sexta-feira, 17 de junho de 2011

Esperança influi na alimentação

O sentimento nos leva a se alimentar de forma saudável

As cientistas norte-americanas - Karen Page Winterich (Universidade do Estado da Pensilvânia) e Kelly L. Haws (Universidade do Texas) garantem que pessoas esperançosas se alimentam melhor. Isso porque, como os esperançosos acreditam num futuro melhor, essa fé positiva, que espera uma vida melhor no futuro, ajuda a escolher alimentos mais saudáveis no presente.

Não deixa de fazer sentido. É mais fácil uma pessoa que espera uma vida saudável no futuro optar por frutas ao invés de doces calóricos no momento presente.

As pesquisadoras realizaram três estudos. No primeiro descobriram que participantes mais esperançosos mascaram menos chicletes do que pessoas que estavam se sentindo felizes no presente. No segundo descobriram que os participantes que tinham a vida focada mais no passado escolheram comidas pouco saudáveis, mesmo que estivessem nutrindo o sentimento da esperança. No terceiro estudo elas levaram os participantes a se sentir esperançosos em relação aos sentimentos experimentados no passado, transformando as experiências vividas em motivo de esperança para o futuro. A conclusão do estudo é que a combinação de esperança e foco no futuro melhora o controle da alimentação no presente. E resulta em saúde para o organismo no futuro.

Por Yasmin Barcellos

Combatendo a artrite e a artrose

Praticar exercícios físicos é uma boa forma de combater estas doenças que atingem as articulações

A artrite e a artrose são algumas das doenças das articulações mais comuns no Brasil, afetando cerca de 40 milhões de pessoas em nosso país. E a atividade física é uma ferramenta importante para enfrentar este problema.

A artrite e a artrose são dores provocadas por falhas nas cartilagens que se encontram nas pontas dos ossos. É mais ou menos assim: quando há uma falha na cartilagem, um osso se choca com o outro, causando as dores.

Mas a boa notícia é que a prática regular de atividade física pode ajudar a fortalecer os músculos e até mesmo os ossos, trazendo mais resistência para a massa óssea.

Ocorre que com mais força nos músculos e nos ossos, diminui a possibilidade de sermos atingidos por estas falhas na cartilagem. E caso as falhas já tenham ocorrido, a prática de exercícios vai fortalecer a ossatura, equilibrando assim a perda nas cartilagens.

Por Marco de Cardoso

Extrato vegetal de sementes de girassol e grãos de soja ajuda na redução do colesterol

Fitoesteróis

Você anda precisando diminuir o colesterol? Que tal experimentar esse extrato vegetal natural de sementes de girassol e grãos de soja? Ele ajuda a reduzir o colesterol devido à capacidade de impedir a absorção do mesmo no intestino. Isso ocorre porque os fitoesteróis agem como competidores, ou seja, são absorvidos no lugar do colesterol, que acaba eliminado pelas fezes.

Estudos realizados com fitoesteróis apontaram que ele reduz o colesterol total e o colesterol popularmente conhecido como ruim (LDL), não havendo alteração nos níveis de colesterol bom. Mas é importante estar atento. O consumo de alimentos contendo fitoesteróis para quem já faz uso de medicamentos para redução do colesterol é só um aliado. Os remédios jamais serem substituídos pela dieta sem conhecimento e aprovação do médico.

Dentre os alimentos ricos em fitosteróis destacam-se a soja, os frutos oleaginosos e os óleos vegetais em geral, principalmente de canola, arroz e girassol.

Por Yasmin Barcellos

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Basquete subaquático: Invenção brasileira

Patrícia Flor - Hortolândia/SP -

Se pensa que já viu tudo sobre esportes aquáticos e estava esperando algo realmente novo, você tem muitos motivo para curtir o basquete subaquático. Novidade "made in Brasil" o esporte foi criado em 2003, pelo mergulhador e professor José Roberto Regino. O nascimento se deu quando Regino buscava um estimulo a mais nas aulas para os alunos com mais de doze anos de idade.

Um amigo que é proprietário de uma escola de mergulho incentivou o professor a buscar mais informações sobre os esportes aquáticos. Regino acabou levando o basquete para dentro de uma piscina, com alunos de um colégio em Valinhos, interior de São Paulo.

De acordo com o Regino o basquete subaquático foi desenvolvido para "oferecer atividades diferenciadas aos alunos e com isso enriquecer ainda mais seu repertório motor no meio líquido’’. O basquete subaquático foi baseado no rugby (subaquático), mas com a utilização das regras do basquete, com algumas modificações.

O jogo é praticado em uma piscina de 25 metros, podendo também ser um tamanho menor e cada equipe dever ter sete jogadores na água. A profundidade tem que variar de no mínino 1,80m a 3,00m. O equipamento constitui-se de gorro de pólo aquático, máscara, snorkel, nadadeiras e uma bola de borracha com água e ar (ela terá que ter flutuabilidade neutra para negativa). Também são necessárias duas cestas com peso, para ficar imóvel no fundo da piscina.

O inventor do basquete subaquático garante que outros países já se interessaram por essa nova prática aquática "três profissionais de faculdades de educação física do exterior, escreveram querendo saber sobre a modalidade", relata o professor. Para que seu "invento" funcionasse, Regino criou algumas regras:
  • O início do jogo acontece quando os jogadores de cada equipe estão encostados na parede de sua área de defesa. O árbitro lança a bola no meio da piscina e terá iniciado a partida. O tempo é de 3 x 10min com 5min de intervalo.
  • Os jogadores ficam nadando na superfície com a cabeça na água sempre observando a área submersa e utilizando o snorkel para respirar. Tudo acontece submerso e quando necessário o jogador poderá descer até o fundo para tomar a bola ou deslocar com ela quicando-a.
  • O jogador não poderá tirar a bola de dentro da água para fazer um passe. Todo passe ou arremesso à cesta deverá ser submerso.
  • O jogador só poderá segurar a bola por três segundos. Ninguém poderá tirar a bola da mão do adversário enquanto ele estiver segurando a bola.
  • Após ser executado um passe ou arremesso, o jogador que o fez não poderá pegar novamente a bola, somente outro de ambas as equipes.
  • O jogador não poderá segurar, agarrar ou empurrar o adversário para tentar recuperar a bola. Toda posse da bola deverá ser feita no momento do passe ou quando o jogador estiver quicando a bola no funda da piscina.
  • O jogador poderá dar dois ciclos de pernadas segurando a bola, mais que isso será considerada infração que será cobrada pela equipe adversária no local da mesma.
  • Caso o jogador queira se deslocar utilizando mais de dois ciclos de pernadas, ou seja, percorrer uma distância grande, ele deverá descer até o fundo da piscina e se deslocar através da batida de pernas quicando a bola.
  • Para arremessar, o jogador deverá se dirigir até 1 metro de distância da cesta e arremessar a bola estando acima do nível da mesma. Quando ele iniciar o deslocamento em direção a cesta, poderá utilizar até 2 ciclos de pernadas segurando a bola e arremessá-la, nesse momento ninguém poderá interferir tentando recuperar a bola ou entrar na frente barrando o caminho. A equipe defensora deverá aguardar o arremesso e esperar para definir a trajetória da bola, caso ela saia do caminho da cesta, qualquer jogador, menos o que arremessou, poderá tomar posse da bola.
  • Na defesa, ninguém poderá ficar guardando a cesta, o jogador de defesa deverá ficar no mínimo 2 metros de distância da mesma.
  • Nenhum jogador poderá encostar na cesta, seja da defesa ou ataque, caso isso aconteça, será considerado falta e cobrada pela equipe adversária no local da infração.
Por: LivrEsporte Brasil

Natação é uma atividade simultaneamente útil e recreativa

LivrEsportes - Hortolândia/SP -





Quem não gosta de mergulhar nas águas frias de uma piscina para fugir do
calor escaldante de um dia de verão? Nadar também é uma das melhores
maneiras de relaxar depois de um longo trabalho e uma excelente forma de se exercitar. Nadar ajuda na queima do excesso de calorias e aumenta a flexibilidade do corpo.


A natação é um esporte competitivo praticado em todo o mundo e em muitos níveis diferentes, incluindo os Jogos Olímpicos. Também é um esporte fácil de exercer, por diversão e para o exercício. Você pode nadar em uma piscina do quintal, uma piscina coberta, ou em águas de um oceano ou lago.

Muitos médicos e atletas e profissionais de educação física concordam que a natação é um dos melhores exercícios, pois trabalha quase todos os seus grandes grupos musculares ao mesmo tempo. Segundo o educador físico, Flávio Cezar, quem pratica natação é muito menos propenso a sofrer de certos tipos de lesões do que com outros esportes “o impacto dentro da água é bem menor o que diminui os riscos de lesões como, por exemplo, no joelho, articulações e lesões musculares” afirma Flávio .

Natação regularmente pode ajudar a construir a massa muscular e reduzir a gordura corporal. É mais que um esporte divertido, é uma maneira de permanecer saudável, e também uma habilidade que pode salvar sua vida. Há muitas maneiras de se esforçar e melhorar como um nadador. Se estiver em velocidade, pode correr o relógio e ver quanto tempo leva para fazer um determinado número de voltas. Se estiver em resistência, pode diminuir e ver quantas voltas pode fazer antes de ter que descansar um pouco.
Nesse esporte possível escolher se especializar em um determinado tipo de estilo (nado livre, costas, peito ou borboleta). Cada estilo exige que você movimente os braços, pernas e corpo de uma maneira diferente. De acordo com Flávio Cezar, quão rápido ou quão longe se nada não é tão importante como a quantidade de tempo que se gasta natação. “Fazê-lo com mais frequência e por longos períodos de tempo proporciona melhor exercício”, explica.

Origens

A natação é simplesmente incrível, mas o aprendizado sobre a história da natação é ainda mais surpreendente e interessante. Os registros mais antigos nos levam 7.000 anos atrás. Paredes de cavernas da idade da pedra mostram pinturas de natação. No entanto, o estilo de nado praticado naquele momento ainda é desconhecido.  O ato de nadar tornou-se popular na Idade Média. O primeiro livro de natação intitulado "Colymbetes" foi escrito por Nicholas Wynman, um professor alemão de línguas em 1538.

A enciclopédia do tradicional esporte britânico afirma que a natação era exigida aos cavaleiros. Além disso, os romanos construíam piscinas em todos os lugares que conquistavam. As piscinas foram consideradas como um lugar para o exercício e como tribunas para os seus encontros sociais.

Em 1603, a primeira organização de natação foi criada no Japão, onde o imperador Go-Yozei declarou que todos os alunos deveriam aprender a nadar. No século XIX várias associações de natação foram formadas, organizando competições de natação uns contra os outros. Os Ingleses são considerados a primeira sociedade moderna para desenvolver a natação como um esporte. Em 1837 foram organizadas competições de natação em seis piscinas artificiais. Essas competições foram organizadas pela Sociedade Nacional de Natação, na Inglaterra.

O esporte cresceu em popularidade e muitas piscinas foram construídas. Quando a Amateur Swimming Association foi organizada, em 1880, a Grã-Bretanha contava com mais de 300 clubes. Em 1896, a natação se tornou um esporte olímpico para os homens com os 100 metros e 1500 metros nado livre. Todos os eventos foram realizados em águas abertas. Havia apenas quatro provas de natação, dos quais três foram livres.

Depois, mais estilos como borboleta, peito e costas, foram adicionados à lista. Por uma variedade de razões, as mulheres eram excluídas da natação nos primeiros Jogos Olímpicos. Em 1896 e novamente em 1906, as mulheres não puderam participar porque o desenvolvedor dos jogos modernos (barão Pierre de Coubertin) afirmava que as mulheres eram demasiado frágeis para praticar esportes competitivos. Só nos Jogos de 1912, a natação feminina fez sua estreia, mudando a inspiração do grupo que mais tarde seria conhecido como Comitê Olímpico Internacional.

A Olimpíada de Paris 1900 incluía três eventos de natação incomum. Utilizou uma pista de obstáculos, o outro era um teste de resistência natação subaquático, o terceiro foi um evento de 4.000 metros, a maior prova de natação competitiva. Nenhum dos três jamais foi utilizado nos Jogos Olímpicos novamente.

A partir deste início humilde, com quatro provas de natação, os Jogos Olímpicos contam agora 32 competições de natação, 16 para homens e 16 para mulheres. A olimpíada especial inclui competições de natação para pessoas com deficiência e tem 22 eventos para os homens e 22 para mulheres.

Desde então, vários registros foram criados por grandes nadadores de todos os tempos. Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1972, em Munique, Alemanha, Mark Spitz ganhou sete medalhas de ouro. Pouco tempo depois, o primeiro campeonato mundial de natação foi realizado em Belgrado, Iugoslávia, pela FINA. Em 1991, Kristin Otto da Alemanha Oriental ganhou seis medalhas de ouro, o maior número já ganho por uma mulher no Campeonato Mundial, em Seul. Posteriormente, clubes de natação tornaram popular a imagem de a natação ser uma atividade recreativa.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Castanha do Pará

Uma unidade por dia já basta para manter a saúde

Se você já ouviu falar que apenas uma unidade de castanha do Pará é o bastante por dia, saiba que não é exagero. A semente é rica em selênio, mineral com ação antioxidante e que possui vitaminas C e E. Uma única unidade da semente contém a quantidade de selênio que precisamos consumir em um dia. Aliás, o consumo exagerado desse mineral pode apresentar efeitos tóxicos no organismo, como hálito com odor de alho, unhas fracas e queda de cabelo. O que não quer dizer que abusar das sementinhas em algum evento social, quando costumam ser servidas sozinhas ou aliadas a outras sementes, traga grandes danos a saúde.

Consumida de forma moderada a castanha do Pará só traz benefícios. Ajuda a proteger as células do nosso organismo da ação de radicais livres, que são a causa das doenças degenerativas, infecciosas e inflamatórias. Como ajudam a combater a destruição celular, os antioxidantes presentes na semente ajudam a prevenir o envelhecimento.

Por Yasmin Barcellos

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Como o exercício pode ajudar na terceira idade


Como sabemos que entramos na terceira idade? Essa é uma pergunta difícil de responder, tão difícil quanto saber quando entramos na vida adulta (temos adolescentes com 30 anos!!!!), de qualquer forma foi definida uma idade cronológica. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera 60 anos para países em desenvolvimento e 65 anos para países desenvolvidos, já para a geriatria pessoas após os 75 anos são consideradas na terceira idade.

Mais importante do que definir uma idade é compreender quais são essas perdas, como ocorrem e identificá-las.
Algumas perdas que ocorrem na terceira idade
  • Diminuição da força;
  • Diminuição da flexibilidade;
  • Diminuição do equilíbrio;
  • Diminuição da massa óssea;
  • Aumento do tempo de reação.
Ficamos mais fracos, mais duros, mais lerdos e caímos com mais facilidade. Sem contar as doenças degenerativas. Esse processo vai acontecer com todos, o que podemos fazer é desacelerá-lo.

Qual exercício ajuda na desaceleração do envelhecimento

Através do exercício é possível tornar as perdas mais lentas. Ao estimular o organismo a produzir massa muscular e massa óssea através do exercício, ao treinar o equilíbrio e o tempo de reação o envelhecimento natural e o impacto causado na funções do corpo pelos anos a mais torna-se mais ameno, aumentando inclusive a expectativa de vida.
Não existe um exercício específico que promova a desaceleração do envelhecimento. O ideal é fazer um programa de exercícios diversificado que contemple todas as capacidades físicas e motoras. Alguns exemplos de exercícios que podem fazer parte desse programa.
Fortalecimento muscular:  musculação, ginástica localizada, pilates, hidroginástica.
Aumento/manutenção da flexibilidade: aulas de alongamento, pilates, yoga

Melhora do equilíbrio:  caminhada/corrida ao ar livre, pilates, yoga
Manutenção da massa óssea: Preferencialmente musculação. Caminhada, corrida, dança, esportes coletivos também podem ajudar.
Melhora/manutenção do tempo de reação: esportes coletivos, dança

Além disso é importante lembrar que exercícios aeróbios são fundamentais para manter a saúde do coração em qualquer fase da vida

Colesterol agora é divido em três tipos

Cientistas britânicos descobrem um tipo de colesterol que adere mais à parede das artérias, elevando as chances de infarto.

Pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, anunciaram a descoberta do tipo de colesterol mais nocivo identificado até agora. Trata-se, na verdade, de uma forma de LDL com ação ainda mais prejudicial. Conhecido como colesterol ruim, o LDL deposita-se na parede dos vasos sanguíneos, obstruindo a passagem do sangue. A falta da irrigação sanguínea pode levar a um infarto do miocárdio (se ocorrer no coração) ou a um acidente vascular cerebral (AVC), quando a interrupção da circulação se dá em um vaso localizado no cérebro. O trabalho que revelou como se dá a formação do novo gênero de colesterol foi patrocinado pela Associação Britânica para o Coração e está publicada na edição online da revista científica “Diabetes”.


O que os cientistas descobriram foi que, em determinadas circunstâncias, o LDL passa por um processo no qual moléculas derivadas do açúcar juntam-se a ele. Quando isso acontece, o LDL muda de formato. “Essa alteração expõe regiões na superfície do LDL que apresentam maior poder de aderência à parede dos vasos sanguíneos do que o LDL original”, explicou à ISTOÉ Naila Rabbani, pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Sistemas Biológicos da universidade e coordenadora do trabalho. O resultado é que esse LDL (batizado de Mgmin-low-density lipoprotein) gruda mais nas paredes das artérias, tornando o acúmulo de gordura mais intenso.

Os pesquisadores acreditam que esta é uma das razões pelas quais os diabéticos sejam tão vulneráveis a acidentes cardiovasculares. Nesses pacientes, a concentração das moléculas derivadas de açúcar que modificam a forma do LDL é de duas a cinco vezes maior do que entre os não-diabéticos. Portanto, argumentam eles, é de se supor que os portadores de diabetes apresentem taxas mais elevadas desse colesterol. Além deles, os estudiosos creem que os idosos também sejam mais vulneráveis.

Por enquanto, não há medicação específica contra o colesterol supermau. Tampouco há um exame diagnóstico disponível. “Mas estamos trabalhando nisso”, adiantou Naila. A única maneira de se proteger é adotar uma dieta equilibrada, evitando excessos com açúcar e gorduras. “É preciso tentar evitar a oxidação do LDL”, explicou o cardiologista Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, em São Paulo.





Por Cilene Pereira
Isto É - Independente
Portal da Educação Física

Conheça sete alimentos termogênicos que te ajudam a emagrecer

Aumentam o gasto calórico de seu organismo e aceleram os resultados!
 
Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, certo?

Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

De acordo com a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo, quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. A nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro, explica: "As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade".

No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que esses alimentos mostrem resultado, é necessário aliá-los à dieta regrada e exercícios físicos. Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições. "Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular", exemplifica Daniela. Luciana também lembra que crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Saiba quais são os principais alimentos termogênicos e aprenda a utilizá-los - mas sem esquecer de passar antes por uma avaliação nutricional.
  Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.
Pimenta vermelha:

Chá verde (Camellia sinensis): "Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico", afirma a nutricionista funcional Luciana Harfenist. Para que o efeito aconteça, a nutricionista Daniela Cyrulin aconselha cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.

Canela: A nutricionista funcional Luciana Harfenist destaca que, além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa, como aconselha a nutricionista Daniela Cyrulin.

Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. "O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas", sugere a nutricionista funcional Luciana Harfenist. A quantidade indicada pela nutricionista Daniela Cyrulin é de duas fatias pequenas.

Chá de hibisco:
Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Para que o efeito seja positivo, a nutricionista Daniela Cyrulin aconselha um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.
Alimentos com Ômega 3: A nutricionista funcional Luciana Harfenist explica que o omêga 3 é encontrado em peixes - como salmão e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

Água gelada: Sim, até mesmo a água gelada pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal, como afirma a nutricionista Daniela Cyrulin.

Fonte: site Minha Vida - por Ana Paula de Araújo

ALERTA: A ingestão indiscriminada e excessiva de qualquer alimento acima (como: canela, gengibre, pimenta) ou uso indiscriminado de algum medicamento, sem o devido acompanhamento médico/nutricional, é contra-indicado, já que cada paciente possui um histórico específico de saúde, que deve ser levado em consideração na avaliação do paciente

Blog do Dr. Alexandre Ferreira

Fome oculta: falta de nutrientes essenciais


Chamamos de Fome Oculta aquela que não vemos na aparência do que se ingere no dia a dia. Hoje, as pessoas consomem alimentos sem se preocuparem, por exemplo, se são ricos em vitamina A, ou ferro, ou se existe iodo para a tireóide. No entanto a falta permanente dos chamados micro-nutrientes essenciais leva a sérios distúrbios em várias áreas do nosso organismo. Sabemos, por exemplo, que os navios da época dos descobrimentos (séculos 15 e 16) não podiam armazenar frutas e legumes frescos, ricos em vitamina C. Seus marujos tinham com frequência o escorbuto, com sangramento de gengivas, queda de dentes, e outros males para o organismo. Mais tarde, já no século 19 identificaram-se anemias devidas a falta de ferro, alterações do sistema neurológico por falta de iodo e bem mais tarde, já no século 20, as alterações em nosso corpo devido à falta de vitamina D, do ácido fólico e de zinco, selênio e outros minerais.

