sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quando a atividade física se torna obrigatório



 

Atividade física: o médico me obrigou! Se você não está nesta situação (que bom!), pode conhecer alguém que está passando por isso (paciência!). A questão é: já que não adianta chorar sobre o leite derramado, o que podemos fazer então?

Só de pensar em mudança já queremos adiar a conversa, por isso, o melhor a fazer é tomar a decisão certa logo!  Decida que VOCÊ é prioridade em sua vida. Suas atitudes ontem fizeram você entrar nessa enrascada. Acredite: você rende muito mais estando com saúde, não será perda de tempo acrescentar alguns minutos de movimento à sua vida!

Depois que você estiver decidido a mudar, escolha um horário que melhor se adapte ao seu dia e encare uma atividade que acredite que irá gostar, afinal de contas, a permanência é que irá trazer bons resultados. Pra sair do sedentarismo mesmo é bom você ir acrescentando atividade física ao seu dia a dia: subir alguns lances de escadas, estacionar mais longe, fazer algumas pausas para uma caminhada e um alongamento ao longo do dia. Logo você estará apto a fazer uma caminhada diária por 30 minutos, e perceberá que seu corpo irá sempre pedir mais! Mais tempo, mais velocidade, mais diversidade (sempre digo o quanto a musculação é importante!) e irá sentir cada vez mais prazer pela atividade.

 Aliás, este é um ponto fundamental para seu sucesso: sentir prazer. Não basta fazer qualquer atividade, de qualquer forma. Quando você realiza uma atividade consciente, fazendo o melhor que você pode, prestando atenção em seus movimentos e controlando sua respiração você acaba tendo maiores benefícios e obtendo resultados melhores, mais rápidos e duradouros
.
E quais são os benefícios? Ah! Você logo irá sentir: mais disposição e resistência (fôlego) para realizar atividades do dia a dia; maior auto-estima; sua imunidade irá melhorar; seu médico poderá reduzir o uso de medicação, pois o exercício reduz os índices de glicose no sangue e diminui a resistência à insulina, também melhora o retorno venoso e diminui a resistência vascular periférica (diminuindo a hipertensão); retarda o envelhecimento e as conseqüências deste, entre outros benefícios que irá depender do tipo, da duração da freqüência e da intensidade do exercício que você fizer
.
 Por isso é importante a orientação de um profissional de Educação Física sempre!

Você sabe respirar? Entenda a importância da respiração em seu Treino


 


Sabemos que a respiração é de importância vital para nosso corpo, porém raramente nos preocupamos com ela quando estamos praticando um exercício físico, sabe-se que um corpo forte e bem treinado trará grande melhora na respiração durante o exercício e como consequência um melhor desempenho.

Primeiramente vamos entender como ocorrem a respiração, troca de gases e a ventilação do corpo humano em repouso. O sistema pulmonar é constituído por um grupo de passagens que filtram o ar e transportam para os pulmões, onde a troca gasosa ocorre no interior de pequenos sacos aéreos denominados alvéolos, é dentro dos alvéolos que o oxigênio é transformado em gás carbônico, isto ocorre para que o corpo possa utilizar em seus processos fisiológicos o oxigênio vindo da respiração, devolvendo o CO2 para a atmosfera.

Para inspirarmos o ar da atmosfera nós utilizamos principalmente um músculo localizado abaixo dos pulmões, conhecido como diafragma, quando contraído, ele força o conteúdo abdominal para baixo e para frente, isto para que ocorra uma expansão da região abdominal e como consequência uma diminuição da pressão intrapulmonar, ou seja, a pressão dentro dos pulmões fica menor do que a pressão atmosférica, facilitando a inspiração.

Para a expiração calma, normal, nós não fazemos nenhum tipo de esforço muscular, isso porque os tecidos dos pulmões e da parede torácica são como elásticos e tendem a voltar a posição de equilíbrio sempre, liberando o ar armazenado.

Mas é durante a prática de exercício físico que o corpo precisa otimizar a maior parte de seus processos, inclusive a respiração, e nesta hora a prática regular de musculação ou algum outro esporte que traga um fortalecimento de nossos tecidos irá ajudar muito em um melhor desempenho
.
Durante o exercício, os músculos que assessoram na inspiração são solicitados, incluindo os músculos intercostais externos, peitorais menores, os escalenos e os esternocleidomastóideos. Durante o exercício e/ou a hiperventilação voluntária (assopro) a expiração se torna ativa. Os músculos mais atuantes na expiração são osda parede abdominal. Quando contraídos, o diafragma é “empurrado” para cima e as costelas são “puxadas” para dentro. Como resultado temos um aumento na pressão intrapulmonar, causando a expiração voluntária.

