Por Adriana Rossi
Tão importante quanto uma boa noite de sono é a maneira como acordamos. E a melhor maneira de despertar é espreguiçando-se. O ato de se espreguiçar nada mais é do que o alongamento involuntário que o corpo pede. É esticar os membros, despertar os músculos, tirar a preguiça, às vezes acompanhado de um bocejo, que é o modo que o rosto tem de se espreguiçar.
Espreguiçar ajuda a despertar de uma noite de sono, faz bem aos músculos, libera o estresse e as tensões acumuladas e melhora nosso humor, preparando o corpo para uma nova atividade.
A maneira correta de realizar o alongamento é espreguiçar-se lenta e intensamente, esticando os braços, pernas, costas, o abdômen e o pescoço. Realize os movimentos respirando profunda e pausadamente. Durante o dia é conveniente fazer pequenas pausas regulares para espreguiçar.
As atividades que exigem posições forçadas e estáticas provocam rigidez nos tendões e músculos, tornando o corpo vulnerável às lesões.
Tanto médicos quanto fisioterapeutas recomendam medidas preventivas para as lesões por esforços repetitivos (LER) e uma delas é: espreguiçar-se.
Portal da Atividade Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário