
DOENÇAS DE VELHO?
Hoje em dia, as pessoas – principalmente as que moram nas grandes cidades – vivem uma vida desregulada, muito aquém do que seria natural. Correm contra o relógio o dia inteiro, estão sempre ansiosas e afoitas por atingir objetivos. Não têm tempo sequer para comer corretamente.

Come-se o que tem e não o que dá saúde.
ARTÉRIAS ENTUPIDAS, ÓRGÃOS EM FALÊNCIA
Arteriosclerose é uma forma de envelhecimento das artérias. Trata-se de um enriquecimento provocado pelos anos e agravado por diversos fatores de agressão, entre a formação de placas de gordura calcificadas (arteriosclerose) que levam ao estreitamento da passagem por onde circula o sangue.

Todas as artérias do corpo estão sujeitas à doença, mas a mais atingida é a aorta, que leva o sangue do coração para o corpo, seguida pelas coronárias, o que provoca angina do peito e até enfarte do coração.

Por cauda da arteriosclerose, o cérebro pode apresentar isquemia (entorpecimento transitório) ou sofrer um derrame (morte da região lesada). A doença ainda chega a provocar falência dos rins, trombose e gangrena nas pernas.
PARA PREVENIR A DEGENEREÇÃO QUE A ARTERIOSCLEROSE PROVOCA:
"« Evitar a obesidade
"« Abolir o fumo
"« Combater fatores desencadeadores: Diabetes, colesterol elevado, gota e hipertensão.

HIPERTENSÃO – DIETA PARA HIPERTENSOS
Peso Corporal X Pressão Alta
O excesso de peso corporal tem forte correlação com o aumento da pressão arterial. Todos os hipertensos que estão acima da média de peso normal devem começar um programa de redução. Embora uma diminuição de 5% a 10% do peso corporal inicial já seja capaz de produzir uma redução da pressão arterial, a meta é alcançar um índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 25 Kg/m e uma circunferência da cintura inferior a 102 cm para homens e a 88 cm para mulheres.
Para calcular o índice de Massa Corpórea usa-se a seguinte fórmula:

IMC = Peso = massa corpórea
altura X altura
Por exemplo: Um indivíduo com 98 kg e 1,17 m:
IMC = 98 = 32 kg/m
1,75 X 1,75
A massa corpórea desse indivíduo é igual a 32 kg/m; portanto, ele está com o peso acima do normal.
AS ECOMENDAÇÕES PARA A REDUÇÃO DE PESO SÃO:
• Dieta
• Atividade Física
COMO MANTER UMA DIETA?
• Evitar dietas “milagrosas”
• Substituir gorduras animais por óleos vegetais
• Evitar açúcares e doces
• Retirar o saleiro da mesa e usar temperos naturais
• Evitar frituras
• Consumir alimentos que são fontes de fibras, como frutas, cereais integrais, hortaliças, legumes, etc. Preferencialmente, consumi-los crus.
O QUE É BOM PARA O HIPERTENSO?
Aumentar a ingestão de potássio pela escolha de alimentos como: feijões, ervilha (sem ser em conserva), vegetais verdes escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja. Essa indicação se justifica pela possibilidade de o potássio exercer efeito anti-hipertensivo e ter ação protetora contra danos cardiovasculares.
• Preparar todos os alimentos sem sal
• Usar temperos naturais à vontade, como limão, alho, cebola, cheiro verde, orégano, cominho, coentro, manjericão, etc.
• Para temperar as saladas, usar azeite de oliva ou óleo de canola.
• Dar preferência às carnes brancas (peixe e frango) e à carne magra de boi.
• Procurar trocar o pão salgado por pão doce ou bolacha doce. Consumir no máximo um pão francês (com sal) por dia.
• Consumir verduras, legumes e frutas diariamente. E, sempre que possível cru.
• Para preparar os alimentos, use de preferência óleo de soja, de milho ou de girassol.
• Preparar alimentos grelhados, assados, refogados ou ensopados e sempre com pouco óleo, evitando frituras ao máximo.
• O uso de leite e seus derivados é permitido, desde que o queijo seja sem sal (queijo branco ou ricota).
• Diminuir ou, de preferência, eliminar o uso de bebidas alcoólicas.
• O consumo de café tem que ser de no máximo três xícaras pequenas por dia.
• Abandono do tabagismo: o fumo aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

ALIMENTOS PREJUDICIAIS AO HIPERTENSO (FONTES DE MAIOR TEOR DE SÓDIO)
« Sal de cozinha e temperos industrializados.
« Alimentos industrializados (catchup, mostarda, shoyu, caldos concentrados, etc.).
« Embutidos (salsicha, mortadela, lingüiça, presunto, salame, paio, etc.).
« Conservas (picles, azeitona, aspargo, palmito, milho, patês, algas, chucrutes, maionese pronta, etc.).
« Enlatados (extrato de tomate, milho, ervilha, molho inglês, de soja, etc.).
« Carnes processadas industrialmente (bacalhau, charque, carne seca, camarão seco, defumados, etc.).
« Temperos e sopas prontos, caldos concentrados, etc.
« Salgadinhos para aperitivos (batata frita, amendoim, salgado, etc.).
« Bolachas salgadas, margarina ou manteiga com sal.
« Queijos, à exceção de queijo branco e ricota sem sal, que são permitidos.

Fonte: Portal da Educação Física.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Combinações infelizes( na alimentação)

Para quem busca cálcio na dieta, os especialistas dizem que é melhor evitar certas combinações de alimentos. Isso porque, ainda que alguns deles sejam ricos em cálcio, a absorção do mineral pelo organismo fica prejudicada. Três exemplos:

CAFÉ + LEITE
Por que é bom evitar: a ciência comprovou que a cafeína atrapalha o processo de absorção do cálcio


MILK-SHAKE + BATATA FRITA
Por que é bom evitar: durante a digestão, a gordura da batata se transforma numa pasta, que atrai o cálcio e impede que ele seja absorvido pelo organismo


SALADA DE RÚCULA + MUSSARELA DE BÚFALA
Por que é bom evitar: o cálcio, presente na mussarela, e o ferro, em fartura na rúcula, competem entre si. O organismo é incapaz de absorver os dois nutrientes ao mesmo tempo – e dará prioridade àquele que estiver mais em falta no momento

3 passos para a prevenção

Ingerir as doses diárias de cálcio recomendadas para sua faixa etária

Expor-se ao sol todo dia, durante quinze minutos. É o que o corpo precisa para produzir a vitamina D, que fará aumentar em 40% a absorção de cálcio pelo organismo

Praticar atividades físicas de algum impacto, como corrida. Elas estimulam a produção das células responsáveis pela construção dos ossos


Fonte: Revista VEJA
Com reportagem de Marcos Todeschini e Carolina Salles .

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Travessias Aquáticas

A Equipe de Natação Máster do São Paulo Futebol Clube, participou no domingo (16/05/10) da 5ª Etapa do Circuito Paulista de Travessia Aquática, realizado na cidade do Guarujá - Praia da Enseada. Nossa equipe contou com 06 atletas, e conquistou o 3º lugar na prova de 3Km.

Alexandre Zuppo Batista 1Km 7ºlugar
Alvaro Lana Joaquim 1Km 7 lugar
Antonio Carlos Joaquim 1km 8 lugar
Rogério Gomes Pinheiro 1Km 3ºlugar
Celina Martini Rodrigues 3Km 4ºlugar
Milorad Ivanovic 3Km 4ºlugar

Parabéns a todos ,e em especial aos dois estreantes pelo São Paulo, Alexandre e Rogério.

sábado, 15 de maio de 2010

Os benefícios do arroz com feijão

Quando você pensa em um deles, logo vem o outro na cabeça e a impressão é de que os dois “nasceram” juntos.

As parcerias do “arroz com feijão”, “pão com manteiga” e “queijo com goiabada”, por exemplo, são tão antigas que é difícil imaginar saboreá-las de forma isolada.

A combinação vai além da tradição e chega também aos nutrientes. Neste aspecto, nem sempre as duplas mais tradicionais do cardápio brasileiro são só vantajosas e, para fazer um raio X dos benefícios e malefícios de cada uma delas, o Delas recorreu ao Conselho Regional de Nutricionistas.

Abaixo, veja as orientações da gerente-técnica do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo e Mato Grosso do Sul (CRN-3), Solange Saavedra.

Arroz com feijão

Segundo Solange “juntar arroz com feijão promove uma química perfeita para o organismo”, já que o arroz contém o aminoácido essencial metionina, e o feijão outro aminoácido essencial chamado lisina, combinação ideal para o corpo absorver bem as proteínas de origem vegetal. E olha que o brasileiro anda deixando o feijão de lado – o consumo deste alimento diminuiu. Segundo a nutricionista, as principais vantagens da dupla favorita dos brasileiros são: tornar mais eficiente o fornecimento de proteínas de origem vegetal e equilibrar o teor de glicose no sangue e a relação com a insulina. Segundo a nutricionista, para isso é fundamental que eles sejam ingeridos juntos. “O arroz polido, sozinho, pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, e o feijão tem o poder de brecar esse efeito, estabilizando a glicose”.

Para quem acha que a dupla engorda, a médica diz que ela ajuda a prolongar a sensação de saciedade e assim você não vai ter vontade de “atacar” um doce após a refeição. A única desvantagem é o exagero, diz a nutricionista. Tudo que é demais não ajuda e o equilíbrio perfeito entre ambos é conseguido com duas porções de arroz para cada uma de feijão.