Aspectos gerais da deficiência de vitamina A
A vitamina A, também conhecida como ácido retinoico ou mais exatamente como um grupo químico chamado de retinoides é encontrada em abundância no fígado (bovino, caprino, suíno) na gema de ovo, no leite integral. Os pigmentos naturais de cor laranjada chamados de carotenos se encontram em cenoura, brócoli, espinafre e em frutas muito conhecidas como tomate, mamão e papaia. Os carotenoides são considerados como precursores da vitamina A, sendo transformados nesta importante vitamina dentro do nosso metabolismo diário.

A vitamina A é muito importante para a função visual, pois é essencial para a síntese da substância conhecida como rodopsina que é parte integrante dos elementos de nossa retina. A falta de vitamina A leva a cegueira noturna ou perda da visão durante a noite, além de várias lesões da retina (constituindo um conjunto de doenças da visão). Além disso, a deficiência da vitamina A altera a capacidade reprodutiva da mulher, com abortos espontâneos e alterações no fígado do recém nascido.

A vitamina A é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança, desde o período fetal até a adolescência. No adulto a vitamina A tem excelente poder antioxidante isto é, de combater radicais livres (perniciosos para o metabolismo celular). Infelizmente a deficiência de vitamina A atinge mais de 250 milhões de habitantes no nosso planeta e a Organização Mundial de Saúde tem programas específicos para sanar esta deficiência especialmente em gestantes.

A falta de ferro e a anemia crônica
Apesar do imenso desenvolvimento dos nossos conhecimentos sobre Fome Oculta, a deficiência de ferro e a anemia crônica atinge 2 bilhões de pessoas no mundo inteiro, sendo a doença carencial mais prevalente ao lado da deficiência de iodo.

É óbvio que a falta de ferro está associada à miséria e às condições sanitárias sub humanas, com falta de nutrientes adequados. O ferro faz parte do pigmento vermelho que existe na célula sanguínea chamada hemácia ou glóbulo vermelho. A hemoglobina, basicamente constituída por ferro, transporta o oxigênio vindo dos pulmões para todos os tecidos do corpo. No caso de não haver ferro não se sintetiza a hemoglobina e surge a anemia (chamada de ferropriva). A falta de oxigenação eficiente dos nossos órgãos afeta muito a vida fetal. Além disso, a falta de ferro leva ao grave problema de recém-nascidos anêmicos, com pouca probabilidade de vida. Por outro lado os escolares anêmicos têm dificuldade para estudar, para aprender, com grande evasão escolar, e baixa produtividade intelectual.

No Brasil o combate à fome oculta do ferro é realizada de várias maneiras. Uma delas é utilizar tecido bovino, rico em ferro, dessecado (isto é, transformado em pó) adicionando-o a um biscoito de boa palatabilidade. O biscoito enriquecido com ferro é distribuído a escolares fornecendo o indispensável ferro e evitando a anemia.

A falta de iodo causa dano á gestante
Na medicina chinesa, séculos antes da nossa era, os médicos receitavam extrato de esponjas marinhas (que hoje, sabemos que têm muito iodo). Mas a deficiência de iodo é altamente prevalente nas áreas montanhosas do planeta. Nos Alpes e nos Andes, na Indonésia, na Índia e na China a falta de iodo induzia a ‘bócio’ – a tireóide ficava aumentada de volume, formando o que popularmente se chama ‘papo’.
Mas o maior problema da falta de iodo é a repercussão negativa na formação do cérebro fetal. Desde que a gestante não receba o mínimo de iodo por dia o cérebro fetal pode ser cerca de 30% menor do que o normal. A criança terá o que se chama de disfunção cerebral mínima para grave, com possibilidade de debilidade mental, má-escolaridade, formando um conjunto de indivíduos adultos inaptos ao trabalho e de baixas condições sócio econômicas. Apesar de todos os esforços da Organização Mundial de Saúde cerca de 2 bilhões de pessoas ainda vivem em condições de carência de iodo. A adição de iodo ao sal destinado ao consumo humano é a grande solução para este problema de ‘fome oculta’

Por Geraldo Medeiros - Veja.com

domingo, 12 de junho de 2011

Lembre-se de Alimentar seu Cérebro e Melhore sua Memória e Concentração.....

 



Com a correria do dia-a-dia e com a falta de preocupação com a alimentação é comum a queixa de falta de concentração, falha de memória, dificuldade de aprendizado entre outros. A alimentação, aliada à práticas como controle do estresse, exercício moderado e sono adequado mantém nossa função mental a 1000 e  evitam que seu cérebro fique enferrujado.

Neste post fiz um resumo das últimas pesquisas e novidades na área da alimentação que vão turbinar seu cérebro!

A principal fonte de energia do cérebro é a glicose, obtida dos alimentos ricos em carboidratos (pão integral, cereais integrais, etc). Quem quiser começar o dia com o cérebro em pleno funcionamento deve, então, incluir esse nutriente no café da manhã. E principalmente tomar café da manhã, se você sai para trabalhar sem se alimentar ou seu filho vai para escola sem comer direito você acha que  terá um bom rendimento em suas tarefas e ele irá ter um bom aprendizado? Eu não!

Um estudo, feito no MIT, nos Estados Unidos, sugeriu que as pessoas com deficiência de magnésio podem estar perdendo mais do que imaginam. Segundo a pesquisa, o magnésio é um nutriente fundamental para o funcionamento da memória, e pode ser ainda mais crítico para o bom funcionamento dos neurônios em crianças e adultos saudáveis do que se imaginava.

Você pode adquirir o magnésio comendo muitas folhas verdes, granola, aveia, farelo de trigo, arroz integral, brócolis, amêndoas, castanhas de caju, banana.

Outra forma de alimentar bem seus 100 bilhões de neurônios é comer couve. Um estudo da publicação Neurology mostrou que comer duas ou mais porções de hortaliças — especialmente as de folhas verde-escuras — diminui o declínio cognitivo em 40%. 

O ômega-3 é capaz de melhorar as funções cerebrais e auxiliar no controle do stress. Essa gordura previne doenças degenerativas e regulariza neurotransmissores do bem-estar. Invista no salmão, atum, sardinha, truta e bacalhau.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Salk, na Califórnia (EUA), a fisetina uma substância que se encontra no morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã e também na cebola e espinafre vem sendo considerada fundamental para manter a memória jovem.

A função da fisetina é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) e fortalecê-las. Os alimentos deste grupo contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar.

Um estudo conduzido pela Universidade da Pensilvânia, nos EUA, verificou que mesmo uma pequena deficiência de ferro talvez prejudique a memória. Mas quando os níveis são restabelecidos o desempenho nos testes melhora. Fontes de ferro: carnes, folhas verde escuras, grãos integrais, ervilha torta, lentilha, feijão, etc.

A publicação Neuroepidemiology, por sua vez, mostrou uma relação entre baixos índices de ácido fólico e queda no desempenho cognitivo. O ácido fólico reduz o aminoácido homocisteína, que em excesso prejudica a atividade cerebral. Fontes de ácido fólico: vegetais folhosos verde escuros (espinafre, brócolis, couve, rúcula), tomate, cogumelos shimeji e shitake, etc.