Não existe uma regra clara quanto a forma como devemos respirar durante os exercícios, porém o que é recomendado é jamais manter apnéia (trancar a respiração), isto pode causar alterações na pressão arterial além de colaborar para outros sintomas de mal estar como tonturas e desmaios
.
Lembre-se de que para ter um bom desempenho em suas atividades você deve ter controle do máximo de variáveis possíveis, inclusive da respiração, no seu próximo treino preste atenção na forma como você respira, sinta e contraia toda a musculatura envolvida neste processo, as vezes a solução para alguns desconfortos durante a atividade física é mais simples do que parece, quando você começa a conhecer melhor o seu corpo você transforma os seus pontos fracos em pontos fortes.

domingo, 22 de julho de 2012

Má postura gera dor nas costas e problemas à saúde

Cuidados ao dormir ou sentar melhoram a qualidade de vida



A maioria das pessoas com má postura ou dor querem descobrir um exercício milagroso que irá curar os seus problemas. Claro, os exercícios ajudam e fazem parte do tratamento para cuidar da dor e da postura.
Mas na grande maioria das vezes, são as pequenas coisas em nossas vidas diárias que deveriam passar por alguns ajustes. Com isso, aqui está uma pequena lista de atividades para ficarem atentos.

No carro: perceba se você fica desleixado, pendendo mais para um lado do que para o outro, e talvez com uma mão mais alta sobre o volante que a outra, causando-lhe um ombro mais alto do que o outro.
Tente mudar de posição frequentemente, principalmente se você passa muito tempo no carro. A melhor posição será sempre as mãos no dez e dois (posiçao do relógio).

Mantendo suas costas retas e alinhadas contra o assento. Este deve estar reto permitindo que não seja necessário levar a cabeça à frente para conseguir enxergar.

No escritório: a postura na mesa é muito importante. Por ficar, na mesma posição por várias horas, isso pode ter grandes repercussões em sua saúde.
Levante-se muitas vezes e fique atento para qualquer posição que você se sinta confortável por muito tempo, essa não é a posição mais correta para você se manter.
Tente organizar sua mesa para ser mais amiga da sua coluna, colocando as pastas e materiais mais usados ao alcance das suas mãos.

"A melhor posição para dormir é de lado, com os dois joelhos dobrados, travesseiro entre os joelhos e a cabeça repousando sobre um travesseiro único". Dormindo: nossa postura na hora do sono é um dos aspectos mais negligenciados da nossa vida. Passa-se em média oito horas (ideal) por noite em uma ou várias posições que podem ter um grande impacto sobre a sua postura durante o dia.
Dormir com vários travesseiros empilhados ou um travesseiro muito alto, leva ao excesso de alongamento dos extensores do pescoço, possivelmente contribuindo para uma anteriorização da cabeça e uma possível lordose cervical e cifose torácica ("corcunda").

Apertar os lençóis da cama sobre os seus pés, deixando-os em uma planti-flexão, pode levar a limitação da mobilidade do tornozelo, afetando a mecânica do corpo inteiro, desde andar até sentar.

Dormir de barriga para baixo contribui para uma curva lordótica excessiva, que podem levar a forças de compressão exageradas para a sua coluna lombar.
A melhor posição para dormir é de lado, com os dois joelhos dobrados, travesseiro entre os joelhos e a cabeça repousando sobre um travesseiro único.

Ou se preferir de decúbito dorsal (de costas) com um travesseiro sob os joelhos, lençois não apertados, e, novamente, um único travesseiro para a cabeça.

Hérnia de disco
Fazer exercícios, fortalecer seu abdômen, relaxar e procurar a ajuda de um profissional é sempre muito importante. Mas, precisamos prestar mais atenção aos nossos corpos quando eles não estão em movimento.

"Não se impressione com a facilidade de certas pessoas para alongamento. Elas também sentem dores nas costas!"

São pequenas coisas como estas que se somam e contribuem para uma vida de dores constantes e irritantes. De vez em quando volte sua antenção para o seu interior e pergunte a si mesmo, se esteve naquela posição por muito tempo e se poderia fazer algo para tornar sua postura mais correta e preservar sua coluna.
Antes que você perceba, a dor que uma vez o impediu de fazer tarefas diárias normais terá desaparecido e se tornado uma coisa do passado.

