quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pipoca pode ser uma grande aliada nas dietas

O petisco tem mais antioxidantes que frutas e vegetais

Se você não consegue assistir um filme se não estiver degustando uma pipoquinha, relaxe e aproveite. Além de possuir baixo teor calórico, o petisco pode ter mais antioxidantes e polifenóis, substâncias que ajudam a combater doenças e o envelhecimento, que as frutas e os vegetais.

É o que assegura um grupo de cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia. Os pesquisadores realizaram um estudo que apontou que uma porção de pipoca possui até 300mg de antioxidantes a mais do que as frutas, que têm 160mg. Os condutores do estudo também descobriram que a casca crocante do aperitivo possui alta concentração de fibras, além dos antioxidantes.

Mas, atenção: Mesmo que você adore pipoca, não pode substituí-la pelas frutas e legumes. É que ela não possui as vitaminas e os nutrientes encontrados nesses alimentos. Pode tranquilamente substituir por qualquer petisco, já que a pipoca é o único lanche feito de grãos não processados, oferecendo mais de 70% do consumo diário de grãos integrais. O modo do preparo influencia os benefícios que ela pode trazer à saúde. Pipoca feita na panela é mais recomendada do que no microondas, já que esta possui duas vezes o número de calorias do que a primeira.

Por Yasmin Barcellos

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Baixa umidade do ar exige cuidados com a saúde; veja dicas





O período de inverno é conhecido por potencializar várias doenças típicas da época, como gripes e alergias. Porém, em 2011, outro fator vem preocupando as entidades de saúde: a falta de umidade. Nas primeiras semanas de agosto, Brasília chegou a registrar um nível de umidade comparável ao deserto do Saara, com 10% de umidade relativa do ar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.
Em outras regiões, a baixa umidade também causa desconforto, mas algumas atitudes podem ajudar a diminuir os problemas causados pela falta de chuva. Segundo o Ministério da Saúde, a baixa umidade requer cuidados, principalmente com as pessoas que já têm ou tiveram sintomas de doenças do aparelho respiratório.
De acordo com a pneumologista Valéria Martins do Hospital São Luiz de São Paulo, os cuidados com a saúde começam sempre com uma boa hidratação e alimentação saudável. "Antes de qualquer coisa, é sempre importante a pessoa assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante. Além disso, quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia", disse a médica.
Com a queda da umidade, existem duas preocupações principais para a saúde. Além do ar poluído, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios. "Com toda esta poluição, fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar", falou a pneumologista.
Tanto ressecamento pode causar até sangramentos no nariz, mas uma boa dica para quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite é a utilização de soro fisiológico para hidratar as narinas. Além disso, algumas atitudes em casa ajudam a diminuir os transtornos, como lembrou a médica. "Algumas dicas são simples e pode ajudar as pessoas, como o uso de cortinas leves e que possam ser lavadas mais facilmente, a utilização de panos úmidos para a limpeza, evitando as vassouras, e a colocação de bacias com água em ambientes da casa", disse.
Umidificadores
Atualmente está em alta o uso de umidificadores, que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar dentro de casa. Existem vários tipos, mas o uso deles também deve ser controlado. "Esses umidificadores mais modernos jogam uma névoa bem fina, que dificilmente vai deixar todo o ambiente úmido. Recomendo que a pessoa utilize 3 a 4 horas antes de deitar e desligue-o. Se o ambiente tiver almofadas e cortinas, tanto vapor pode provocar o surgimento de fungos, o que não é saudável", alertou a médica do Hospital São Luiz.
Alimentação
De acordo com a nutricionista Ana Paula Souza, é fundamental o consumo de líquidos para evitar a desidratação durante os períodos de seca. "Eu sempre recomendo que as pessoas bebam bastante água, mesmo sem sentir sede, pois quando a boca está seca já significa que começou o processo de desidratação", disse.
Além disso, o consumo de alimentos saudáveis e ricos em líquidos ajuda quando o assunto é hidratação. "É importante consumir saladas e frutas da época como abacaxi, melão e melancia, que são ótimos hidratantes naturais", falou a médica, que ainda fez um alerta para outras bebidas que podem ser menos benéficas.
"Não oriento as pessoas a consumirem muito chá, refrigerantes ou café, pois estas bebidas são diuréticas e não são tão eficazes para combater a desidratação", avaliou.
Para substituir estas bebidas, é indicado o consumo de suco de frutas, principalmente os naturais.
Exercícios físicos
Nesta época do ano, a prática de atividades físicas sem controle pode ocasionar problemas graves de saúde, como forte desidratação. A pneumologista Valéria Martins recomenda a seus pacientes que as atividades físicas sejam realizadas em horários específicos. "A pessoa deve fazer os exercícios em horários que a umidade não esteja tão baixa, evitando o período entre meio-dia e seis da tarde", disse.
Já a nutricionista Ana Paula Souza recomenda o consumo de água antes da prática de qualquer exercício. "Sempre que for fazer atividade física, procurar tomar um ou dois copos de água, para já ficar bem hidratado. Durante e após a prática, o consumo de líquido também é recomendado", completou.

www.terra.com.br

terça-feira, 21 de agosto de 2012

AULA ABERTA DE ARCO E FLECHA COM BICAMPEÃO MUNDIAL

[]




Terminados os Jogos Olímpicos, muitos se animaram em praticar esportes, principalmente algumas modalidades mais... "diferentes".
Então... olha a oportunidade. Inscrições abertas para participar da aula de arco e flecha (tiro com arco), que será ministrada pelo bicampeão e recordista mundial (IFAA), Luís Panizo, no próximo dia 16 de setembro.
Uma ótima oportunidade de aprender brincando como atirar com este equipamento esportivo que mexe com o imaginário popular. E não é necessário ter equipamento próprio, pois teremos equipamentos à disposição dos interessados.

Este evento, principalmente voltado para iniciantes, terá início às 9 horas, mas também conta com a categoria Avançados, com início a partir das 11 horas.

Atenção, pois são só 30 vagas e quem fizer a inscrição primeiro garante a participação. No dia 14 de setembro, termina o prazo para fazer sua inscrição em nosso site, que também mostra o calendário completo do ano, mais informações e o regulamento. É só clicar no link para ter acesso às informações e fazer sua inscrição: www.netesportes.com/campeonato

.

Lembramos que esta oportunidade de aprendizado e diversão é para todos os interessados, homens e mulheres, meninos e meninas, entre 10 e 70 anos de idade. Haverá equipamentos à disposição.

Ao final da aula, teremos a disputa da 5ª etapa do Campeonato NETESPORTES 2012 de Tiro com Arco para Iniciantes e Avançados, somente tiro instintivo, ou seja, sem qualquer tipo de mira. Uma grande confraternização entre todos os participantes do único Campeonato de Iniciantes do país.

A Aula Aberta com o Bicampeão Mundial, Luís Panizo, será ministrada na Granja Viana (Cotia/SP), altura do km 21 da Rodovia Raposo Tavares, perto do Rodoanel. Com início às 9 horas. Avise seus amigos e familiares, pois será muito legal.

Para ficar por dentro das novidades, projetos e dicas, siga o campeão em http://twitter.com/panizoluis e http://www.facebook.com/luis.panizo

Luís Panizo
(11) 99246-9417

domingo, 5 de agosto de 2012