A sálvia previne a quebra da acetilcolina, neurotransmissor envolvido na memória e no aprendizado. Pesquisadores ingleses da Universidade Northumbria mostraram que jovens que ingeriam óleo extraído da sálvia tinham um repertório de palavras melhor.

Mas não é só: além de uma boa alimentação, é aconselhável buscar coisas interessantes para fazer. Atividades estimulantes também ajudam a manter o cérebro saudável. Não existe uma fórmula mágica. Tanto para o cérebro quanto para a saúde em geral, o segredo está na variedade. Pouca gordura, muita atividade física e dê preferência aos alimentos frescos. É simples.

Gosto sempre se salientar de que algumas pessoas podem ter intolerâncias ou necessitar de quantidades maiores do que outras, portanto consulte sempre seu médico ou  Nutricionista.





sexta-feira, 10 de junho de 2011

Correndo pela saúde

Correr esta na lista das melhores atividades físicas que existem para conquistar a boa forma e a saúde.



A corrida é uma prática que ajuda a manter o coração funcionando adequadamente, além de ajudar no emagrecimento,pois queima calorias e ainda reduz o estresse.

E uma das grandes vantagens é a facilidade para sua prática, pois basta um par de tênis,calção e camiseta num dia de verão ou um bom agasalho no inverno e sair pra correr.

E até mesmo se você não gosta de corrida ao ar livre, pode correr nas esteiras ergométricas,dentro das academias ou até mesmo na sua própria casa,no caso de adquirir uma.

Só não deixe de fazer duas coisas antes de começar a correr: faça um check-up médico para ver como anda seu coração. E aquela outra dica que sempre repetimos aqui: nunca deixe de fazer um aquecimento antes de iniciar a atividade física.

Por Marco de Cardoso


O maior parque de diversões do mundo tem grandes chances de ser construído no Rio de Janeiro.

Oi gente,

Sei que não tem nada a ver com Natação, Nutrição ou Atividade Física, mas que é bom demais, a isso é...

Você já imaginou se essa idéia realmente acontece aqui no Brasil, seria ótimo para o turismo do nosso país, pois o Parque da Disney é o lugar dos sonhos de qualquer pessoa, principalmente das crianças. Essa hipótese existe sim, não é algo impossível, o maior parque de diversões do mundo tem grandes chances de ser construído aqui no Brasil também, no Rio de Janeiro.


disney-no-rio-de-janeiro
 

Esse planejamento já havia sido discutido, mas agora com a Copa e Olimpíada aqui no país ganhou muito mais força e chances de se tornar realidade. O custo para que o parque da Disney possa ser construído é de cerca de R$ 1.5 bilhões, e seu financiamento seria feito por investidores.



disney-no-rio-de-janeiro1
Disney no Rio de Janeiro

Saiba mais informações detalhadas sobre essa notícia acessando o site economia.ig.com.br/disney-no-rio.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

"Andar para trás" pode ajudar pessoas com lesões de joelho




 Uma pesquisa apresentada no congresso anual do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) e 2° Congresso Internacional em Exercise is Medicine testou o movimento retrógrado (como andar para trás) na recuperação de lesões de joelhos.
O trabalho mostrou que aqueles que utilizavam bicicletas ergométricas e o aparelho elíptico (também chamado transport) com a pedalada para trás tendiam a alcançar melhores condições cardiovasculares e uma melhora mais rápida de lesões, quando comparado a indivíduos que realizavam o movimento para frente.

“Os indivíduos mostraram ganhos de força significativamente maiores nos músculos quadríceps e ísquio-tibiais. Além disso, eles apresentaram maior capacidade aeróbica do que o grupo que realizou o movimento para a frente" disse Elmarie Terblanche, PhD.

Foram selecionados 35 indivíduos que foram divididos em dois grupos aleatoriamente, onde ambos realizavam as 24 sessões de reabilitação com supervisão, onde eram acrescentados exercícios para força, equilíbrio e flexibilidade. Já na parte aeróbica, ambos tinham o mesmo treino, porém um grupo pedalava para frente e o outro para trás.

Os resultados encontrados foram semelhantes em variáveis de equilíbrio e flexibilidade, porém os que pedalavam para trás tinha cerca de 9% mais capacidade aeróbica, além de obterem resultados mais elevados na comparação de força nos músculos do quadríceps e ísquio-tibiais.

Por: Evidência Saúde

Frutas facilitam a digestão e mantém o organismo protegido

Aprenda como abusar da variedade em pratos do dia a dia

Por Minha Vida

Consumir ao menos três frutas diferentes por dia é o desejável para se ter uma alimentação saudável. Do contrário, o organismo vai ficar mais vulnerável a uma série de problemas. Isso porque as frutas são ótimas fontes de fibras, sais minerais e vitaminas.

A maçã, por exemplo, representa muito bem os benefícios que o consumo de fruta traz ao organismo. "Ela sequestra ácidos biliares e impede que eles, cheios de colesterol, voltem para o fígado, prevenindo assim os cálculos renais. O fígado, que precisa de gordura, pega do sangue, diminuindo o colesterol", explica o médico nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 
Frutas ajudam na digestão e fazem bem à saúde - Foto: Getty Images
As frutas ainda possuem o mais alto teor de água dos alimentos, de 80% a 90%, e proporcionam ao organismo um funcionamento com o máximo de eficácia, pela acentuação do processo de eliminar resíduos tóxicos.

Junto com as refeições
Uma boa opção para consumir várias frutas durante o dia é incluí-las nas refeições.

"A mescla dos sabores doce (da fruta) e salgado (dos pratos) desperta sensações inusitadas no paladar. E os benefícios não terminam numa refeição mais gostosa. Há misturas que melhoram a digestão e outras que aumentam a saciedade", afirma a nutricionista Roberta Stella, chefe da equipe nutricional do Minha Vida.

A melhor opção, segundo ela, é adoçar sua refeição com a fruta in natura. Mas as frutas em calda também acompanham muitos pratos. O sabor fica delicioso e elas preservam boa parte dos nutrientes contidos na versão fresca. O problema está no excesso de calorias que o açúcar usado no cozimento acrescenta. Sendo assim, evite as compotas no dia a dia. 

Entenda como as frutas ajudam na digestão - Foto: Getty Images

Receitas práticas

Roberta ensina dicas para você incrementar os seus pratos com frutas:

- Abacaxi com carne:
o abacaxi apresenta uma substância chamada bromelina, amaciante natural das carnes. Assim, essa combinação dá uma sensação de conforto, melhorando a digestão dos alimentos.

- Feijoada com laranja: incluir a fruta na refeição é mais do que saboroso. A laranja estimula a liberação de suco gástrico no estômago, o que facilita a digestão dos alimentos e diminui a sensação de peso que se abate sobre você após a feijoada. 

- Farofa com ameixa: mais uma vez, a sabedoria popular trabalha a favor da sua saúde. A ameixa é um ótimo laxante enquanto a farinha tende a prender o intestino. Combinando as duas, mesmo quem sofre com prisão de ventre pode adicionar o acompanhamento na refeição.

- Banana à milanesa: ela dá muito mais sabor a qualquer prato. Rica em potássio, a banana é uma ótima pedida para atletas que sentem cãibras e também deve compor o prato de quem precisa de muita comida para se sentir saciado (isso porque, como ela é rica em fibras solúveis, a digestão demora mais e você tarda a sentir fome novamente). O problema aqui está na milanesa, que acrescenta muitas gorduras e calorias ao seu prato. A dica: mantenha a banana in natura ou, se preferir, dê uma grelhada na fruta.