O que um campeão tem de diferente???

"Aprenda com eles e transfira para a sua vida!"


Psicóloga lista sete habilidades fundamentais de um supercampeão.Psicólogo do esporte auxilia o atleta a se desenvolver no esporte e na vida.


Motivação e persistência são aspectos básicos par se tornar um atleta.R7Atletas podem ter personalidades diferentes, mas Simone Meyer Sanches, psicóloga do esporte, identifica características próprias de velocistas, fundistas, saltadores e lançadores, que ajudam no sucesso em suas respectivas modalidades.

Há sete anos trabalhando com atletismo na Orcampi (Organização Funilense de Atletismo), em Campinas, e há dois na BM&F/Bovespa, agora em São Caetano, Simone explica que, no esporte, o psicólogo ainda tem imagem relacionada a “problemas” e “é preciso quebrar esse paradigma”.

- A função do psicólogo é auxiliar o atleta a se desenvolver no esporte e como pessoa. Não é uma terapia, um trabalho individual, com hora marcada – já seria impossível, com 90 atletas. Mas também porque não haveria a necessária neutralidade. A gente convive em treinos, competições, ônibus, hotéis. O psicólogo do esporte ajuda o atleta a pensar, a encontrar caminhos, a se fortalecer para qualquer situação.



Raio-X de supercampeão

O atleta “ideal” tem habilidades psicológicas que já o ajudaram a chegar ao esporte de alto rendimento, e que vão além mesmo além de aspectos fundamentais como motivação e persistência. E essas habilidades ainda podem ser treinadas, explica Simone, que lista sete delas.

1 – Competitividade. É evidente, mas o atleta se mostra competitivo ainda nos treinos, antes de entrar em competições.

2 – Autoinstruções positivas. O atleta lida com pressões, interna e externas, que vão da dor ao medo, do sol à chuva, do arriscar limites a avaliações constantes.

3 – Resiliência. É a capacidade de lidar da melhor forma com adversidades. O atleta encontra o lado bom das situações, valoriza o que já conquistou. Diante de fatores de risco, encontra fatores de proteção. Não apenas obedece, mas pensa. E ainda passa essa capacidade para a vida pessoal.

4 – Autoconhecimento. Valoriza as própria qualidades e reconhece pontos fracos, para trabalhar em cima deles. Aproveita mesmo as informações que tem de si mesmo para traçar estratégia para suas provas.

5 - Concentração. Tem a ver com personalidade, mas também com o ambiente.

6 – Capacidade de lidar com o imprevisto. O atleta lida o tempo todo com o imprevisto – são atrasos nas provas, ou antecipações, que podem desestruturar tudo o que planejou ainda no aquecimento. Trabalhar em cima do inesperado, sem perder a motivação, é um diferencial “ótimo”.

7 – Comunicação. Além de ter informações, dele mesmo e dos rivais, o atleta precisa passar isso para o treinador – e este, saber ouvir e como adaptar treinos e intervalos de descanso, mesmo porque um atleta pode precisar parar dois dias enquanto outro precisa se sentir treinando, mesmo que seja em “descanso ativo”.



Denise Mirás

Conheça 11 causas comuns para a tontura

 
Tontura é a terceira principal queixa que os pacientes fazem nos consultórios. Saiba como identificar as origens do problema.

A terceira queixa mais comum em consultórios médicos do Brasil é a tontura. O sintoma só fica atrás de dor e febre. E, assim como os outros dois, a tontura pode ter uma série de razões ocultas — mais de 300 quadros clínicos podem levar a essa sensação. Portanto, é certo: quem ainda não teve, em algum momento da vida, terá sinais como falta de equilíbrio, sensação de possível queda ou de que a cabeça está girando.

Em geral, as causas estão relacionadas com o labirinto, uma estrutura localizada no ouvido interno que está relacionada à audição e equilíbrio. Quando ele é afetado por um dos fatores – que podem ser infecciosos, inflamatórios, neoplásicos (decorrentes de tumores), entre outros — a pessoa fica com a sensação de ter perdido o equilíbrio. O ideal é que um médico seja procurado assim que o sintoma aparecer. Segundo Fernando Ganança, otorrinolaringologista da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), mais de 90% das pessoas apresentam melhora parcial ou total depois de iniciar um tratamento.