Goiabada com queijo

O queijo completa a goiabada do ponto de vista nutricional. Mas a dupla é calórica e não deve ser comida todo dia
Uma das sobremesas ou lanches mais populares do Brasil, desde os tempos da colonização portuguesa. É o famoso Romeu e Julieta (saiba preparar um bolo com a dupla). Segundo a nutricionista, o “Romeu” (queijo) é responsável pelas proteínas e a “Julieta” (goiabada) pelos carboidratos. Em equilíbiro, essa dupla só traz vantagens. O problema é a concentração de calorias.

Após uma refeição já completa, diz a nutricionista, “poder elevar a glicemia, pelo alto teor de carboidratos contido no doce, o que seria contraindicado para diabéticos”. Por isso, não vale visitar este clássico todos os dias. Prefira saborear a dupla, só de vez em quando.

Pão com manteiga

Já imaginou um café da manhã sem um ou outro? Pão com manteiga é ideal para começar um dia e traz uma série de vantagens para o organismo.

“Como vantagens podemos colocar que o pão é o alimento mais comum no início do dia que fornecerá carboidrato, nutriente que garante o fornecimento de energia mais imediata nessa primeira refeição”, diz Solange. Já a gordura presente na manteiga também impulsiona o “setor energia” do organismo.

O benefício do pão com manteiga é que os dois são fonte de energia. Mas para proteger o coração, é melhor optar por margarina
No entanto, é justamente ela que pode liderar as desvantagens da parceria. Margarina seria mais indicado para o consumo diário, acredita a nutricionista do CRN. Justamente por isso, a margarina é um dos produtos está entre os chamados “alimentos funcionais”, produzidos industrializadamente para diminuir as sequelas negativas e “turbinar” as positivas.

“Estaremos consumindo gorduras saturadas, já que a manteiga é um produto de origem animal (a fonte é o leite), e essa gordura não é a melhor para a saúde, pois aumenta os riscos de doenças cardíacas”, diz.

Bife com batata

Bife com batata é pedida certa ao perguntar “qual é o seu prato preferido”. E a combinação também tem vantagens, afirma a nutricionista do CRN. “O bife é um alimento importante como fonte de proteína, nutriente vital para o organismo, já que fornece aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo” afirma, acrescentando que a carne é fonte de vitaminas do complexo B e de minerais importantes como ferro, zinco e selênio.

“Já a batata, um alimento do grupo dos tubérculos e raízes, é fonte de carboidrato, sendo uma boa fonte de energia, além de ser fonte de vitamina C, e de minerais como potássio, fósforo e magnésio”.

Bife com batata é ótimo. Desde que a batata não seja frita e a carne sem gordura

Combinar os dois é uma ótima pedida, mas também pode esbarrar em desvantagens principalmente se o modo de preparo não for o mais indicado para a saúde. Fritar a batata e comer a gordura aparente da carne aumenta e muito o valor calórico da refeição. Se o “bife com batata (frita)” ainda chamar para o mesmo prato o arroz com feijão o banquete de calorias está pronto.

“Com relação à batata, se a porção selecionada for muito grande, juntando-se a outra fonte de carboidrato (geralmente arroz), vai aumentar muito o percentual de carboidrato numa mesma refeição, o que poderá aumentar a taxa glicêmica (glicose) no sangue”, diz a nutricionista.

Macarrão com molho vermelho

Existe molho branco, rosé e muitos outros. Nenhum é tão famoso na hora de combinar com o macarrão quanto o vermelho. O espaguete ao sugo é uma tradição nos pratos de todos os cantos do País.

“O macarrão é uma boa fonte de carboidratos, portanto, importante para o metabolismo energético do organismo. Junto com o molho vermelho (de tomate) vai fornecer alguns outros minerais como potássio, fósforo e magnésio”, afirma a nutricionista.

Macarrão com molho vermelho pode frequentar o cardápio. Só não vale exagerar nos outros ingredientes do prato
O tomate é um antioxidante e naturalmente já é positivo, por ser um protetor natural de doenças cardiovasculares (ainda assim, está no alvo de pesquisas para se tornar ainda mais poderoso). O molho ao sugo, portanto, além de ser o menos calórico, é ótimo para a saúde.

Já as desvantagens variam conforme o método de preparo. “Os molhos que começam ao sugo e se transformam em bolonhesa (carne moída), calabresa (linguiça) e genovese (com bacon, azeite e parmesão) deixam o prato muito calórico. O ideal é não consumi-los todos os dias” diz a nutricionista.

“Outra desvantagem é se a pessoa não abrir mão do arroz e juntar macarrão e arroz ou acrescentar batata na mesma refeição, um excesso de carboidratos”, completa.