Treceira Etapa do Campeonato Paulista de Natação Master

Domingo, dia 5 de junho estivémos no Clube Pinheiros para mais uma etapa do Campeonato Paulista de Natação Master.
Passamos uma manhã e começo de tarde Frios, mas muito descontraído e divertido.
Medalhas, baixa de tempos e aquela sensação boa de dever cumprido!!!!

Parabéns a todos e, que venhão as próximas!






quarta-feira, 8 de junho de 2011

OS BENEFÍCIOS DA INGESTÃO DE PIMENTA


     Apesar de trazer consigo alguns mitos, como, por exemplo, o de que provoca gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas, a pimenta, condimento de sabor picante, oferece numerosos benefícios, que estão sendo investigados pela comunidade científica e farmacêutica.
     Segundo pesquisas, é justamente a substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido que possui as propriedades benéficas à saúde. No caso da pimenta-do-reino, o nome da substância é piperina. Na pimenta vermelha, é a capsaicina.
     As substâncias capsaicina e piperina ardem, mas são estudadas pelas propriedades antidor que possuem, pois elas provocam a liberação de endorfinas - verdadeiras morfinas internas - analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica.
 
     Quando se ingere um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativam receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a boca estaria pegando fogo. Tal informação gera, imediatamente, uma resposta do cérebro no sentido de salvá-lo desse fogo: a pessoa começa a salivar, a face transpira e o nariz fica úmido, tudo isso no intuito de provocar frescor. Além disso, o cérebro inicia a fabricação de endorfinas, que permanecem um bom tempo no organismo, provocando uma sensação de bem-estar, uma euforia, um estado alterado de consciência muito agradável, causado pelo verdadeiro banho de morfina interna do cérebro. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida, e quanto mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca a pessoa sente.
 
     As substâncias picantes das pimentas (capsaicina e piperina) também melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago; possuem efeito carminativo (anti-flatulência); estimulam a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam aplicadas conjuntamente.
 
     Além de tudo isso, existem cada vez mais estudos demonstrando a potente ação antioxidante (anti-envelhecimento) da capsaicina e piperina, bem como suas potentes propriedades antiinflamatórias. A pimenta possui até mesmo propriedades anti-câncer. Pesquisas mostram que a capsaicina da pimenta vermelha é mais do que um simples tempero: ela faz com que células tumorais cometam suicídio!

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA APIMENTAR A SUA VIDA?
 
     A pimenta-do-reino preta possui uma fragrância intensa, frutada, com tonalidades amadeiradas e cítricas. O paladar é picante e quente, com um gosto penetrante. Já a pimenta branca é menos aromática, podendo apresentar tonalidades de musgo. O paladar é tão picante quanto o da pimenta preta. Tirando o picante, não sobra nenhuma outra característica de paladar. A pimenta não é doce, nem salgada. Porém, quando utilizada em quantidades moderadas e balanceadas, tende a realçar o sabor dos alimentos e de outros temperos.
 
Você pode até experimentar comer frutas temperadas com pimenta-do-reino! Experimente combiná-la com outros temperos, como manjericão, cardamomo, canela, cravo, coco, coentro, alho, gengibre, noz-moscada, salsinha, alecrim, tomilho, açafrão... ela combina com quase todos os tipos de comida. Mas lembre-se: utilize-a sempre de maneira moderada, pois é muito picante!
 
     A pimenta malagueta, a pimenta dedo-de-moça, assim como outras variedades de cores diferentes, mas de formato similar, podem variar muito no grau de ardência na boca. Podem ser consumidas frescas ou secas e moídas. Constituem excelentes fontes de vitaminas A e C, e também combinam com praticamente tudo.

Fonte: FELDMAN, Alexandre. Pimenta: um tempero saudável e antienxaqueca!
por Alberto Peixoto

terça-feira, 7 de junho de 2011

Anvisa alerta para riscos do consumo da ração humana


  . Foto: Reprodução/O Dia
Relatório diz que produto não oferece todos os nutrientes necessários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta terça-feira, um relatório que alerta sobre os riscos do consumo da chamada ração humana. De acordo com o informe técnico, esse tipo de produto não oferece todos os nutrientes necessários para uma alimentação adequada.
 
O estudo diz que esse tipo de produto é composto por diferentes ingredientes como guaraná em pó, gelatina em pó, cacau em pó, levedo de cerveja, extrato de soja, linhaça e gergelim. Segundo a nota, as pessoas que substituem refeições por esse tipo de produto estão colocando a saúde em risco, conta a Agência Brasil.
 
A expressão ração humana também não poderá mais ser usada no rótulo desses produtos, já que o uso dessa expressão pode gerar dúvidas nos consumidores por não indicar a verdadeira natureza e característica do composto. Também não poderão constar no rótulo ou material publicitário do produto as alegações de que ele tem propriedades medicamentosas, terapêuticas e relativas a emagrecimento.
 
Segundo a Anvisa, a empresa que quiser vender produtos com alegações de propriedades funcionais e ou de saúde deve solicitar registro na agência. As empresas que não cumprirem as exigências estão sujeitas a pagar multa no valor até R$ 1,5 milhão

Por: Terra

Pesquisa afirma que as proteinas retardam o envelhecimento muscular principalmente em idosos.

Proteínas após o exercício fortalecem os músculos
 Por: Minha Vida
 
Uma pesquisa feita pelo Departamento de Saúde e Ciência do Exercício da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, sugere que bebidas com proteínas ajudam idosos a retardar o envelhecimento dos músculos mais do que aqueles que ingerem bebidas com carboidratos.

Para fazer essa descoberta, os cientistas recrutaram 16 participantes de 37 anos ou mais e instruiu-os a praticar exercícios na esteira por 45 minutos, três vezes por semana, durante seis semanas. Após cada sessão de exercícios, um grupo recebeu uma bebida com proteína e outro, uma bebida com carboidratos.

Os pesquisadores recolheram amostras dos músculos no final das seis semanas e foram capazes de determinar o quanto do músculo e suas partes componentes são novos. Neste caso, novas proteínas, DNA e membranas foram medidas.

Eles notaram que os participantes que ingeriram shakes de proteína tiveram uma renovação maior de membranas e tecidos musculares, contribuindo para a eficácia do exercício e manutenção do músculo. Além disso, o estudo sugere que esse efeito pode ser visto com a ingestão de apenas 20 gramas de proteína.

De acordo com os especialistas, não é um mistério que o exercício físico e uma dieta adequada ajudam a retardar o envelhecimento, mas esse estudo ajuda a explicar como é possível usar esses elementos para ter um processo de envelhecimento melhor.

Ganhe músculos com a ajuda da dieta

A conta é simples: menos gordura corporal e mais músculos é igual ao corpo dos seus sonhos! Mas, se a operação é das mais fáceis na teoria, a prática deixa muita gente de cabelo em pé. Isso porque, nem sempre, basta um treino de musculação parrudo para conseguir um corpo mais torneado. Um plano alimentar é parte essencial dessa transformação.