Outra boa notícia é que raramente a tontura indica um problema neurológico mais sério, como um derrame, hemorragia cerebral ou esclerose múltipla.

Atenção

Casos em que a tontura ocorrer após uma forte pancada na cabeça, vier acompanhada de febre alta, perda súbita de audição, dor no peito e visão turva devem seguir imediatamente para o serviço de emergência hospitalar. Enfraquecimento das pernas ou braços, fala embaralhada, perda de consciência e mal-estar acompanhado de náusea e vômito, além da presença de desequilíbrio intenso também fazem parte dos sinais que indicam a necessidade de procurar imediatamente um hospital. Abaixo, 11 causas comuns para a tontura:

Anemia
Quando o corpo não possui ferro suficiente para produzir hemoglobina — proteína que transporta oxigênio no sangue — a pessoa pode ter tontura, entre outros sintomas, se não houver tratamento.

Gripe
Pode obstruir a cavidade nasal. Com o nariz congestionado, outras áreas são afetadas e podem trazer consequências diretas ao labirinto, causando a tontura.

Enxaqueca
As dores de cabeça podem vir acompanhadas de náuseas e sensibilidade à luz. Em alguns casos, a enxaqueca pode vir junto com tontura.

Síndrome metabólica
Problemas como diabetes ou colesterol alto também podem causar tonturas. No caso do colesterol, por exemplo, há um engrossamento do sangue que prejudica a oxigenação do labirinto — fazendo com que o sintoma ocorra.

Transtornos de ansiedade
Sintomas como respiração ofegante, taquicardia e tontura podem ser sintomas de uma crise de ansiedade.

Distúrbios hormonais
A menopausa ou distúrbios na tireoide comprometem o labirinto. Nesse caso, a tontura pode não ser permanente, mas recorrente.

Distúrbios neurológicos
Entre 10 e 15% das tonturas tem origem neurológica, como por exemplo tumores que envolvam o próprio labirinto ou os nervos que saem dele, além de doenças degenerativas.

Lesões
Uma pancada forte na cabeça pode afetar o labirinto. Um trauma acústico também - por exemplo, se uma pessoa ficar próxima de uma caixa acústica potente poderá ter tontura. Outro tipo de lesão é o barotrauma, que é ligado a pressão no interior do corpo. O problema pode ocorrer ao decolar no avião ou durante um mergulho na água.

Medicamentos
Alguns medicamentos têm a tontura como efeito colateral. Por isso, é importante questionar o médico sobre as reações adversas dos remédios.

Distúrbios na visão
Problemas visuais, como distúrbios de refração (como miopia, hipermetropia, astigmatismo), e alterações na pressão intraocular podem dar a falsa sensação de movimento, causando tontura.

Doenças cardiovasculares
Arritmias, hipertensão e alterações dos vasos que levam o sangue para o ouvido, como é o caso da aterosclerose, alteram o fluxo de sangue que vai até o labirinto.

Fontes: Alfredo Salim Helito, clínico-geral do Hospital Sírio-Libanês; Ítalo Medeiros, chefe laboratório do Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Fernando Ganança, otorrinolaringologista da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) e chefe da disciplina de Otoneurologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)Por Natalia Cuminale
 
Veja.com

Vídeos para matar a preguiça

Por: papodehomem.com.br
Sabe aquele corredor jamaicano que você mal consegue lembrar o nome?  Ele é um dos profissionais mais bem sucedidos do mundo. Assim como pouquíssimos outros profissionais, ele fez algo que todo mundo considerava impossível de ser feito, incluindo cientistas. Ele quebrou o que era tido como limite humano ao correr 100 metros em 9.69 segundos, diminuindo depois para 9.58. Assustador.
E se liga, amigo: você nunca será como ele. Sentiu o desafio?
Todos deveriam se inspirar em atletas. Esporte profissional é um dos mercados de trabalho mais difíceis que existem, se não o mais difícil. Por mais que, no Brasil, seja comum não dar muito valor para essa carreira, devemos entender o quanto é difícil chegar onde eles chegaram e tentar traçar um paralelo real e direto entre atletas e profissionais de sucesso. Imagine você ter um emprego em que apenas um entre milhões, vai se tornar referência e conseguir algum tipo de reconhecimento? E não digo reconhecimento do tipo: “parabéns você é bom nisso”, mas pagar as contas, comprar uma casa e cuidar dos filhos.
Se todos trabalhassem motivados como atletas de elite, se aplicassem a mesma dedicação no que fazem, seja lá qual atividade esteja engajado, tenho certeza que o resultado de vocês seria bem diferente.
Preparei esta série de vídeos para tentar incentivar, mostrar que a vida é uma grande competição. Que em menos de 100 anos todo mundo que você conhece já vai estar morto. Eu quero que vocês entendam que só temos essa vida, e o que vamos fazer nesse curto espaço de tempo é o que vai definir a nossa existência.
E se você acha que veio para esse mundo a passeio, pense duas vezes.
A lista abaixo faz parte dos meus favoritos. Vídeos que vejo praticamente todos os dias, que me envolvem no estado mental necessário para ser melhor, para buscar o “extra”, para não cair na mediocridade. Alguns têm legenda, outros dispensam qualquer texto. Os que são em inglês e não possuem legendas, fiz questão de traduzir o que é dito.

