O crawl é o estilo mais praticado em todo mundo. É o mais praticado porque é o mais fácil, é o que traz uma maior velocidade com gasto. É o mais usado em competições que use a livre, como o ou maratona aquática.
Por exemplo: um nadador que percorre 50m executando 50 braçadas tem uma eficiência de 1 metro por braçada, ou seja, cada braçada executada desloca seu corpo em um metro. Se o mesmo nadador passa a percorrer os mesmos 50m executando agora 45 braçadas, sua eficiência aumenta.
Como está sua eficiência? Veja alguns valores e perceba onde você se encaixa (25 metros Crawl):
Acima de 25 braçadas – pode melhorar
de 20 a 24 braçadas – bom
de 16 a 19 braçadas – muito bom
de 12 a 15 braçadas – excelente
Para melhorar essa eficiência, há dois pontos básicos:
1- de força dos membros superiores;
O aumento de força talvez seja mais simples de se obter em relação a melhora técnica, já que o ganho de força esta relacionado a exercícios localizados e de sobrecarga progressiva como a musculação. Porém é importante ressaltar que o ganho de força adquirido na musculação, por exemplo, precisa ser transferido para água nos movimentos de braçada, e é exatamente neste onde precisamos estar com a parte técnica mais apurada.
2- Exercícios de de técnica, principalmente de percepção e finalização de braçada.
O aprimoramento , geralmente, é desenvolvido com exercícios e movimentos do próprio nado. O tem papel fundamental neste momento, já que é ele quem esta fora da água e melhor pode observar os movimentos que estão sendo executados. No entanto, a consciência corporal e a habilidade que cada indivíduo têm com a natação são determinantes neste momento.
Nadar exige sincronismo e consequentemente coordenação, já que você estará realizando vários movimentos ao mesmo tempo, ou seja, movimentar as pernas e os braços, não se esquecendo da respiração.
Por: Dani EF