As proteínas estão por trás da mudança. Elas são as unidades estruturais dos músculos. Por isso, devem estar presentes na alimentação, auxiliando na formação da chamada massa magra. "Entretanto, as células musculares são compostas tanto de proteínas como de carboidratos estocados (para fornecer energia durante o treino) e de água, ou seja, é necessário montar uma dieta que inclua os três itens", afirma a nutricionista Gisele Pavin, da Fórmula Academia.

A quantidade de ingestão depende das características individuais de cada um. Sexo, idade, estado de saúde, além da intensidade, duração e freqüência da atividade física praticada interferem na medida. Recomenda-se, para indivíduos sedentários, a ingestão de 0,8g de proteína por quilo ao dia. Já pessoas ativas podem aumentar a dose: de 1,2 a 1,4g de proteína por quilo estão permitidos diariamente.

"Os atletas que visam à hipertrofia podem aumentar essa quantidade para 1,8g ao dia", diz Gisele. No dia a dia, o ideal para os freqüentadores de academia é ingerir três gramas de carboidrato para cada um grama de proteína.

Confira abaixo sugestões de consumo e, claro, não se esqueça de tomar muita água.

Carne vermelha: é número um em quantidade de creatina, essencial para a construção muscular. Também contém ferro, zinco, niacina (vitamina B3) e vitamina B12 - nutrientes cruciais para quem quer resultados.

Ovo (com gema): é o alimento com o mais alto valor biológico - uma espécie de medida da quantidade de proteína que um alimento é capaz de fornecer ao corpo. É verdade que a proteína da carne é mais eficiente para a construção muscular, mas a gema, além da proteína, contém a vitamina B12, necessária para diminuir os níveis de gordura e ajudar na contração muscular. Ela também é a melhor fonte de colina, substância que ajuda a dissolver a gordura nas artérias.

Salmão: é altamente protéico, com grandes quantidades de ômega-3, uma gordura que ajuda na recuperação da massa muscular.

Azeite de oliva: a gordura monoinsaturada ômega-9 tem ação anticatabólica, ou seja, age contra inflamações que provocam o desgaste e a fraqueza muscular.

Amêndoas: são uma das maiores fontes da vitamina E alfatocoferol, a forma mais bem absorvida pelo corpo e um potente antioxidante, que pode ajudar a prevenir os danos provocados pelos radicais livres após o treino. Quanto menos agressões praticadas pelos radicais livres, mais rapidamente seus músculos vão se recuperar.

Exercícios indicados para cada Biotipo



   Obrigada pessoal, com essa postagem estou completando hoje 1000 post no blog !!!!!
Espero que estejam gostando do conteúdo e que de alguma maneira eu possa estar ajudando-os a melhorar sua qualidade de vida.

VALEU !!!!!

Cada mulher tem o corpo diferente da outra, enquanto umas tem acumulo de gordura no abdômen outra mulher acumula nos quadris. Quando se trata de Bio Tipo as mulheres são dividas em 4 grupos: Quadris largos, barriguinha saliente, magricelas, e atléticas por natureza.

Veja qual exercício mais eficiente para cada Bio Tipo:

Quadris largos: Se você é baixa, tem ombros estreitos, cintura fina, mas um quadril bem espaçoso, você pertence ao grupo de mulheres da glândula gônoda, responsável pela produção de estrogênio. Aposte nas atividades aeróbicas que trabalham bastante os membros inferiores.
Ótimas escolhas: Jump, Step e Bicicleta ou aula de spinning.


Barriguinha saliente: Existem mulheres que têm o corpo quase perfeito. Sendo que o “quase” fica por conta de uma terrível facilidade de acumular gordura no abdômen. Elas pertencem ao grupo das pituitárias, glândulas que regularizam o metabolismo. Aliar atividades aeróbicas à musculação é, com certeza, a melhor alternativa.

Ótimas escolhas: GAP + musculação, Fit Ball + musculação e ginástica localizada.

Olívias Palitos: Elas são tão magrinhas que até parecem que vão quebrar. Possuem a estrutura óssea menor, pouco quadril, pouco peito e ombros bastante estreitos. A glândula dominante é a tireóide, que libera um hormônio que estimula o gasto calórico. A melhor escolha é por exercícios que aumentem a massa muscular.
Ótimas opções: Ginástica localizada e musculação.


Atléticas por natureza: Elas são capazes de despertar a ira de suas companheiras. As mulheres do grupo “supra-renal”, glândula que produz o hormônio cortisol, apesar de parecerem ter sorte por terem nascido com tudo no lugar, devem tomar cuidado com o ganho de massa e de gordura. Qualquer alteração nas suas curvas pode fazer com que percam a feminilidade. Por isso, é melhor apostar nos aeróbicos.
Ótimas opções: Corrida, Step e bicicleta ou spinning.

Por: Esporte Mulher

Treino forte e rápido queima mais gordura do que exercícios amenos e demorados

Publicado por: FISIOLOGISTA.COM

Colégio Americano de Medicina do Esporte conseguiu demonstrar que a intensidade do exercício pode superar a duração em matéria de queima de gordura.

Enquanto as academias de ginástica prometem resultados de capa de revista e as estatísticas de obesidade no planeta só crescem, a ciência tenta entender por que tanta gente malha, malha e não emagrece. Uma hipótese que tem recebido atenção dos especialistas é que talvez essas pessoas façam exercícios fáceis demais. Diversos estudos nos últimos anos sugerem que economizar na duração do exercício e apostar na intensidade pode ser mais eficiente do que o “devagar e sempre” recomendado pelos órgãos de saúde.

Entre as atividades físicas mais indicadas pelos médicos estão a caminhada, a corrida, a natação e a pedalada, classificadas como aeróbicas, por aumentar o uso de oxigênio na produção de energia. O que normalmente se diz é que, para emagrecer, é preciso fazer esses exercícios por mais de meia hora, pois só depois de uns 20 minutos o corpo passaria a usar a gordura como principal combustível. Mas essa convenção vem sendo contestada.

 O pesquisador Luiz Carlos Carnevali Jr., que acaba de lançar o livro Exercício, emagrecimento e intensidade do treinamento, diz que essa é uma meia verdade. “Para usar mais gordura durante o exercício, é preciso um esforço prolongado”, diz ele. “Mas, se o esforço for suficientemente intenso, a gordura será usada do mesmo jeito, depois do exercício.” Carnevali sustenta que a prática frequente de esforço físico intenso produz alterações metabólicas que explicam essa transformação.