Fernanda Aranda, iG São Paulo

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Atletas de natação, companheiros de vida, para Pensar...

1 - Atividade física - Todos os estudos até hoje apresentados dizem que a natação é o esporte mais completo que existe. Tal valor é incalculável desde as mais tenras idades para o resto de suas vidas.

2 - Auto-confiança - A prática dá ao jovem nadador a condição de enfrentar o desafio melhorando sua auto-estima.

3 - Disciplina - Não existe boa técnica de estilo sem disciplina. Não há bom treinamento sem estrutura e isso é básico. Melhor do que a disciplina do trabalho é a auto-disciplina.

4 - Trabalho de equipe - Natação é impossível se pensar como um "esporte individual". É muito difícil e duro para encarar assim. Os seus companheiros de treinamento lhe motivam, lideram, seguem e contribuem diariamente com você, isso faz ficar mais fácil.

5 - Espírito esportivo - Uma das chaves mais importantes no esporte é essa. Bons treinadores ensinam seus atletas a competir com pessoas e não contra pessoas.

6 - Ética no trabalho - Não existe esporte que requeira mais esforço físico do que natação. Os atletas ao longo de suas carreiras aprendem que os seus próprios esforços irão refletir nos seus próprios resultados.

7 - Recompensa a longo prazo - Não tem coisa que doa mais mas como se aprende em natação. O que você faz no treino de hoje, na semana, no ano, irá se refletir lá na frente no seu maior objetivo. Nadadores aprendem a aceitar que os resultados levam tempo para se desenvolver.

8 - Aprender a utilizar o seu tempo - Nadadores são conhecidos como os atletas de melhores notas na escola. Porquê? A resposta é que devido ao grande tempo dispendido em treinamentos não sobra muito tempo para os alunos que acabam administrando este tempo de forma adequada para os resultados escolares.

9 - Dedicação - Nadadores aprendem que não podem fazer todas as coisas ao mesmo tempo, mas aprendem também que com a dedicação ao esporte conseguirão resultados mais a frente. Isto também pode ser chamado de concentração ou objetivos.

10 - Habilidade - O meio aquático é um meio diferente do nosso natural meio de vida. Por conta disso, nadadores aprendem a desenvolver extrema atenção na melhora da técnica e sensibilidade, isso os fará nadar mais rápido. São pequenos detalhes que são levados para o resto da vida.

11 - Amizade e respeito - Você talvez não "ame"os seus companheiros de treino todos os momentos. Mas você aprende a respeitá-los, especialmente pelo esforço durante o programa. Você também leva do esporte amizades que valerão para o resto de suas vidas.

12 - Traçar metas - Nadadores desde cedo aprendem a medir seu sucesso e como traçar novos objetivos para motivar-se a si mesmos.

13 - Igualdade entre os sexos - Isso você aprende no treinamento e vê que uma mulher é capaz de suportar qualquer programa de treinamento muitas vezes até a frente de muitos homens.

14 - Apreciar a ajuda do seu grupo de apoio - Seus pais o colocam e o mantém na natação. Treinadores ajudam a inspirar você. Seus companheiros dividem o duro trabalho diário. Tudo isso você leva para o resto de sua carreira.

15 - Coragem - Cada nadador quer ser um herói dentro da sua raia, e isso todos os dias. Todos os dias eles tem a oportunidade de mostrar sua coragem nos treinamentos. Coragem é um elemento a ser desenvolvido e a natação faz isso muito bem.

16 - Compaixão - Todos nadadores estão sujeitos ao fracasso. Quem é nadador sabe como é se sentir após um resultado não muito esperado. Eles aprendem a superar isso e como é bom receber o apoio dos companheiros. Nesta hora eles conseguem se levantar para seguir para novas metas.

Depois disso, só mesmo um ótimo final de semana para todos!!!!
Pessoal da travessia do Guarujá domingo, 16/05, BOA SORTE!!!
Pessoal do Torneio no PINHEIROS sábado 15/05 e domingo 16/05, BOA SORTE!!!!
Ana Cristina.

Atestados Médicos, até que enfim...

Atestado médico para esportes será mais exigente

Apartir de agosto, o atestado médico exigido em academias, clubes e competições para a prática de atividades físicas deverá incluir informações sobre o tipo e a intensidade dos exercícios permitidos e explicitar quais as limitações da pessoa.

As regras são parte das primeiras diretrizes em cardiologia do esporte da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que também indicarão exames para atletas, deficientes e interessados em começar a praticar alguma modalidade esportiva.

A criação de um laudo padrão mais detalhado ajudará a minimizar problemas na atividade física, segundo a cardiologista Luciana de Matos, do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein. Hoje, os atestados são muito genéricos.