1. HBO – I still have a soul

Este vídeo tem um apelo forte. Não só porque ele esfrega em nossas caras que temos todo o luxo do mundo e ainda sim nos prendemos a desculpas para não fazer o que queremos, para não seguir nossos sonhos. No filme Amor sem escalas, o personagem interpretado por George Clooney esclarece o conceito: “Você sabe por que amamos os atletas? Porque eles seguem seus sonhos.”
Não existe nada tão motivador quanto ver alguém seguindo seus sonhos, buscando o que quer e alcançando isso. Toda vez que vejo esse vídeo e lembro que tenho as melhores condições do mundo, treino em ótimos lugares, mas mesmo assim às vezes sinto preguiça. Cara, eu me sinto um lixo.
Esse é o motivo de indicar este vídeo, para fazer você ter vergonha de sentir preguiça.
Quem quer faz, quem não quer arruma desculpa.

Link YouTube | “Eu ainda tenho uma alma”

2. Você contra o Segundo lugar

Disseram que é bom começar o discurso com uma piada, mas não vou te dar esperanças. Não estou aqui para contar piadas. Eu estou aqui para lutar, para lutar contra o segundo lugar. Eu tenho quase tanta paciência com o segundo lugar, quanto tenho por moscas na minha sopa.
Mas talvez você goste de moscas na sua sopa, talvez goste do segundo lugar, talvez você goste da conversa fiada “Você deu o seu melhor, mais sorte da próxima vez” que alimenta os corredores.
Deixe-me colocar isso de outra forma, se você acha que o segundo lugar não é tão ruim assim, por que não pergunta a Napoleão, como ele se sentiu, sendo o segundo a chegar a Waterloo? Não muito bem, não muito bem. E você pode dizer “Não importa ganhar ou perder, o importante é competir” bobagem, posso garantir que a pessoa que disse isso perdeu o jogo.  A moral da história vem em primeiro.
Ainda quer ouvir uma piada? Tenho uma pra você. Toc Toc, quem é? O cara que ficou em segundo lugar, Ficou em segundo, quem?… Exatamente.

Link YouTube | Ouça sempre as sábias palavras de um velho sábio

3. Você vs. Eles

Ganhe ou não este negócio, você tem que decidir como você sair andando daqui, quando tudo já estiver dito e feito. Porque o jogo continua, e só existe uma regra que você precisa saber: não existem segundas chances.
Existe apenas um momento e o próximo momento. Cada um desses momentos é um teste que você só pode pegar uma vez, APENAS uma vez. Então se você enxergar uma porta entre por ela. Se você tiver uma chance de chegar a vitória, tenha certeza de agarra-la.  Curta esse momento! Este momento é uma encruzilhada aonde tudo que você quer, vai se chocar com tudo que está a sua frente. Você tem a força te empurrando.
Medo e dúvida estão trovejando na sua frente como um trem na sua frente. E tudo que você tem… …A única diferença entre fazer história e ser história, a única coisa que você pode contar a qualquer momento é você.
É você contra “eles”, você contra “não”, você contra “não consegue”, você contra “no ano que vem”, ”Ano passado”, “Estatísticas”, “Desculpas”. É você contra “história”, você contra o “azar”. É você contra o “segundo lugar”. O tempo está passando, vamos ver o que você faz.

Link YouTube | No esporte, é você contra o mundo

4. Movie-DO

A Mensagem aqui é simples e objetiva. Ninguém está aqui a passeio. Se você tem vários sonhos e não corre atrás dele, talvez precise refletir um pouco sobre sua vida. Ninguém está aqui a passeio, e se você está cansado de esperar as coisas acontecerem sozinhas, talvez seja a hora de você dar uma ajudinha a sua sorte.
A Frase final do vídeo diz tudo: “Repita: Eu quero mudar, eu quero uma vida melhor: Então vá e faça alguma coisa. Você vai conseguir”.

