segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Dicas de Exercícios para fazer nas Férias à Beira Mar


Por: Kauana Araújo


A chegada da estação mais aguardada do ano vem acompanhada do desejo de fugir do caos da cidade grande para aproveitar o que de melhor o verão pode oferecer: o sol! É tempo de descansar e relaxar, mas nada de descuidar da saúde e do corpo! Se um dos destinos preferidos para passas as férias é a praia, que tal usá-la como local de prática de atividades físicas? Exercícios agradáveis como caminhada na areia ou ciclismo à beira-mar são algumas das opções mais do que indicadas para essa época, ótimas para quem deseja manter a forma – e a qualidade de vida.

Entretanto, qualquer atividade realizada sob o sol demanda atenção redobrada. Vale ressaltar que o câncer de pele, segundo dados do Instituto Nacional de Controle do Câncer, é o tipo que mais mata no Brasil e configura 25% de todos os tumores malignos registrados no país. A médica e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Dra. Anamaria Facina explica que, para se proteger desse mal, o uso do filtro solar é indispensável. No caso da prática esportiva, principalmente atividades mais intensas ou próximas ao mar, é preciso acertar na escolha do protetor: “Para esportes como corridas e surf, por exemplo, é crucial um filtro resistente ao suor e à água”. Uma dica é apostar nos filtros físicos, mais espessos e de melhor fixação, e não deixar de reaplicar o produto periodicamente.

Outra questão fundamental é a hidratação correta antes, durante e depois do exercício. Para que o organismo não sofra com o calor intenso, é indicada a ingestão de 500 ml de água antes mesmo de iniciar a atividade. Durante o treino, o ideal é repor a perda de líquidos a cada 15 ou 20 minutos, consumindo uma média de 150 ml a 200 ml. Se a prática durar mais de umas hora, beber apenas água não é suficiente: após esse tempo, o melhor é recorrer aos isotônicos, que fornecem sais minerais e carboidratos. A água de coco é ótima opção de isotônico natural, principalmente na praia!

A seguir, Viviane Marques, professora de educação física da Academia Contours, dá quatro dicas de exercícios para serem realizados à beira-mar. Você perde calorias, define o corpo e ainda se diverte! Confira:

Caminhada ou corrida na areia fofa - provoca menos impacto e pode ser mais eficiente do que praticar as mesmas atividades na esteira. Preste atenção nas articulações do joelho, pois elas são as mais forçadas quando se pratica nesse terreno. Se o exercício for feito em areia dura, prefira usar tênis.

Circuito – na areia, é possível elaborar circuitos com exercícios que envolvam grupos musculares diferentes e exijam um esforço considerável. Escolha uma sequência como corrida, abdominal, polichinelo, agachamento simples sem carga e flexão de braço, realize séries curtas de cada, alternando-os por um total de 20 a 30 minutos. 
 
Ciclismo - estimula o sistema cardiorrespiratório e trabalha bastante os membros inferiores. Além disso, pedalar na praia enquanto aproveita o visual é um estímulo a mais para a prática de exercícios.

Vôlei de praia – é divertido e você queima calorias sem perceber. Por ser um exercício realizado em grupo, gera maior estímulo, sem deixar de exigir esforço e tonificar a musculatura. Para praticá-lo, use sempre roupas leves e que permitam uma boa movimentação. Experimente também outros esportes de areia, como frescobol e futevôlei.