"Quem faz judô tem um treinamento totalmente diferente de um corredor. O atestado para liberar não pode ser tão simplista: isso é um ato médico e precisamos ser mais específicos", diz Matos.

"Ridículos" e falsos

As novas regras servirão de referência para que médicos de todo o país exerçam maior controle sobre as condições cardiovasculares de seus pacientes que praticam esporte recreacional ou competitivo.

"Há atestados ridículos. Como o médico libera o paciente "em geral'? Já vi outro que liberava o paciente para uma prática sem esforço. O que é isso?", questiona o cardiologista Nabil Ghorayeb, presidente do grupo de estudos em cardiologia no esporte da sociedade e editor das diretrizes.

O modelo de atestado orientará o professor de educação física a lidar com o aluno. "Isso ajudará a reduzir os atestados falsos que são distribuídos por aí", acrescenta Ghorayeb.

Com as diretrizes, pretende-se evitar acontecimentos como a morte súbita -caso do jogador de futebol Frederico Pinheiro, 26, que morreu no sábado, de parada cardíaca, durante uma partida da série B do Campeonato Carioca.

Médicos afirmam que exames prévios básicos (avaliação clínica, eletrocardiograma e exame de sangue) ajudam a prever riscos no esporte. Mas são poucos os atletas que se submetem a eles.

Levantamento feito em 2009 pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia mostrou que 65% dos 7.500 esportistas que já passaram pelo departamento de medicina esportiva da instituição nunca fizeram um exame cardiológico.

Por isso, os médicos deverão indicar o eletrocardiograma para todas as pessoas que praticam atividade regular de nível moderado a intenso.

"O esporte por si só não mata. Mas a doença de base, com a intensidade de exercício, pode atuar como gatilho para desencadear o problema", explica Luciana de Matos.

Pesquisas realizadas na Itália, onde esses exames são obrigatórios por lei, mostram que a avaliação clínica e o eletro reduziram os casos de morte súbita em 89%, em comparação ao período em que não eram compulsórios.

arte Folha de S.Paulo/arte Folha de S.Paulo

sábado, 8 de maio de 2010

Dia das Mães

Oi pessoal, hoje estou aqui como filha para homenagear uma grande mulher que já não está mais tão pertinho como eu desejaria, mas é eterna em sua bondade no meu coração!
Repetindo uma frase de Mario Quintana"Mãe são apenas três letras..."E completando com as minhas: Paz, Luz, Céu, Mel, + Amo, Eva(minha Mãe), que também tem três letras, chego a conclusão que apesar da diferença de grafía, são semelhantes em uma coisa: EM TODAS CABE O INFINITO!!!
Infinito amor de mãe que ainda sinto.
Infinito amor,que como mãe,também sinto.
Infinito amor por minha mãe, que é maior que o céu(aonde tenho certeza que ela está em festa)e, só menor que Deus.

Que vocês tenham um ótimo dia das mães, com elas perto ou "por perto".
Com seus filhos ou quem ainda não os tem,com sobrinhos, primos e irmãos.
MÂE é o maior presente que a gente pode ganhar!!!!

Um beijão prá todas!!!!

Ana Cristina.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vinte alimentos que não podem faltar na sua mesa

Segundo os nutricionistas, azeitona, tomate, chocolate amargo e toranja devem fazer parte de seu cardápio. Médicos e nutricionistas vivem repetindo que uma alimentação balanceada é o segredo para uma vida mais saudável. A lista do que se deve evitar (açúcar, frituras, refrigerantes) é imensa e todos conhecem. Mas quais alimentos podem nos fornecer, de fato, um benefício maior para nossa saúde?

O site da revista britânica Times ouviu diversos nutricionistas que apontaram quais são os alimentos que você não pode deixar de fora de sua mesa. A lista é bem diversificada e agrada a todos os paladares. Aproveitem as dicas:

Feijão cozido
Rico em fibra solúvel , o que ajuda a baixar o açúcar do sangue e os níveis de colesterol. Além disso, o alimento fornece 6 gramas de proteína por porção média, aproximadamente a mesma quantidade de um ovo de tamanho médio. A dica é consumi-lo com torradas, com batata cozida, ou simplesmente puro.

Chá verde
Rico em polifenóis (antioxidantes), o chá verde tem funções antibacteriana e antitrombóticas. A milenar bebida do Oriente ainda ajudar a regular o sistema imunológico e a combater a cárie dentária.

Peixes oleosos
Sardinha, salmão e anchova são os grandes fornecedores de ômega-3, uma gordura capaz de evitar a formação de coágulos sanguíneos.

Salsa
Mastigar algumas folhas após uma refeição pode ajudar a manter seu hálito fresco. Rica em clorofila, a salsa é uma fonte de vitamina C, um antioxidante fundamental que ajuda a proteger o ataque dos radicais livres.