Link YouTube | “A dor é temporária. A glória é eterna”

5. Sem desculpas

E não me venha com desculpas.  Eu diariamente escuto as mais variadas desculpas para não se fazer alguma coisa. Para não entregar um trabalho, para não ir treinar, para não assistir aula. Algumas desculpas são até “verdadeiras”, mas apenas explicam, não justificam.
Sempre que ouvi alguém reclamando de que algo era difícil em um treino, meu professor dizia: “Difícil é sustentar uma família com um salário mínimo, o resto é fácil”. Por mais que seja difícil de aceitar, que doa no ego, a verdade é uma só:
Quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa.

Link YouTube | E aí? vai querer mesmo discutir com um cara desse tamanho?

6. Quanto você quer o sucesso?

Este vídeo ficou por último, apesar de ter sido o primeiro a ser selecionado para esta lista. Ele deve ser visto com atenção. Sua mensagem é clara e apesar de estar associada a um vídeo esportivo, pode ser transposta para qualquer realidade. Ao ouvir (ler) as palavras ditas por Eric Thomas, tenho certeza que provavelmente vai se encaixar em todos os aspectos do seu cotidiano.

Link YouTube | Lembre-se de habilitar as legendas clicando em CC


Treina Taekwondo desde os 12 anos, Parkour desde 2004 e agora se aventura dentro do mundo do jiu-jitsu. Relata suas práticas e ideias numblog, escreve no selfsoilwork.blogspot.com e foi um dos autores doparkourbr.blogspot.com. Trabalha com consultoria de tecnologia da informação e mora em Brasília-DF .

A cafeína ajuda a carregar as baterias


A substância não é boa apenas para acordar aqueles que têm sono; ela também é ótima para os esportistas.

A cafeína também é ótima para os esportistas
 
 
Quem nunca tomou um café antes de correr, de treinar na academia ou de andar de bicicleta? A cafeína não se limita a estimular os que sentem muito sono. Para os esportistas ela é, também, uma substância que ativa os músculos, dando mais rendimento durante o exercício, e ajudando simultaneamente a perder peso. Além disso, a cafeína é barata e não é contra-indicada pela Anvisa.

Mas existem muitos mitos em torno dos efeitos da cafeína, principalmente no mundo do fitness. Porém, as últimas investigações concluíram que o café funciona de fato no rendimento esportivo. Confira!

1. A cafeína aumenta a energia porque favorece a absorção pelo corpo dos hidratos de carbono. Desta forma, existe mais glicose disponível para poder ser aproveitada pelos músculos.


2. Aumenta a resistência física ao aumentar a quantidade de adrenalina no cérebro e atua como um estimulante mental, obrigando o usuário a um esforço maior durante mais tempo.

3. Retarda a fadiga e o esgotamento muscular pois a cafeína tem semelhanças com a adenosina, o neurotransmissor que se encarrega de transmitir a informação de cansaço ao cérebro. Quanto maior for o cansaço, mais se produz adenosina. Como a cafeína é parecida com a adenosina, os neurônios não distinguem a diferença e juntam-se a ela. Quando a cafeína ocupa o espaço nos neurônios reservado à adenosina, evita que o cérebro receba a informação de cansaço, mantendo a mente desperta e atenta.

4. Aumenta a produção de catecolaminas no plasma e permite ao organismo adaptar-se ao esforço físico e mental.

5. Ajuda a perder peso durante o exercício, embora não queime gorduras como se ouve dizer. A razão desse mito é muito simples: o aumento de adrenalina faz com que você treine com uma intensidade maior, e como também aumenta a resistência, a cafeína ajuda que você treine por mais tempo e, consequentemente, você queima mais gordura.

6. Diminui as dores musculares durante o treino. Segundo um recente estudo realizado na Universidade de Geórgia, ela é ainda mais eficaz do que a aspirina. As pessoas que não bebem habitualmente café, sentem mais os efeitos.

7. Protege o cérebro. Vários estudos apontam para uma relação entre o consumo de café e a doença de Parkinson – ela reduz em cerca de 60%. Parece que a cafeína que o café e o chá contêm, e outras bebidas estimulantes, tem um efeito protetor para o cérebro sempre que tomada com moderação (entre duas ou três xícaras por dia).