Terezinha de Oliveira mostra, numa academia de São Paulo, os exercícios que a fizeram perder 13 quilos em dez semanas. Durante 30 minutos, ela intercalava exercícios aeróbicos, como a pedalada, com musculação e ginástica sem intervalos. “Era bem intenso”, dizMesmo sem se debruçar sobre as explicações moleculares, um estudo publicado em 2008 na revista do Colégio Americano de Medicina do Esporte conseguiu demonstrar que a intensidade do exercício pode superar a duração em matéria de queima de gordura. Divididas aleatoriamente em três grupos, mulheres com obesidade abdominal (circunferência acima de 80 centímetros) fizeram caminhada ou corrida ao longo de 16 semanas. O primeiro grupo se exercitou cinco vezes por semana, com intensidade moderada, em sessões de aproximadamente uma hora. O segundo grupo se exercitou intensamente três vezes por semana, em sessões mais curtas, mas alcançando o mesmo gasto calórico do primeiro grupo (400 calorias) durante as sessões. O terceiro grupo não fez nada. No final, as mulheres que fizeram exercícios intensos tinham perdido muito mais gordura abdominal do que as que fizeram exercícios moderados pelo dobro do tempo (leia o quadro abaixo). A classificação de intenso ou moderado foi dada pela percepção de esforço das participantes no estudo. As mulheres do exercício moderado afirmavam estar ligeiramente cansadas no final da sessão, enquanto as do grupo da corrida puxada diziam estar cansadas ou muito cansadas. Se estivessem usando medidores de frequência cardíaca, o primeiro grupo estaria com batimentos entre 65% e 75% da capacidade máxima e o segundo mostraria batimentos acima de 85% da capacidade máxima.

Quando a intensidade é maior, a duração é inevitavelmente menor, pois os recursos orgânicos disponíveis para manter o esforço simplesmente se esgotam. E essa parece ser a vantagem de trocar a duração pela intensidade. Para o pesquisador Arthur Weltman, da Universidade de Virgínia, um dos responsáveis pelo estudo, a explicação para o efeito emagrecedor do exercício curto e intenso está no período de recuperação. “Não devemos levar em conta apenas as calorias efetivamente gastas durante o exercício”, diz Weltman. “Quando o exercício é intenso, o corpo precisa de muitas calorias para se recuperar.

 É nesse momento de recuperação que ele queima mais gordura.” Um dos responsáveis por isso parece ser o hormônio de crescimento, que estimula a queima de gordura e cuja produção é aumentada pelo esforço físico. Quanto mais intenso o exercício, mais hormônio do crescimento é liberado. Quando o exercício é moderado, quando não “perturba” o organismo, explica o pesquisador, a recuperação não requer tanta energia.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Resultado Oficial da Terceira Etapa do paulista de Master de Natação SPFC

Medalhas de ouro:

Celina Rodrigues – 100 Medley
 Luciana Donati – 200 Borboleta 
 Renate Watanabe – 100 Livre e 100 Medley. 

Medalhas de Prata:

Celina Rodrigues – 200 Borboleta,
 Orica Miyaji – 100 Medley,
 Renato Cirilo – 50 costas e 100 Livre,
 Tamara Gentil – 200 borboleta,
 Revezamento 4X50 Estilo Feminino 240+.
Medalhas de Bronze:

Luciene Carloni – 100 Livre,
 Mª Luiza Bastian – 100 Livre,
 Tamara Gentil – 50 Costas.

SÉTIMO LUGAR na Classificação Geral

Parabéns  Galera !!!

Enxaqueca: a alimentação pode ajudar a combatê-la


A enxaqueca é definida como uma doença crônica, que se caracteriza por dor latejante ou pulsátil, ou seja, aumenta e diminui no ritmo das batidas do coração. Ocorre, geralmente, em apenas um dos lados da cabeça acompanhada de sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e ao barulho, e costuma durar mais de quatro horas, podendo doer por dois a três dias seguidos. Ocorre em conseqüência da hiperexcitabilidade dos nervos do tronco cerebral, tendo como conseqüência a dilatação das veias do cérebro, o que provoca a dor.


Uma em quatro mulheres sofre desta doença, mais comum devido à flutuação hormonal que ocorre no período menstrual, entre os 20 e 40 anos de idade. A doença atinge cerca de 10% dos homens. Porém, é importante ressaltar que nem toda dor de cabeça pode ser considerada enxaqueca.


Os principais fatores responsáveis pelas crises ainda não estão totalmente definidos. Ansiedade, fadiga, emoções, tensões, alterações climáticas, iluminação inadequada, poluentes e hábitos alimentares são alguns dos fatores que podem ocasioná-las.


A influência genética é outro importante fator, porém os sintomas só aparecem se a pessoa for exposta ao que se chama de gatilhos. Os mais freqüentes detonadores são:


- Hormônios - a flutuação hormonal que ocorre todos os meses em mulheres, no período menstrual interfere nos mecanismos neurológicos que controlam a dor.


- Fatores Ambientais - estudos apontam que alterações climáticas, como aumento da temperatura, podem causar a crise.


- Alterações na rotina de sono - ficar sem dormir pode causar reações no sistema nervoso central, resultando na dor.


- Estresse - situações estressantes do dia-a-dia podem desencadear uma crise, assim como contribuir para o desequilíbrio neuroquímico.


- Dieta - determinados alimentos possuem em sua composição substâncias que agem diretamente no calibre dos vasos sangüíneos do encéfalo, diminuindo-os (vasoconstrição) e, posteriormente, aumentando-os (vasodilatação).


Como a alimentação pode interferir?

Alimentos que podem desencadear a crise:

· alimentos embutidos, como salsicha e lingüiça, contém nitratos e nitritos, substâncias que aumentam a dilatação dos vasos sangüíneos;

· refrigerantes a base de cola, guaraná, café e o chá mate devem ser evitados, pois possuem cafeína, substância que altera a circulação sanguínea;

· vinho tinto e bebidas espumantes e destiladas em geral possuem fenóis, aldeídos e sulfetos. Essas substâncias estreitam os vasos sangüíneos;

· chocolate, vinho tinto, queijos duros, amendoim, carne defumada e frutas cítricas contêm tiramina, substância que libera prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor;

· aditivos alimentares, como o glutamato monossódico presente em temperos e alimentos industrializados;

· a fenilalanina, presente em bebidas a base de cola, aspartame e outros alimentos industrializados;


Alimentos que auxiliam no controle da crise:


 os ácidos graxos essenciais auxiliam no controle da dor. Assim, o consumo de azeite de oliva extravirgem orgânico e semente de linhaça é indicado;

· o triptofano ajuda a liberar serotonina, que proporciona sensação de bem estar. Alimentos como a banana, pão integral, arroz integral, feijão e granola contêm essa substância;

· alguns estudos demonstram que a deficiência de magnésio pode representar um importante papel no desenvolvimento da enxaqueca no período menstrual, portanto é importante que se dê atenção á esse mineral, encontrado em folhas verde escuras, soja, leguminosas, cereais integrais (arroz integral, macarrão integral, aveia, quinua, amaranto, pão integral), peixes (principalmente salmão) e ovos;

· alimentos fonte de selênio, como a castanha de caju, castanha-do-brasil, nozes e frutos do mar;

· alimentos fonte de lisina, como ovos, iogurtes naturais, soja e peixes.


Tão importante quanto evitar o alimento errado, é não deixar de alimentar-se. Ficar muito tempo sem se alimentar leva a uma redução do açúcar no sangue (hipoglicemia), que facilmente pode desencadear a crise de enxaqueca. Portanto é importante fracionar a alimentação, realizando de cinco a seis refeições ao dia e evitando permanecer mais de três horas sem se alimentar.


Vale ressaltar que a tolerância de cada indivíduo deve ser respeitada, dando atenção especial à suscetibilidade ao consumo de determinados alimentos. Além disso, uma alimentação adequada pode reduzir a freqüência dos episódios dolorosos de enxaqueca, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.



Fonte: Natalia Lautherbach e Thais Souza - Nutricionistas da Rede Mundo Verde