Maçã
A fruta possui espantosos 150 supernutrientes, entres eles a quercetina, um antioxidante que aparece em pesquisas de laboratório como um aliado no combate ao vírus da herpes. É importante ressaltar que a quercetina fica logo abaixo da casca da maçã, por isso ela não deve ser retirada.

Grapefruit (toranja)
Diz-se que comer uma toranja antes de cada refeição ajuda a reduzir a ingestão de calorias. Isso acontece porque ela abaixa a quantidade de açúcar no sangue e faz com que as pessoas se sintam mais satisfeitas. Grapefruits também possuem ácido glucárico capaz de ajudar na redução do colesterol.

Tomate
O vegetal é conhecido como uma importante fonte de licopeno, um importante protetor contra o câncer de próstata. Estudos revelam que os homens que comem tomate (em purê, suco ou sopa) de dez ou mais vezes por semana têm 35 % menos chances de desenvolver câncer de próstata.

Romã
Cientistas israelenses descobriram que pessoas que bebem 100ml de suco de romã por dia têm grandes chances de reverter danos nas artérias. Isso acontece porque a fruta é rica em paraoxonase, uma enzima que “quebra” o colesterol em nosso organismo.

Batata
A batata cozida fornece rápida liberação de energia, tornando-se uma boa opção ao pós-treino físico As batatas liberam energia de uma forma lenta, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e o apetite sob controle entre as refeições.

Aveia
Rica em fibra solúvel chamada beta glucan, que reduz o colesterol "ruim". A aveia também nos dá a sílica, um mineral que os pesquisadores acreditam ser vital para ter uma boa pele.

Ovos Poacher
O ovo fornece a lecitina, um componente vital para os transmissores no nosso cérebro que atuam na função da memória. Os cientistas acreditam que comer dois ovos no almoço faz com que você tenha uma sensação de saciedade durante o resto do dia.

Ervilhas
Uma porção de 140g de ervilhas contém até 16mg de vitamina C. O alimento também é rico em vitamina B, essencial para um sistema nervoso saudável. Além disso, a ervilha é rica em fibra solúvel que ajuda a manter o colesterol sob controle.

Ameixa seca
Os especialistas recomendam misturá-las com leite e iogurte para fazer um poderoso antioxidante. Os açúcares especiais contidos nas ameixas também irão ajudar na prevenção do câncer do intestino.

Chocolate amargo
As variedades escuras (acima de 70% de cacau) são ricas em antioxidantes. Estudos têm demonstrado que o flavanol presente no cacau atua como uma aspirina no organismo, o que pode deixar o sangue mais fino.

Blueberries congeladas
Uma maneira fácil e gostosa de prevenir o envelhecimento do cérebro e manter-se disposto durante o dia. A dica é consumir a fruta no café da manhã, misturada ao iogurte.

Azeitonas
As azeitonas são boas fontes de gorduras monossaturadas, compostos fenólicos e vitamina E, que são importantes para a saúde das artérias e para garantir uma vida mais longa.

Amêndoas
Segundo os especialistas, vale a pena trocar o consumo de biscoitos e bolos por um punhado de amêndoas. A pesquisa mostra que isso vai ajudá-lo a sentir-se satisfeito por mais tempo, além de auxiliar na desobstrução das artérias.

Chilli
A iguaria tem o poder de aumentar o seu metabolismo e, com isso, a queima de calorias pode aumentar cerca de 15% durante duas horas depois de você comer o molho.

Massas integrais
A variedade de pão feito com trigo integral tem um índice glicêmico menor do que o pão normal e libera a energia lentamente. É recomendado para esportistas que precisam de músculos com energia.

Cúrcuma
Muito usada na culinária indiana, a especiaria é uma grande fonte de curcumina, que é apontada como um poderoso anti-inflamatório. Além disso, pode ajudar a combater o câncer do intestino. Batata

Bom Apetite!!!
Fonte: revista Época

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Campanha de vacinação H1N1

Um apoio à divulgação da campanha de vacinação H1N1, o blog Nadadorse Instantãneos está divulgando o endereço do site da campanha:
www. vacinacaoinfluenza.com.br
NÃO DEIXE DE SE INFORMAR e, LAVE SEMPRE AS MÃOS!!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Por que o suor é importante?

Quanto menos sudorese, menor a desidratação e maior a capacidade de desempenho do atleta.

A produção de suor pelo organismo chama-se sudorese. O suor é um mecanismo utilizado pelo corpo para manter em equilíbrio a temperatura corporal, interna e externa, adequada para o funcionamento normal do metabolismo. O cérebro, assim que o corpo está com excesso de atividade, ou com metabolismo aumentado, como é ao correr, por exemplo, envia sinais para as glândulas sudoríparas entrarem em atividade.