8. Aumenta o desejo sexual feminino – ou pelo menos assim parece segundo estudo feito com ratos fêmea na Universidade de Southwestern. Os ratos que tomam doses moderadas de cafeína ficavam mais receptivos. Em seres humanos poderia funcionar de modo semelhante em mulheres que não consomem cafeína habitualmente.

9. Os pontos negativos da cafeína é que aumenta a tensão arterial, provoca insônias, taquicardia, transtornos gástricos e tem um efeito diurético que pode aumentar a desidratação durante o exercício.

by Cleiton de Castro

Alimentos que aceleram o metabolismo ajudam a perder peso.



Alguns alimentos, aliados a bons hábitos, colaboram com a aceleração do conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do corpo.
por: Terra
Amêndoas: são um dos lanchinhos preferidos dos nutricionistas, pois fornecem vitaminas e fibras ao organismo, além de fornecer a sensação de saciedade por mais tempo quando comparadas a itens como pães e bolachas

Maçã: alimento de baixa caloria, a maçã ajuda a acelerar o metabolismo, colaborando para a perda de peso

Alimentos ricos em vitamina B: ricos em fibras e proteínas, com pouca gordura, alimentos com concentrações de vitamina B também levam mais tempo para serem digeridos, o que ajuda a manter o corpo satisfeito por mais tempo. Não dispense ovos, feijões e outros, como espinafre

Pimenta: uma substância presente no alimento é apontada como aceleradora do metabolismo. Apenas não vale usar os molhos à base de pimenta, pois estes costumam ser muito calóricos

Carnes magras: as proteínas presentes nas carnes levam bastante tempo para serem digeridas, o que aumenta a sensação de saciedade por mais tempo. Isso faz com que o corpo necessite usar mais calorias para a tarefa

Água: manter o corpo hidratado acelera o metabolismo além de ajudar a ganhar sensação de saciedade. Outros benefícios de beber água são o aumento da energia, ajudar na saúde em geral e ajudar a perder peso

Frutas vermelhas: são ricas em antioxidantes, fibras e de baixa caloria. Ajudam a substituir as opções de doces e pães entre as refeições

Iogurte de baixas calorias: pesquisas apontam que o item na dieta ajuda no processo de perda de peso e ainda é rico em cálcio, que também colabora na tarefa

Chá-verde: os antioxidantes presentes na bebida ajudam a acelerar o metabolismo. A recomendação é a de começar o dia com uma xícara para começar o processo logo pela manhã

Salmão: fornece ômega 3 ao organismo, um tipo de gordura essencial para manutenção do corpo. É bom para conferir aspecto de jovialidade ao rosto

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Conheça quatro chás poderosos que esquentam e protegem a saúde

Canela, gengibre, camomila e cidreira têm ação terapêutica e são deliciosos no frio

iG São Paulo

Getty Images
Pau de canela


Chá de canela é ideal para aliviar cólicas, dores abdominais e alterações no ciclo menstrual. É só conferir

Getty Images
Camomila









Chá de camomila, além de ser um calmante natural, tem ação cicatrizante, anti-inflamatória e ajuda também nas infecções digestivas e no tratamento da hemorroida

Getty Images
Capim-cidreira (folhas)






Chá de capim cidreira auxilia no combate à ansiedade e também é importante aliado do sono







Getty Images
GENGIBRE


O chá de gengibre ajuda na digestão, combate nauséas, trata a enxaqueca e alivia os sintomas de gri

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Acelerere seu metabolismo com 10 maneiras seguras