As glândulas sudoríparas são as que secretam suor, e que se encontram em toda a pele do corpo, existindo numa média de 2 a 3 milhões no corpo.

A sudorese baixa a temperatura corporal, e o suor evapora da pele, o calor também é removido, e o resfriamento do ar que circula no ambiente. Uma atividade física que causa a contração muscular não só gera movimento, mas, também o calor, que causa a sudorese, que pode ser maior ou menor em cada pessoa ou em cada atleta.

Além desse fator individual, a sudorese depende da temperatura e umidade do ar, proporcional ao local geográfico, e, esses dois fatores combinados aumentam muito a sudorese. Quanto mais úmido o local, maior a dificuldade para o suor evaporar, dificultando o trabalho de queda da temperatura da pele.

Quanto menos sudorese, menor a desidratação e maior a capacidade de desempenho do atleta. Pode-se afirmar que a quantidade de suor produzida na atividade muscular, esportiva ou não, tem um componente genético, pois, algumas pessoas suam mais que outras, nas mesmas condições de temperatura e umidade do ar.

Quanto melhor o condicionamento físico do atleta ou da pessoa, mais suor é produzido, pois o corpo se torna mais eficiente para manter a temperatura adequada.

O homem sua mais que a mulher, embora tenha menor quantidade de glândulas sudoríparas. Outro fator é a roupa usada, ou seja, quanto mais leve, tecido mais poroso (algodão é ruim), melhor, isto é aqueles que são os tecidos próprios para facilitar a evaporação do suor contido na roupa.

Deve-se reduzir a sudorese, pois causa desidratação que determina redução na performance, principalmente em atividades de alta intensidade.

Fonte: Sentir Bempublicidade

terça-feira, 4 de maio de 2010

Atividade ao ar livre melhora saúde mental em 5 minutos

Cientistas encontram melhora no humor e na auto-estima e maior impacto ocorre entre os mais jovens

Apenas cinco minutos de exercícios físicos em uma "área verde", como um parque, por exemplo, podem ser suficientes para melhorar a saúde mental, segundo cientistas britânicos.
Pesquisadores da Universidade de Essex examinaram dados de 1.250 pessoas em dez estudos e encontraram rápidas melhoras no humor e na auto-estima entre aquelas que praticavam atividades físicas ao ar livre.
Eles analisaram atividades distintas, como caminhada, ciclismo, pesca, jardinagem, cavalgada e remo, em lugares como parques, jardins, fazendas e reservas naturais.
Ainda segundo a pesquisa, publicada na revista especializada Environmental Science and Technology, o maior impacto ocorre entre as pessoas mais jovens.
Água
De acordo com os cientistas, o maior efeito sobre o bem-estar mental surgia em apenas cinco minutos. Com o passar do tempo, os efeitos positivos continuavam aparentes, mas tinham menor magnitude.
Ainda segundo os pesquisadores, o efeito era ainda maior se o local do exercício também tivesse água, como um lago ou um rio.
Para Jules Pretty, um dos autores do estudo, pessoas geralmente sedentárias, estressadas, deprimidas ou com problemas de saúde mental seriam as mais beneficiadas por atividades ao ar livre.
"Empregadores, por exemplo, deveriam incentivar seus funcionários a fazer uma curta caminhada em um parque próximo na hora do almoço para melhorar o humor e reduzir o estresse", disse.

Fonte: BBC Brasil

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Colesterol ou triglicérides: qual pesa mais na sua saúde?

Muitas pessoas passam pelo conhecido "ritual" de realizar exame de sangue para avaliar os níveis de colesterol e triglicérides. E o retorno ao consultório médico sempre é acompanhado por um friozinho na barriga. Afinal, e se as taxas dessas substâncias estiverem alteradas?


O receio em relação ao resultado tem justificativa. De acordo com os especialistas, o excesso desses dois tipos de gordura de nomes esquisitos, na corrente sangüínea, pode, sim, oferecer riscos à saúde. Infelizmente, o que a maioria das pessoas sabe sobre esses "supostos vilões" termina aí.

Quer um exemplo? Talvez você ainda não saiba, mas essas substâncias são essenciais para o bom funcionamento do organismo - se estiverem na medida certa, é claro. Tanto que boa parte do colesterol e do triglicérides é "fabricada", naturalmente, pelo nosso fígado. No caso da quantidade de colesterol no sangue, aliás, só 30% dela vem de uma alimentação inadequada, geralmente rica em gordura. O restante (70%) é culpa do nosso próprio metabolismo.