Quer perder medidas e já está planejando dietas e exercícios?
Calma. Antes de começar, lance mão de alguns truques que vão ajudá-lo a queimar as gordurinhas, melhorar o processo da queima metabólica e começar a perder peso rapidamente. Confira 10 informações baseadas em pesquisas, de acordo com a versão americana da revista Men's Health.
Não faça dieta restritiva demais
Fazer dieta não é apenas comer menos, mas ingerir alimentos ricos nutricionalmente e com poucas calorias, fazendo com que você se sinta cheio durante todo o dia. Isso é importante, porque a restrição de alimentos geralmente faz com que seu organismo pense que está morrendo de fome. E o seu corpo responde diminuindo a queima metabólica, a fim de reter a energia já existente. O que é pior, se a escassez de alimentos continua, você começa a queimar músculo, que só da seu inimigo, que é a gordura visceral, uma vantagem maior. O seu metabolismo fica mais lento e a gordura passa a reivindicar território ainda maior dentro do seu corpo.
Vá para cama mais cedo
Um estudo realizado na Finlândia pesquisou gêmeos e descobriu que o irmão que dormiu menos e estava sob mais efeito do estresse tinha mais gordura visceral.
Coma mais proteína
Seu corpo precisa de proteínas para manter a massa muscular magra. Um estudo realizado em 2006 no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores recomendavam no passado que a quantidade de proteína diária fosse de 0,36 g por quilo de peso corporal. Atualmente, os estudiosos indicam cerca de 0,8 g e 1 g por quilo de peso corporal.
Adicione uma pequena porção de carne magra, duas colheres de sopa de nozes, um pouco de iogurte a cada refeição ou lanche. Além disso, a pesquisa mostrou que a proteína ingerida após a refeição pode queimar até 35% mais calorias.
Prefira alimentos orgânicos
Pesquisadores canadenses afirmaram que a maioria dos pesticidas e poluentes encontrados em verduras e legumes ficam acumulados em células de gordura, apresentando uma queda no metabolismo. A explicação para isso é que os agrotóxicos dificultam o emagrecimento ou ainda podem provocar ganho de peso. Claro que nem sempre é fácil comer produtos orgânicos ou pagar por eles.
Cebola, abacate ou grapefruit não precisam ser orgânicos. Mas opte pelos orgânicos caso esteja comprando aipo, pêssegos, morangos, maçãs, nectarina, pimentão, couve, espinafre ou couve, cerejas, batatas ou uvas, pois esses alimentos tendem a ter mais agrotóxicos. Uma dica: se você pode comer a pele, prefira os orgânicos.
Levante-se
Ficar muito tempo sentado prejudica o processo de emagrecimento. Pesquisadores descobriram em um estudo que a inatividade (por quatro horas ou mais) faz com que uma enzima que controla a gordura e colesterol deixe de funcionar. Para mantê-la ativada e ajudar na queima de gordura, acabe com longos períodos de inatividade. Fique em pé enquanto fala ao telefone, por exemplo.

Beba água gelada
Pesquisadores alemães descobriram que beber seis copos de água gelada por dia pode aumentar o gasto de 50 calorias no período, mesmo quando o organismo está em repouso, o que seria suficiente para perder 5 kg em um ano. Isso pode acontecer pelo fato de o organismo ter de se aquecer mais para manter a temperatura do corpo. Embora as calorias extras que você perde ao ingerir alguns copos de água não tenham muito significado, ao tornar-se um hábito pode ajudá-lo a perder uns quilinhos sem muito esforço.

"Esquente" a alimentação
Coma mais pimenta. De acordo com um estudo publicado no Jornal de Ciência, Nutrição e Vitaminas, a capsaicina, presente nas pimentas, pode ajudar seu metabolismo a trabalhar mais. Coma cerca de 1 colher de sopa de pimenta-vermelha ou verde picada. Isso aumentará a produção de calor do seu corpo e da atividade do sistema nervoso. O resultado é um aumento temporário do metabolismo em aproximadamente 23%. Faça um estoque de pimentas e adicione-as às refeições, principalmente quando for ingerir pizzas, massas e frituras.

Tome café da manhã
Tomar café da manhã faz com que seu organismo mantenha sua energia em alta. Não é por acaso que aqueles que pulam esta refeição têm mais chances de serem obesos. E quanto mais saudável for refeição for, melhor. Um estudo publicado pelo American Journal of Epidemiology, os voluntários que ingeriram de 22% a 55% das calorias totais no café da manhã ganhou apenas 1,7 kg em média em quatro anos. Aqueles que comeram de 0% a 11% calorias na manhã ganharam quase 3 kg no mesmo período.

Beba café ou chá
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, assim ela aumenta o trabalho do metabolismo entre 5% a 8%, o que dá uma média de 98 a 174 calorias a menos por dia. Uma xícara de chá pode aumentar seu metabolismo em até 12%, de acordo com um estudo japonês. Os pesquisadores acreditam que a catequina presente no chá forneça esse impulso.

Lute contra a gordura com as fibras
A ingestão de fibras pode acelerar a queima de gordura em até 30%. Estudos mostram que aqueles que comem mais fibras engordam menos ao longo do tempo. Coloque cerca de 25 g de fibras diariamente dividindo em três porções, misture-as com frutas ou verduras.
Por: Terra