"O colesterol é importante para a manutenção da membrana celular, a síntese (ou produção) da vitamina D e a produção da bile e dos hormônios sexuais", explica Edna Nakandakari, médica e chefe do Laboratório de Lípide da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O triglicérides, por sua vez, é uma gordura que fica armazenada no tecido adiposo, como importante estoque de energia. "A diferença é que os erros alimentares são mais determinantes na elevação dos triglicérides", afirma.

O que pesa, portanto, contra a sua saúde não é propriamente o colesterol ou o triglicérides, mas a quantidade que essas gorduras aparecem em seu sangue. E ainda há muito mais, a saber. Confira, abaixo, e anote. Segundo os especialistas, conhecer bem os nossos "inimigos", é o primeiro passo para combatê-los.

Colesterol

Um tipo de gordura produzida pelo fígado e também proveniente de alimentos de origem animal, como carnes e laticínios. O colesterol é transportado na circulação sangüínea de carona com proteínas especiais, as lipoproteínas, mais conhecidas como LDL e HDL.

O LDL possui baixa densidade e distribui o colesterol do fígado para diversos tecidos e células do corpo. É chamado de colesterol ruim, porque pode se acumular nas paredes das artérias isso, quanto menor sua quantidade no sangue, melhor.

Já o HDL é uma partícula de alta densidade que tem a função de "varrer" da circulação o excesso de colesterol e encaminhá-lo para o fígado. Por esta razão, é considerado um "bom moço".

Além de ser produzido no fígado, ainda é encontrado em alimentos de origem animal, tais como carne de qualquer tipo (inclusive peixe e frango) e laticínios.

É importante para a manutenção da membrana celular, síntese de vitamina D, além da produção de importantes hormônios, incluindo os sexuais. E, conforme aponta o endocrinologista Cristiano Roberto Grimaldi Barcellos do Hospital Professor Edmundo Vasconcellos, o HDL (bom colesterol) age como protetor das artérias, já que evita o entupimento pelo LDL (mau colesterol) e, consequentemente, os riscos de doenças cardiovasculares.

O médico Cristiano Barcellos conta que, em excesso, o LDL (mau colesterol) se acumula no interior das artérias e forma uma placa de gordura, gerando o entupimento, que é denominado aterosclerose. Isso predispõe as pessoas ao enfarte ou derrame (também conhecido como acidente vascular cerebral, o AVC).

Mônica Romualdo, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese e do Hospital do Coração (HCOR), acredita que o melhor caminho para controlar o colesterol é a reeducação alimentar. Entretanto, há quadros em que o fator genético age de maneira desfavorável, e a pessoa apresenta certa disfunção na produção do colesterol. Afinal, como já foi dito anteriormente, 70% dessa gordura é sintetizada no fígado. "Em casos de altos índices de colesterol, é essencial o trabalho conjunto de nutricionista e médico", diz. Segundo a médica Edna Nakandakari, da USP, existem inclusive medicamentos específicos para ajudar a reduzir o colesterol nessas situações.

Atividades físicas ainda contribuem para aumentar o HDL (o bom) e, assim, forçar indiretamente a redução do LDL (o mau). Para isso, Barcellos recomenda a prática de 30 minutos de exercícios aeróbicos, cinco vezes por semana.

Triglicérides

Um tipo de gordura que funciona como importante fonte de energia. É encontrado e armazenado no tecido adiposo.

É produzido pelo fígado e também proveniente tanto da gordura animal quanto da vegetal, além dos carboidratos e das bebidas alcoólicas. "Quase tudo que uma pessoa ingere é transformado em triglicérides no organismo", comenta a nutricionista Mônica Romualdo.


Sem eles, não há vida, porque as células, tecidos e órgãos dependem da energia que vem dos triglicérides para funcionar.

O nível de triglicérides aumenta, principalmente, pela má alimentação e pelo excesso de peso (uma vez que esse tipo de gordura fica armazenado no tecido adiposo). Esse aumento pode gerar uma grave doença chamada pancreatite, que, se não for tratada, pode levar à morte. Nesse caso, os triglicérides "entopem" canais do pâncreas, gerando uma inflamação.

A taxa de triglicérides eleva-se basicamente por erros alimentares. Portanto, para corrigir um alto índice dessa gordura no sangue é necessário manter uma dieta balanceada, reduzindo a quantidade de carnes, leite e derivados e outros alimentos de origem animal, óleos e cremes vegetais, carboidratos (pão branco, açúcar refinado, massas) e álcool. Vale investir também em frutas, legumes e verduras, uma vez que a presença de fibras nesses alimentos reduz a absorção de todos os tipos de gordura.

Fonte:
Internet

sábado, 1 de maio de 2010

Prá Pensar

"Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si - um desejo, um sonho, uma visão."
( Muhammad Ali )
Estava no site do Paineirss e é a mais pura verdade!
Bom feriado!!!